Dia do Psicólogo é marcado com mobilização em Chapecó

Para marcar o Dia do Psicólogo, comemorado na última sexta-feira (26/08), foi realizada uma mobilização estadual em espaços públicos. Várias cidades catarinenses organizaram a programação. Em Chapecó, a manifestação aconteceu das 10h às 15h, na praça Coronel Ernesto Bertaso.

Estiveram envolvidos na atividade a Associação de Usuários de CAPS (Asucaps), a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP- Unochapecó) e o curso de Psicologia da Unochapecó. Ainda, o Centro Associativo de  Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP), a Associação Catarinense de Terapia Familiar (ACATF), o Núcleo da Associação Brasileira de Psicologia Social em Chapecó e o curso de Psicologia da Unoesc.

A Asucaps, incubada pela ITCP- Unochapecó, esteve presente na atividade e comercializou os produtos artesanais confeccionados pelos associados. Além da comercialização, ocorreu a “Oficina de Direitos Humanos”, desenvolvido pelo Conselho Regional de Psicologia; uma roda de conversa  com a temática "A Psicologia em nossas vidas", organizado pelo curso de Psicologia da Unochapecó e com contribuição da ITCP-Unochapecó. Ainda ocorreu intervenção e abordagem dos estudantes do curso de Psicologia da  Unoesc.

Sobre o movimento que aconteceu nesta sexta-feira, a acadêmica de Psicologia, Jessica Lisa da Silva, que também integra a equipe da Incubadora, destaca que o momento foi importante  e proporcionou trocas de conhecimento, pois para ela a psicologia está em vários locais, mas não é vista. Ressaltou a importância da troca de saberes com profissionais da área. “As vezes saímos da graduação com uma ideia que vai dar tudo certo, que vamos ter uma clínica e não é assim, pois a gente sabe que uma das áreas que mais emprega é a das políticas públicas. Acho bacana essa troca, para dar outra visão para nós quanto acadêmicos”, comenta Jessica.

A estudante ainda ressalta que considerou muito importante a prática de levar o debate para um espaço público, permitindo assim, que outras pessoas pudessem participar e colaborar. “Gostei da ideia de sair da universidade um pouco, de só a universidade participar. Gostei de ser na Praça, ser algo mais visível para a sociedade, porque é um lugar que todos frequentam, é público, já na universidade quem frequenta são os acadêmicos. Isso é o que considero mais legal na atividade de hoje”, afirma Jessica.

“ Psicologia em nossas vidas”

Pela passagem do Dia do Psicologo, o Centro Acadêmico (CA) e o cursoaividade de Psicologia da Unochapecó realizaram, na quarta-feira (24/08), um encontro entre docentes, acadêmicos e profissionais da área. Os convidados comentaram sobre a temática: “ Psicologia em nossas vidas”.

Na oportunidade a ITCP-Unochapecó foi representada pela técnica de extensão,  formada em psicologia, Raquel Baldissera, que comentou sobre a psicologia nas ações da Incubadora. Segundo Raquel, “A psicologia na ITCP, ao trabalhar com grupos sociais em situação de vulnerabilidade, ajuda "deselitizar" o saber/fazer do psicólogo. Além disso, contribui para aspectos organizacionais, relacionais e pedagógicos da própria incubadora, entre sua equipe de trabalho multidisciplinar. Também é um trabalho que abre novas fronteiras práticas e teóricas na área da Economia Solidária, campo que demonstra-se ainda novo para a Psicologia. O que brilha os olhos, é poder envolver este trabalho no meio acadêmico, possibilitando plantar sementes que estão e serão levadas a outros espaços também”.

A aluna do oitavo período do curso de Psicologia, Andreza Tessaro, que participou da atividade, afirma que foi um momento interessante, pois as pessoas que estiveram presente no encontro estão sempre estudando. A acadêmica lembrou da importância da dedicação e estudo não apenas na graduação, mas depois de formado também e sobre  a relevância de possuir postura crítica, política e ética. Andreza ainda salientou:  “Mesmo que a gente tenha uma abordagem na qual se identificamos mais na graduação, muitas vezes ela precisa ser adequada, devido ao campo de trabalho. É o caso da Raquel , que usa Paulo Freire e atua com Economia Solidária”.

Sobre utilizar o trabalho da psicologia no atendimento de grupos vulneráveis, que é o que a Incubadora realiza, a acadêmica destacou que é um campo em que o profissional precisa se desafiar. “Cada vez tem mais pessoas precisando e se não nos dispormos a trabalhar em grupos não haverá profissionais suficientes. As pessoas precisam se relacionar, um aprende com o outro”. A estudante ainda ponderou que a “atividade contribuiu muito porque deu para ver como temos que ser flexíveis e estar preparado para o que vier”.

Itcp
Dia do psicólogo