Unochapecó realiza ação de prevenção de doenças masculinas

Saúde

Cuidar da saúde e fazer exames periódicos não devem ser uma preocupação apenas das mulheres. Atualmente os homens buscam precocemente a prevenção de doenças que antes eram consideradas tabus nas rodas de conversa masculina. Para conscientizar os homens em relação aos cuidados com a saúde, o mês de novembro é considerado o Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, conhecido como novembro azul.

Para oportunizar aos funcionários e estudantes da Unochapecó um momento de informação e esclarecimento de dúvidas, a vice­-reitoria de Administração, através da Diretoria de Desenvolvimento Humano e do Programa de Qualidade de Vida -  Unovital, em parceria com a Farmácia Escola e Unimed Chapecó, realizou na tarde desta quarta- ­feira (19), uma ação de conscientização.
          Enfermeiras do setor de medicina preventiva Univida, trouxeram explicações sobre as principais doenças que acometem os homens. Dentre elas se destacam o diabetes, hipertensão, disfunção erétil, depressão, obesidade, alcoolismo, tabagismo e o câncer e displasias de próstata, doença que, se identificada precocemente à cura pode ocorrer em 90% dos casos.
         fff Segundo a enfermeira da Unimed Kelen Magagnin, houve uma mudança no comportamento masculino em relação a doença. Para ela, a informação é fundamental para que se previnam essas doenças. “Hoje com a grande divulgação na mídia os homens estão se preocupando mais com a sua saúde. Apesar do preconceito que ainda existe em torno do exame de câncer de próstata as conscientizações da importância dos exames periódicos tem auxiliado na diminuição da doença”, explica Kelen.
          Já o acadêmico do curso de Engenharia Elétrica Unochapecó, Yago Matiewicz, grande parte dos homens são despreocupados com relação a saúde. “Infelizmente a maioria se preocupa em saber e entender a doença quando já está acometido por ela, situação que deveria ser inversa, devemos realizar os exames corretamente para justamente prevenir esse tipo de doença. Quanto antes descoberto o problema, mais fácil é o seu tratamento”, considera Yago.

Você sabe o que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente no Brasil, atrás, somente dos tumores de pele. Geralmente a doença demora a se manifestar e acontece quando as células da próstata começam a se multiplicar de maneira desordenada. A doença exige exames preventivos constantes facilitando seu diagnóstico.
         A preocupação com a doença deve começar em homens negros a partir dos 35 anos, já nos caucasianos brancos a partir dos 40, já os homens a partir de 45 anos devem procurar anualmente o urologista. Porém, quando existe o histórico da doença em familiares o médico deve ser procurado o quanto antes a fim de evitar que a doença se desenvolva e caso isso ocorra facilitar o seu tratamento oportunizando ao paciente a cura.
         O câncer costuma não apresentar sintomas em sua fase inicial, já em sua fase avançada, quando a cura é dificultada, apresenta dor óssea, sintomas urinários, queda do estado geral, insuficiência renal e dores fortes.

Saúde
prevenção