Papai Noel da Uno entrega brinquedos em escola de Chapecó

Texto Juliane Bee*

O que era para ser uma tarde de quarta-feira normal de aula para a turma do Maternal B do Centro de Educação Infantil (Ceim) Criança Feliz, do bairro Vila Páscoa, acabou virando uma festa. Com direito a cachorro-quente, refrigerante e algodão doce. A professora Vânia Ferreira Garshal estava lecionando normalmente quando, pela janela da sala de aula, os alunos conseguiram ver o Papai Noel chegando. Pronto, a turma já havia se dispersado.

O tradicional trenó, deu lugar ao caminhão da Uno, que além do bom velhinho, transportava também cerca de 400 presentes. Os brinquedos foram arrecadados pela Unochapecó ao longo do ano e agora estão na brinquedoteca da escola, que atende mais de 350 crianças. Todas contempladas pela bonita ação da Universidade.

Assim que chegaram no pátio, os alunos procuraram o Papai Noel. Encontram muitos presentes, mas nada do bom velhinho. A ansiedade, que era grande, aumentou ainda mais. Escondido em uma sala, a figura mais esperada do Natal só apareceu após ouvir seu nome aclamado por quase 200 vozes.

CCC

As colegas e amigas, Ketellyn e Majuliê, ambas de três anos, estavam lá e ficaram vidradas em um dos presentes. Uma guitarra cor de rosa. Elas se comportaram bem esse ano, então devem ter seus pedidos atendidos. Quando chegou a sua hora, Majuliê abraçou o Papai Noel e disse oi. Segundo ela, ele lê pensamentos e sabe o que ela quer. "Uma camiseta da Chape", me confidenciou.

Conforme a coordenadora adjunta do Ceim, professora Kariana Braghini, a escola não possui verba para comprar tantos brinquedos. Por isso, os presentes foram muito bem-vindos. "A gente ajudar a manter a escola com a venda de rifas e doações, então esses brinquedos vão ajudar muito", conta.

O sorriso é o maior presente

A ação desta quarta-feira (13/12) não foi a primeira realizada pela Unochapecó para proporcionar um Natal diferente às crianças de Chapecó. A assistente social da Diretoria de Desenvolvimento Humano da Universidade, Katiucia Kessler Mortari, explica que as ações são realizadas todos os anos. Em 2017, a maioria dos brinquedos foram doados durante o Uno Fashion Day, evento realizado pelo curso de Design de Moda, que se juntou ao Unovital, a Livraria Universitária e ao curso de Administração na causa.

Para atender todas as crianças, foram realizadas duas entregas de presentes, uma pela manhã e outra à tarde. Os alunos que não foram à escola, não precisam se preocupar. Os brinquedos doados ficarão no Ceim Criança Feliz para que todos os pequenos possam aproveitar. Para Katiucia, quem recebeu o maior presente foi ela. "O sorriso de felicidade deles ao encontrarem o Papai Noel, não tem explicação. Ganhei o ano", comenta.

vvv

Calor humano

Quem também ganhou o ano foi o professor do curso de Administração, Duilio Pedro Schaefer Junior, que exerceu uma função diferente da habitual: a de Papai Noel. O convite foi inusitado, mas nada que uma barba branca não resolvesse. Duilio afirma que, o calor sentido na tarde ensolarada de quarta-feira foi bem mais humano. "A sinceridade no olhar deles e a felicidade em receber o presente foi muito gratificante", conta. Questionado se vai aceitar ser o Papai Noel no próximo ano, ele não titubeou. "Vou confeccionar uma roupa de verão, uma versão mais moderna do Papai Noel com direito a bermuda e regata".

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Unovital
Papai noel da uno