A raça que importa é o amor

Comemore o dia do Vira-lata

15/07/2020
Por: Karla

Dia 31/07 comemoramos o dia do vira-lata, também conhecido pela sigla de SRD (Sem Raça Definida). Muito amado por muitos e, ainda assim segue como animais que mais sofrem com o abandono no Brasil nos dias de hoje. 

Defendido pelos amantes dos animais os SRD ganham boa parte de sua popularidade justamente em função da sua natureza desconhecida – que faz com que seja único para quem tem um exemplar dentro de casa.

Outro fator muito importante sobre os vira-latas é que por ser um animal de raças misturadas obrigatoriamente ele não é mais resistente que os demais. Esta lenda vem de muito tempo. 

Quando você adota um animal adulto e que passou toda a vida toda na rua, ou ele não teve encontro com vírus ou traumas que o levariam a óbito ou, de fato, ele é um animal mais resistente (e na sua ninhada, possivelmente, nasceram de 8 a 10 animais e somente ele sobreviveu). É fundamental saber disso para quem pensa em levar um vira-lata para casa.

Em muitos casos, pelo simples fato de ser um animal de raça mista, as pessoas deixam de vacinar o animal e de ter os cuidados que teriam com um cão de raça específica por crer que o animal é mais resistente - este pensamento é errado. 

Mesmo que o animalzinho não seja de raça definida, é fundamental levá-lo regularmente no veterinário, além de vacinar e castrar o animal, administrar vermífugos periódicos, ração de boa qualidade e muito amor.

comments powered by Disqus