Projeto atende pessoas de baixa renda há 24 anos

Profissão

Oportunizar ao estudante qualificação profissional por meio do contato com a realidade social. Este é o principal objetivo do Escritório Sócio Jurídico da Unochapecó, um Projeto de Extensão, criado há 24 anos, que proporciona à população carente o acesso à justiça e aos direitos da cidadania, tornando-se um referencial em atendimento jurídico para a comunidade.

Implantado em 1992, o Projeto surgiu com a finalidade de tornar-se campo de estágio, através da realização de atendimentos nas áreas social e jurídica. Com atendimento individual, familiar e coletivo nas diferentes áreas do Direito, presta serviços à população com renda individual ou familiar de até três salários-mínimos, residente nas comarcas de Chapecó, Xaxim e São Lourenço do Oeste.

Inicialmente, estudantes dos cursos de Direito e Serviço Social realizavam atendimento gratuito à comunidade carente da comarca de Chapecó. Porém, em 1999, as atividades passaram a ocorrer também em Xaxim, e na comarca de São Lourenço do Oeste em 2013, o que colaborou para que em 2015 fossem realizados mais de 8.000 atendimentos.

uno

Quando se tratam de novos casos, o atendimento inicia com uma entrevista. O usuário recebe informações sobre o serviço, como formas e critérios de atendimento. Na entrevista, o profissional preenche a ficha socioassistencial com os dados básicos do interessado, motivos da procura e o encaminhamento dado. Atendidos os critérios, o usuário é encaminhado para cadastro e agendamento à área competente, com dia e horário marcado.

O coordenador do projeto, professor Marcos Antonio Nunes, acredita que o Escritório se consolidou como espaço de referência à população na defesa e garantia de direitos. “O projeto contribui para resolução de problemas sociais, desempenhando um papel crucial na formação profissional do acadêmico ao possibilitar a atuação supervisionada, garantindo atendimento às demandas da população mais vulnerável”, ressalta.

O Escritório Sócio Jurídico está localizado no centro de Chapecó, na avenida Porto Alegre 331-D, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 20h30. Os agendamentos são realizados sempre às segundas-feiras, no horário das 08h às 11h. Em São Lourenço, o Escritório fica na Rua Dom Pedro II, Edifício Luiza, nº 1233. Já em Xaxim o Escritório está localizado na Rua Rui Barbosa nº 449. Mais informações podem ser pelo e-mail esj@unochapeco.edu.br, ou pelo telefone 3323 4773.

Sociojurídico
Justiça