Qualidade de Vida é Ter Comprometimento

22/09/2011

               QUALIDADE DE VIDA É TER COMPROMETIMENTO1

 

O profissional moderno é aquele que se dedica totalmente à conquista do seu sucesso, mas não esquece da felicidade encontrada na família, nos filhos e nos detalhes importantes da vida. 

Qualidade de vida é ter comprometimento com a vida profissional e a vida pessoal. Felicidade e sucesso só existem de verdade quando estão juntos. 

Infelizmente, muitas pessoas hoje em dia não conseguem equilibrar trabalho e vida pessoal. Somente pensam em sucesso e se esquecem de ser felizes. 

Quem vive adiando a felicidade certamente vai morrer antes de ser feliz. O sucesso sem felicidade é uma catástrofe. Lógico que a felicidade sem sucesso também não existe. Como uma pessoa vai ser feliz se não consegue dinheiro para pagar a escola dos filhos, o aluguel da casa, as contas? Felicidade e sucesso só existem de verdade quando estão juntos. 

Viver somente para o trabalho, em um regime de competição eterna, está custando ao ser humano um preço altíssimo. Um custo que certamente não vale a pena pagar. É chocante ver a quantidade de doenças que ele contrai por causa do estilo de vida que o incapacita para a felicidade. O ser humano não tem resistência para viver como máquina. E ao deixar de lado sua essência, ele “quebra” e, assim, tem vida curta. 

O trabalho sem sentido, uma vida afetiva pobre e a falta de valores espirituais estão levando a humanidade a uma destruição silenciosa que está matando muito mais pessoas do que todas as guerras que a televisão nos mostra diariamente. É mais do que urgente encontrar uma nova maneira de viver. Basta observar o que acontece no mundo para que isso se torne claro: entre 1982 e 1997, ou seja, em quinze anos, o número de pessoas que fazem tratamento médico devido ao estresse aumentou 20%.2 

Atualmente, equilíbrio é a palavra de ordem que orienta o profissional moderno. Exige-se equilíbrio emocional, financeiro e até amoroso. Mas não podemos esquecer que somos seres humanos! E, como tal, sujeitos a sofrer as conseqüências de tudo o que acontece a nossa volta. Esse motivo já é suficiente para estabelecer o limite entre o trabalho e a vida pessoal. O prazer do sucesso profissional é delicioso, mas a vida é um banquete com muita variedade. 

Busque o equilíbrio em sua vida! Viva intensamente dando tempo e energia para todas as áreas da sua vida. 

Nunca adie sua felicidade. Ela é construída de coisas simples como amigos, filhos, família, companheirismo. Detalhes como tomar sorvete com os filhos, dar flores à esposa quando ela menos espera, comer pipoca com a família toda na frente da TV ou simplesmente levantar mais cedo no domingo para ver o sol nascer. 

E o mais importante, nunca deixe de sonhar! São os sonhos que nos impulsionam rumo à nossa completa realização. E só existe uma pessoa capaz de realizar seus sonhos: você! Viva com intensidade para realizar os compromissos assumidos com o Criador e peça a Ele para segurar suas mãos e conduzir você ao seu destino.

 

Roberto Shinyashiki

  

1 SHINYASHIKI, Roberto. Qualidade de vida é ter comprometimento. In: BOOG, Gustavo (coord.). Manual de gestão de pessoas e equipes. São Paulo: Gente, 2002. Cap. 25, p. 467-474.

 2 Center of Common Diseases – http://www.cdc.gov/niosh.

 

comments powered by Disqus