Campanha busca conscientizar a população sobre a doação de órgãos

Saúde

A Semana Nacional de Doação de Órgãos já faz parte do calendário de atividades da Unochapecó. Todos os anos, a universidade em parceria com Hospital Regional do Oeste (HRO) realizam uma ação de conscientização no campus.

Com o objetivo de identificar possíveis doadores e conscientizar a comunidade acadêmica, no dia 24 de setembro, a equipe da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, mantenedora do HRO, esteve na Unochapecó, divulgando a campanha Seja um Anjo Doador, conversando e entregando materiais informativos sobre a importância de ser um doador.

uno

Para a diretora do setor de desenvolvimento humano da Unochapecó, Rosalba Scartezini Martins, apoiar esse tipo de campanha faz parte da missão da universidade que é estar sempre ligada a comunidade. "Trazer esse tema para dentro da nossa universidade  é uma forma de alertar, conscientizar e conseguir que muitas pessoas se tornem doadores. A instituição entende, apoia e valoriza todo esse trabalho do HRO e, é parceira na divulgação para toda comunidade acadêmica, pois apoiamos a doação de órgãos e tecidos, doação de sangue entre muitas outras campanhas que ocorrem no decorrer do ano", ressalta a diretora.

Hoje o maior entrave está na dificuldade causada pela falta de informação ou de clareza na hora de informar o desejo de ser doador. No primeiro semestre deste ano, Santa Catarina obteve o melhor índice de doações de órgãos do país proporcional ao número de habitantes. De acordo com os dados de registro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (Abto), foram 30,6 doadores efetivos por milhão de habitantes. Ao todo foram 103 doações no estado e 628 transplantes de órgãos e tecidos neste período.

órgãos
doação