Animais e o COVID-19

A chegada do COVID-19 ao Brasil despertou muitas dúvidas e preocupações

17/07/2020
Por: Karla S. Escopelli

A chegada do COVID-19 ao Brasil despertou muitas dúvidas e preocupações. Inclusive sobre a possibilidade dos animais de estimação poderem adquirir o agente e transmitir a humanos.

É importante fazer os esclarecimentos com base no que a ciência já descobriu até agora.

Não há evidência, até esse momento, de que pets estejam adoecendo pelo novo coronavírus nem que sejam capazes de propagar a doença. Cães e gatos podem contrair um coronavírus próprio de suas espécies. Este nada tem a ver com a COVID-19 e não é transmitido para o ser humano.

Há em todo mundo casos em que nossos companheiros de vida estão sendo abandonados à própria sorte em muitos países por um temor.

Mas é justamente a companhia amorosa de nossas mascotes de estimação uma das receitas mais valiosas para grandes e pequenos. Há países, como o Reino Unido, que há tempos permitem e até estimulam que os doentes possam receber a visita de seus amigos animais nos hospitais para aumentar suas defesas e alegrar suas horas de dor e solidão. Em uma prisão de Barcelona, na Espanha, ela permite alguns detentos terem em suas celas um cachorro do qual deviam cuidar. Segundo os psicólogos da penitenciária, aquela presença e cuidado do animal ofereciam resultados visíveis no comportamento do preso. Alguns deles, quando chegava sua hora de retomar a liberdade, preferiam ficar na prisão a ter que abandonar seu bichinho.

E se o tutor contrair a doença, ele pode ficar na companhia do seu animalzinho durante a quarentena? A orientação atual é clara: pessoas infectadas pelo coronavírus devem ficar isoladas e adotar medidas para não transmitir a doença a seus familiares e colegas. Pets podem atuar como meio de contaminação no caso, por exemplo, de uma pessoa infectada pelo Covid-19 espirrar sobre um cachorro, por exemplo. E outra pessoa abraçar o animal e colocar a mão na boca, tendo contato com a secreção do doente. Mas o risco de contaminação é o mesmo de alguém pegar numa maçaneta, por exemplo.

Disseminar a notícia infundada que animais de estimação podem transmitir COVID-19 pode gerar um pânico desnecessário em relação aos animais de estimação, colocando em risco as populações de cães e gatos nos países com o surto da doença. 

Ao apresentar sinais clínicos suspeito procure ajuda médica. Fora isso compartilhe esses momentos de isolamento para compartilhar bons momentos da companhia dos nossos melhores amigos.

comments powered by Disqus