Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó promove oficina de harmonização de queijos e vinhos

Cultura

Texto Juliane Bee*


Estudos comprovam que a produtividade de uma empresa está diretamente relacionada à qualidade de vida de seus funcionários. A Unochapecó, pensando em proporcionar um momento de bem-estar aos seus profissionais, promoveu na última sexta-feira (28/07), uma oficina de harmonização de queijos e vinhos. A ação foi desenvolvida através do Unovital, em parceria com o curso de Gastronomia. O professor Augusto Kath ministrou a oficina no Laboratório de Bar e Enologia da Universidade.

O Unovital é um programa de qualidade de vida no trabalho que, por meio de ações interdisciplinares, atua nas áreas de desenvolvimento pessoal, integração, saúde e bem-estar dos funcionários. Segundo o professor Augusto, o curso de Gastronomia oferece atividades diferentes durante todo o ano, mas essa é a primeira oficina com o Unovital. De acordo com ele, a ideia surgiu em uma das reuniões com a equipe do programa. "Ano passado, ofertamos uma oficina de iniciação à degustação de vinhos e, como o resultado foi positivo, resolvemos complementar destacando a harmonização entre queijos e vinhos", comenta.

Durante a noite os participantes experimentaram diversos tipos de vinhos, queijos e acompanhamentos

Inicialmente, foi introduzida aos participantes uma parte teórica, direcionada ao aprendizado do vinho e do espumante, seu modo de produção e como harmonizá-los com os queijos que foram disponibilizados. Em seguida, foi trabalhado a harmonização com acompanhamentos como chocolate, frutas, castanhas, frios, embutidos e pão. "Durante a noite, os participantes também puderam testar os vinhos indicados com outros queijos, para perceber quando não há harmonização." No final, um brinde encerrou as atividades.

Augusto pontua que a oficina era gratuita e as vagas -  limitadas - foram todas preenchidas, o que comprova o interesse dos participantes no assunto. "Durante a oficina eles aprenderam não somente a harmonizar, mas também como replicar o que aprenderam em casa", conclui.

 


*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
COMPARTILHE
TAGS
Unovital
oficina
Gastronomia
Cozinha pedagogica

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image