Ações da Uno reforçam importância da prevenção contra o Aedes aegypti

Saúde

A Unochapecó começou o ano mobilizada e em alerta com relação ao mosquito Aedes aegypti. Para evitar a criação e proliferação de focos no campus de Chapecó e na extensão São Lourenço do Oeste, diversas medidas foram tomadas, principalmente pelo fato da Universidade estar localizada no Bairro Efapi, região de Chapecó onde inúmeros focos do mosquito já foram encontrados.

Um trabalho coordenado pela Diretora de Logística, Projetos e Obras, realizou nos últimos meses a dedetização em alguns prédios da instituição e a área externa passou por uma fumigação, ação essa que contou com a parceria da Prefeitura Municipal. Além disso, semanalmente, os espaços internos e externos da Universidade são vistoriados, as calhas são limpas, assim como os vasos de plantas.

uno

Todos os ralos receberam telas e foram tratados com água sanitária e hidroclorito. Este processo é realizado a cada 15 dias, o que diminui as chances do mosquito se proliferar. O Viveiro Florestal também atuou nos setores da Uno passando orientações quanto aos vasos de plantas e colocando areia nos pratos. Além disso, para evitar que qualquer recipiente acumule água parada, os funcionários fizeram uma varredura ao redor do campus.

Todos contra o mosquito

Para evitar a criação de focos do mosquito, as ações de combate e prevenção precisam ser frequentes. Pensando nisso, a Unochapecó, através do Unovital e da Diretoria de Logística, Projetos e Obras, está intensificando os cuidados e orientações para a comunidade acadêmica. Desde o início de março, um técnico-administrativo tem a missão de monitorar a Universidade e informar aos responsáveis os locais que apresentem risco. O trabalho é incansável e essencial neste momento para evitar água parada e auxiliar no combate ao mosquito.

uno

A partir desta semana, a instituição vai passar por uma nova dedetização, ação que deve contemplar todos os blocos da Universidade. A limpeza de calhas, ralos e controle dos espaços continuam sendo feitos semanalmente. Outra ação importante é a orientação à comunidade acadêmica. Uma equipe formada por técnicos-administrativos e representante da Secretária de Saúde de Chapecó vão passar pelos setores da instituição levando orientações e esclarecendo dúvidas.

Além disso, uma equipe estará de plantão para atender a comunidade caso algum foco seja encontrado no campus. O atendimento será feito pelo Sesmt, que estará de prontidão para vistoriar os locais e verificar se há focos.

A Unochapecó está fazendo a sua parte. Mas neste momento é preciso unir forças e trabalhar em equipe para que não haja proliferação do mosquito. É importante que cada um de nós adote medidas preventivas, oriente o colega e fique de olho para garantir os espaços sempre limpos e organizados evitando criadouros.

Já que estamos juntos nessa luta, vamos reforçar alguns cuidados importantes. Acompanhe!

O que devo fazer para evitar criadouros do mosquito?

• Mantenha piscinas tratadas, busque orientação do técnico responsável;
• Coloque lixos em sacolas plásticas bem vedadas e nas lixeiras para o recolhimento correto;
• Evite usar pratos para vasos de plantas;
• Mantenha os ralos vedados com microtelas e vasos sanitários tampados;
• Lave e troque diariamente os bebedouros de animais;
• Em edifícios, verificar os reservatórios de água, vedação e telas de proteção;

Quais os sintomas e como proceder?

• Febre alta;
• Dor atrás dos olhos;
• Dor muscular intensa;
• Qualquer sintoma de febre e dores no corpo, procure o serviço de saúde com urgência;
• Gestantes devem usar roupas claras e longas, utilizar diariamente repelente e informar sempre a unidade de saúde se faz uso de medicamento contínuo;

Saúde
Dengue