21 de Setembro - Dia Mundial da Doença de Alzheimer

22/09/2011

21 de Setembro - Dia Mundial da Doença de Alzheimer

 

É uma doença do cérebro, degenerativa, de etiologia desconhecida, podruz atrofia progressiva, perda das habilidades de pensar, raciocinar e memorizar.

Sintomas: O sintoma primário mais comum é a perda de memória e com o avançar da doença aparecem novos sintomas como ansiedade, agitação, ilusão, desconfiança, confusão mental, desorientação, irritabilidade e agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem, perda de memória a longo prazo e o paciente começa a desligar-se da realidade, ficando restrito ao leito.

A evolução da doença está dividada em quatro fases:

Diagnóstico: Não há nenhum exame que permita diagnosticar, de modo inquestionável, a doença. A única forma de fazer é examinando o tecido cerebral obtido por uma biópsia ou necrópsia. A avaliação da doença de Alzheimer normalmente inclui testes de memória, exames de sangue e tomografia do cérebro.

Tratamento: Não existe cura conhecida para a Doença de Alzheimer, por isso o tratamento destina-se a controlar os sintomas e proteger a pessoa doente dos efeitos produzidos pela deterioração trazida pela sua condição.

Como melhorar a qualidade de vida do portador da Doença de Alzheimer:

  • busca-se conforto através de repouso e bom sono;

  • orientações para o autocuidado, já que a auto-imagem é um elemento indispensável para manutenção do bem estar;

  • realização de exercícios ativos a passivos afim de amenizar a atrofia;

  • participação em grupos, conversas, trabalhos manuais e danças;

  • realização de atividade física;

  • fornecendo alimentos pastosos afim de facilitar a deglutição.

Prevenção: Estratégias para a prevenção de Alzheimer ainda são um desafio, porém atitudes simples do dia a dia podem reduzir as chances de desenvolver a doença.

 

Mantenha o cérebro ativo, desafie a sua mente todos os dias, realizando atividades intelectuais como a leitura, jogos que exercitam o cérebro, tais como palavras cruzadas, xadrez, cartas. Devemos também dar importância para a interação com grupos incentivando caminhadas, visitas, conversas, trabalhos manuais/artesanato, pois estimula áreas do cérebro que geralmente não são acessadas quando estamos sozinhos ou isolados.

 

 

comments powered by Disqus