Cuidado!

Aelurostrongylus - Uma doença silenciosa em felinos

26/05/2020
Por: Professora Karla Escopelli
Na maior parte dos gatos a doença é assintomática

A Elurostrongilose, também conhecida por estrongilose cardiopulmonar do gato, é causada pelo nematóide Aelurostrongylus abstrusus, um parasita cosmopolita. A doença parasita pequenas ramificações de artérias pulmonares, alvéolos, ductos alveolares e bronquíolos de gatos domésticos e felídeos silvestres.

O ciclo de vida do A. abstrusus é indireto, a partir das fezes do gato, a larva em primeiro estágio (L1) penetra no hospedeiro intermediário, um molusco (caracóis e lesmas), e no terceiro estágio larval (L3), o molusco pode ser ingerido pelos hospedeiros paratênicos, que são aves e roedores. O gato infecta-se ao ingerir estes hospedeiros contendo as L3, que seguem para os pulmões pela circulação linfática ou sanguínea.

A maior parte dos gatos são assintomáticos. Se houver os sinais clínicos são de origem respiratória, como tosse, taquipnéia e a dispneia.

Os gatos com menos de um ano de idade possuem maior probabilidade de se infectarem pelo instinto predador ser maior nessa fase, assim como os gatos que vivam ou possuem acesso à rua, por terem maior acesso a hospedeiros intermediários e paratênicos.

Por esses e outros tantos perigos que os pets encontram fora de casa, CASTRE sempre seu animalzinho. Consulte seu veterinário sobre formas de alimentação e hábitos alimentares não permitidos.

CASTRAR É UM ATO DE AMOR.

comments powered by Disqus