“Você pode cuidar de si mesmo e também dos outros”

27/03/2020
Artigo fala sobre o momento de isolamento social que estamos vivendo

Todos estão vivendo um período inesperado e desafiador em vários sentidos. Mas é preciso que alguns cuidados sejam tomados para que o isolamento aconteça da melhor forma possível. O artigo da professora Solange Aparecida da Rosa aborda essa atenção que devemos ter agora, para cuidar de si mesmo e também dos outros. Confira:

“Você pode cuidar de si mesmo e também dos outros”

“Eu me refugiei e fechei as portas para poder ser útil a mais gente. Nunca passo um só dia no ócio: dedico parte da noite aos estudos. [...] ajo no interesse da posteridade. [...] o bom não é viver, mas sim viver bem.” (Sêneca)

Segundo Sêneca, filósofo grego, a vida não se torna melhor só por ser longa. Logo é preciso cuidar para que seja boa durante o tempo de que dispomos. Para tanto, questionamos: o que podemos fazer em nosso isolamento para sermos “úteis” a nós mesmos e “a mais gente”?

Para fazer qualquer coisa, contudo, é preciso estar bem física e psicologicamente. Escrevemos para você estudante, técnico-administrativo e professor , primeiro, para que saiba que todos temos os mesmos interesses: preservar a vida de todos e passar por esse tempo de isolamento com o máximo de saúde e bem estar e menor prejuízos possíveis.

Nesse intuito todos estamos fazendo a nossa parte: a instituição reorganizando as atividades administrativas e de ensino aprendizagem e nós ficando isolados em casa e mantendo os cuidados necessários à não proliferação de contágios.

Somos uma universidade comunitária! Então, aproveitemos todos para sermos solidários com nossos familiares e comunidade: ajudando a divulgar informações científicas e de fontes confiáveis; contribuindo para relações mais éticas com o outro, no sentido de cuidar da vida e do bem-estar do outro; e ajudando a acalmar as pessoas que em meio ao justo apelo das instituições e da mídia estão em estado de pânico e sofrimento. “A ciência trabalha” com técnicas adequadas de contenção e manejo e na busca de novos medicamentos e vacinas; e a saúde para garantir cuidados a todos.

Também é preciso ponderar: a economia vai quebrar? Não se sabe de nenhum reconhecido economista no campo acadêmico que sinalize neste sentido. O único consenso é acerca da possível recessão econômica. Mas, certamente, passados os próximos meses tudo voltará ao normal no campo econômico e financeiro e as perdas serão recuperadas com maior ou menor possibilidade de aumento dos lucros a depender do ramo econômico.

Enquanto isso não acontece, você pode cuidar de si mesmo e também dos outros: cuidado com o excesso de informações; cuide de seu corpo e saúde; faça “coisas” de que gosta; curta seus amores e familiares; não deixe de estudar e ou trabalhar em casa e de casa. Sempre podemos aprender e criar. Geralmente é diante dos maiores desafios que surgem as melhores teorias e soluções.

E, principalmente, não economizem carinhos e nem em gentilezas! Cuidem-se!

Professora Solange Aparecida da Rosa