Minha Uno
Menu Busca
Extensão

Projeto Uno Saúde

Descrição

A Unochapecó, caracteriza-se como uma instituição comunitária, possui um amplo histórico em atividades extensionistas nas mais diversas áreas. Neste sentido, surgiu o desejo da criação de um Projeto de extensão que vise atuar de forma multiprofissional e interdisciplinar na educação e promoção de saúde da comunidade Chapecoense.
Tem-se por objetivos, promover ações de promoção, prevenção e educação em saúde ao público em geral, numa perspectiva interdisciplinar e multiprofissional.
O Projeto é composto por oito cursos da área de Ciências da Saúde. As atividades serão realizadas na comunidade e também com inserções nos diversos espaços da universidade. As ações serão realizadas pelos discentes e docentes dos cursos de graduação participantes do projeto que são: Fisioterapia, Medicina, Educação Física, Nutrição, Odontologia, Farmácia, Enfermagem e Gastronomia.
Ações deste projeto consistem na realização de apoio às campanhas de divulgação das entidades e também a pedágios ligados à Associações, Instituições vinculadas à este projeto; captação de doadores de sangue e medula óssea no Município de Chapecó; Ações de promoção em saúde vinculadas a Saúde Bucal, Alimentação Saudável, Atenção Integral à Saúde, Corpo e Movimento, Práticas Corporais, doenças infectocontagiosas/reemergentes, prevenção de acidentes na infância e Capacitação Permanente.
Espera-se com esse projeto que o público atendido tenha uma melhora na qualidade de vida através da educação em saúde. O monitoramento das ações se desenvolverá de maneira contínua e sistemática, a avaliação será realizada pelos orientadores do projeto, pelos participantes e pelas entidades e secretarias parceiras.

Relevância

Objetivo Geral:
Promover a educação em saúde numa perspectiva interdisciplinar e interprofissional, por intermédio de ações e educativas de promoção à saúde.

Objetivos Específicos:
· Promover ações interdisciplinares e multiprofissionais voltadas ao cuidado, à humanização e à promoção da saúde a partir do campo do conhecimento de cada curso participante.
· Promover tempos e espaços de mobilização, autoconhecimento do grupo e leitura da realidade com vistas à identificação, planejamento, implementação e avaliação das ações com os atores sociais;
· Oportunizar trocas afetivas e simbólicas voltadas à promoção da saúde
· Promover ações de educação permanente em saúde para docentes e discentes da Unochapecó, instituições parceiras, e comunidade em geral.
· Fortalecer e qualificar o processo de formação dos cursos participantes, articulando as ações extensionistas com o ensino e a pesquisa.

Equipe

Nome Atividade
Whatsapp Image