Menos é Mais

14/06/2012

Menos é mais

 

Movimento sugere que as pessoas diminuam seus ritmos de vida para que o organismo não entre em colapso e o planeta seja um ambiente sustentável.

 

Diminuir o ritmo para reconectar-se consigo mesmo, com as pessoas e com o ambiente em que se vive. Esse é o objetivo principal do movimento “Slow Life”, que surgiu na Itália, inicialmente conhecido como “Slow Food”, contra as redes de fast food e a produção insustentável de alimentos. Em seguida, vários países uniram-se ao movimento e foram ampliando seus objetivos. A idéia era desacelerar não só na alimentação, mas em vários setores: indústria, educação, cultura, tecnologia e em tudo que fosse possível proporcionar ao ser humano menos estresse e ansiedade.

“A ansiedade vem de um sentimento de vulnerabilidade. É uma pressão interna que deixa a pessoa acelerada sem um motivo concreto. Estar ansioso sinaliza que ela se sente sob alguma ameaça, que pode vir de dentro ou de fora, de um estado interno que não dá conta ou uma situação que oferece alguma ameaça para ela”, explica a psicóloga Aline Mamede. O ansioso pode se prejudicar no trabalho, nos estudos, na vida afetiva e social. Sua produtividade e rendimento podem cair, sua concentração pode diminuir e pode vir a ter dificuldades de executar tarefas.

Estamos vivendo um momento de corre-corre incessante, que nos traz desgaste e estresse. Observar e buscar ajuda para diminuir a ansiedade é fundamental para acalmar nosso corpo. É preciso desacelerar, buscando mudanças de hábitos no estilo de vida. Exercícios físicos, relaxamento, dedicação a atividades que tranqüilizam como escutar música, cuidar de plantas, trabalhos manuais, meditações podem contribuir com a diminuição da ansiedade e a melhoria da qualidade de vida.

 

Algumas dicas para desacelerar:

 

Identifique as fontes do estresse: tente descobrir os desencadeantes, talvez você esteja com compromissos além do seu limite o que provocará cansaço e irritação.

Fale e compartilhe: expor os sentimentos sem ser julgado é essencial para manter boa saúde mental e lidar melhor com o estresse. Converse com amigos e busque ajuda especializada caso necessário.

Reserve mais tempo pra você: dedique um tempo para ficar só e fazer o que gosta, o que lhe dá prazer, longe das preocupações e responsabilidades do mundo.

Defina limites: não tenha medo de dizer “não” antes de assumir um grande número de compromissos. É importante definir prioridades e focar naquilo que realmente é significante.

Controle a respiração: observar sua respiração e respirar bem pode medir e alterar seu estado psicológico. Inspirar profundamente e em seguida soltar o ar lentamente é uma excelente técnica para sentir-se mais relaxado.

Exercite-se diariamente: exercícios físicos aumentam a liberação de endorfina, substância produzida naturalmente que traz sensação de tranquilidade. Estudos mostram que exercícios junto com endorfina, aumentam a confiança, a autoestima, reduzindo tensões. Faça pequenas caminhadas, contemplando a natureza.

 

Desacelere para viver bem!

 caminhando

Fonte: Revista Em Família – Marista/2012

 

 

comments powered by Disqus