Ação orienta comunidade acadêmica sobre cuidados com o Aedes aegypti

Saúde

A Unochapecó está desenvolvendo desde o início do ano uma série de ações de controle e conscientização com relação ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, Febre Chikungunya e o Zica vírus.

uno

Na última semana, um trabalho realizado pelo Unovital em parceria com a Secretária de Saúde de Chapecó, levou até os setores da Universidade dicas e orientações quanto aos cuidados com o mosquito. A primeira etapa do trabalho, começou com as equipes formadas por técnicos-administrativos, que receberam capacitação para auxiliar nesse trabalho.

Em seguida, as equipes acompanhadas de agentes de endemias da Prefeitura, passaram por todos os setores da Unochapecó conversando com os colegas, mostrando a diferença entre os mosquitos, orientando sobre os riscos, os sintomas de cada doença e a importância do trabalho coletivo no combate ao mosquito. De acordo com Suiane Oliveira de Quadros, agente de endemias da Vigilância Ambiental de Chapecó, esta época do ano é marcada por muito calor e aliado ao fato da universidade ter uma grande circulação de pessoas, reforça a importância dos cuidados. “A gente tem informações incorretas, muita circulação de pessoas, então você poder capacitar elas de forma correta para que possam passar isso adiante é muito importante. Não bastar cuidar é importante compartilhar e ajudar o colega”, comenta a agente.

uno

Para Cheila Cavazin, assistente administrativo da Unochapecó, as informações recebidas serão importante para o ambiente de trabalho e também para o cuidado da sua família. “Como eu tenho um filho pequeno acho muito importante ter várias informações, principalmente sobre os sintomas e os cuidados que eu preciso ter. Essas informações serão importantes no trabalho e também para o cuidado do lugar onde eu moro, da minha família”.

Cuidados permanentes

Para evitar a criação de focos do mosquito, as ações de combate e prevenção precisam ser frequentes. Desde o início de março, um técnico-administrativo tem a missão de monitorar a Universidade e informar aos responsáveis os locais que apresentem risco. O trabalho é incansável e essencial neste momento para evitar água parada e auxiliar no combate ao mosquito.

A instituição também passou por uma nova dedetização, ação que comtemplou todos os blocos da Universidade. A limpeza de calhas, ralos e controle dos espaços continuam sendo feitos semanalmente.

Além disso, uma equipe estará de plantão para atender a comunidade caso algum foco seja encontrado no campus. O atendimento será feito pelo Sesmt, que estará de prontidão para vistoriar os locais e verificar se há focos.

A Unochapecó está fazendo a sua parte. Mas neste momento é preciso unir forças e trabalhar em equipe para que não haja proliferação do mosquito. É importante que cada um de nós adote medidas preventivas, oriente o colega e fique de olho para garantir os espaços sempre limpos e organizados evitando criadouros.

Saude
Dengue