Minha Uno
Menu Busca

Ações refletiram desde ergonomia às atitudes no ambiente de trabalho

Profissão

Evitar possíveis acidentes e futuras lesões. Estes foram alguns dos propósitos da última atividade organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em alusão ao "Abril Verde". O movimento nacional foi criado com a finalidade de mobilizar as pessoas sobre a prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.

cipa abril verde 3

Foram abordados temas como posturas no ambiente de trabalho, principais lesões relacionadas a atividade de trabalho e auto-relaxamento. Para a auxiliar de coordenações, Patrícia Brum, que participou do "Workshop de Aperfeiçoamento Humano e Profissional para Educadores", a atividade foi produtiva, pois "nos faz repesar sobre as nossas prioridades, no que focamos diariamente", explica Patrícia. Além disso, possibilita enxergar o outro e o trabalho pessoal, de cada membro do grupo.

Conforme indicativo do Ministério do Trabalho e Emprego, entre 1996 e 2014 foram desenvolvidas 2.696.919 ações fiscais em segurança e saúde, um número muito alto. Nesse sentido, ações como a da Cipa contribuem para reverter esse cenário, conforme explica o membro da Comissão, Ricardo Nicaretta.

abril verde - cipa 1

"O modelo de trabalho que temos hoje teve ponto de partida na Revolução Industrial, onde a relação homem-máquina se reconfigurou, predispondo ao surgimento de um extenso grupo de lesões relacionadas a atividade de trabalho. Com o tempo, especialmente na última década, diferentes esforços têm sido feitos para diminuir estes índices, como campanhas governamentais, legislações, investimento das empresas em estratégias ergonômicas e autocuidado do profissional".

Para a diretora de Desenvolvimento Humano da Unochapecó, Rosalba Martins, o tema que permeou as atividades (prevenção no ambiente de trabalho) possui grande relevância atualmente. "A participação das pessoas foi muito importante, e acredito que as ações possibilitaram que pensássemos mais sobre o nosso comportamento, voltando o olhar para nossas ações e posturas diante das diferentes situações diárias". 

COMPARTILHE
TAGS
trabalho
prevenção
Postura
Melhoria
Funcionário
Atividade
Ambiente
Acidentes
Abril verde

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image