Unovital realiza atividades em comemoração ao Dia da Mulher

Saúde

Independência, direito ao voto, a salários mais justos, a educação, foram reivindicações e conquistas femininas desde o século XIX. Mulheres, que antigamente eram socialmente e legalmente obrigadas a cuidar da casa, dos maridos e dos filhos, conquistaram posições importantes no mercado de trabalho, na sociedade e também dentro das universidades. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2014 o número de mulheres em ambientes universitários, integradas como docentes, colaboradores e discentes, no estado de Santa Catarina era de 56%. Na Unochapecó, o cenário não é diferente. Até a data de hoje, 8 de março de 2016, a presença feminina nos corredores da instituição é de 59%, maioria em relação aos homens.

Também na data de hoje, é comemorado o dia internacional da mulher. O dia delas é marcado por muitas declarações, homenagens, palestras e atividades voltadas a saúde da mulher. E a Unochapecó não poderia ficar de fora, nesta segunda e terça-feira (7 e 08/03), a equipe da Unovital, acompanhada de uma enfermeira visitou os setores da Universidade falando sobre o câncer de colo do útero.

O câncer do colo do útero, é o terceiro mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A doença é causada pela infecção por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Por isso, a orientação e a prevenção são tão importantes no combate a doença.

Nas visitas aos setores, a enfermeira Paula Letícia Stulp, falou sobre o desenvolvimento, causa, sinais, sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento da doença. A enfermeira ressalta que “é importante o repasse destas informações para que as mulheres possam cuidar da sua saúde e saber o que acontece com elas, para que possam tomar medidas de prevenção".

Além das dicas de saúde, as funcionárias receberam uma barra de cereal, e na quarta (09/03), a ginástica laboral foi realizada nos setores, com atividades e orientações de exercícios físicos voltados para o público feminino.

Colaboração: Acin Jornalismo

Unovital