Estudantes do VIM promove ação de conscientização sobre dengue e lixo

Saúde

O sábado foi de ação comunitária para mais de 300 estudantes que fazem parte de onze cursos ligados a área da saúde e ambiental da Unochapecó. Com o apoio de professores e agentes de saúde, diversos bairros de Chapecó, Xaxim e Xanxerê receberam as ações do projeto.

uno

Desenvolvido através do projeto Vivência Interdisciplinar e Multiprofissional (VIM), as equipes formadas por acadêmicos, professores e agentes, levaram até as comunidades de Chapecó e Xanxerê, orientações sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti, a diferença entre as doenças transmitidas pelo mosquito (Dengue, Febre Chikungunya e Zica vírus) e dicas de prevenção.

No bairro Maria Goretti em Chapecó, uma das casas visitadas foi a da dona Mara Maboni. Para ela as informações repassadas pela equipe foram importantes para entender melhor sobre os cuidados com a dengue. "Achei muito interessante a participação dos estudantes, eles explicaram direitinho, foram muito simpáticos e com muito conhecimento para nos ajudar", relatou a dona de casa.

O projeto também envolveu atividades recreativas relacionadas ao tema com as crianças e jovens. No município de Xaxim, a atividade foi um pouco diferente. Desenvolvida no centro da cidade, o foco de trabalho das equipes foi a conscientização sobre a destinação correta do lixo, a coleta seletiva, distribuição de mudas nativas do Viveiro Florestal e ações para a crianças.

uno

Um momento importante para aproximar a Universidade da comunidade, levando ainda mais conhecimento. Oportunidade também para os estudantes, que na prática auxiliaram a população e construiram desde já os laços de amizade com as comunidades. Sabrina Liboni, do terceiro período de Medicina Veterinária, foi uma das acadêmicas que participou da ação. Para ela, além de prestar um auxilio aos moradores, essa foi a oportunidade para aprender na prática o quanto a comunicação entre as partes é importante. "O meu curso exige que eu tenha esse contato com as pessoas, que aprenda a me comunicar com elas, em como chegar para passar uma informação. E viver tudo isso hoje, foi muito bacana, eu adorei. Você ajuda eles e aprende ao mesmo tempo".

A ação contou com apoio da Prefeitura de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e da JCI de Chapecó.

Saúde
ensino