01 de dezembro - Dia Mundial de Luta contra a AIDS

05/12/2011

A aids é considerado um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade. A infecção se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CDA+). A falta deste linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.  

Conforme dados do Ministério da Saúde, até junho/2011 o Brasil tinha 608.230 casos registrados de AIDS (condição em que a doença já se manifestou). Observando-se a epidemia por região do país, em 10 anos - 2000 a 2010, a taxa de incidência cresceu no Sul de 27,1 para 28,8 casos por 100.000 habitantes.

 A faixa etária em que a AIDS é mais incidente, em ambos os sexos, é de 25 a 49 anos de idade. Em relação aos jovens, os dados apontam que, embora eles tenham elevado conhecimento sobre prevenção da aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, há tendência de crescimento do HIV.

Quanto à forma de transmissão entre os maiores de 13 anos de idade, prevalece a sexual. Nas mulheres, 83,1% dos casos registrados em 2010 decorreram de relações heterossexuais com pessoas infectadas pelo HIV. Entre os homens, 42,4% dos casos se deram por relações heterossexuais, 22% por relações homossexuais e 7,7% por bissexuais. O restante ocorreu por transmissão sanguínea e vertical.

 A prevenção continua sendo a alternativa mais eficaz para evitar a doença. Para tanto, recomenda-se o uso do preservativo (feminino e/ou masculino) em todas as relações sexuais, o uso de seringas e agulhas descartáveis, de luvas ao manipular feridas, realizar teste em sangue antes de ser transfundido e às gestantes recomenda-se o teste HIV desde o início da gestação.

fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/32aids.html  

comments powered by Disqus