A essência da Uno em vários aromas

Histórias

Texto Ana Paula Dornelles*

Caso eu lhe perguntasse qual aroma lhe faz lembrar a Uno, o que você responderia? Para a auxiliar de coordenações da Unochapecó, Bernardete Jeziur, é o cheiro da natureza, por causa das flores e do verde presentes por aqui. Mas as respostas mudam conforme o horário, dia ou bloco. Isso porque, cada local da Universidade, remete a uma diferente fragrância e também a diversas lembranças e sensações. Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas basta fazer um tour pela Instituição para perceber o quão cheirosa ela é. Quer ver só?

Ao andar pelos blocos, principalmente no C, é possível sentir o cheiro de café que vem das lanchonetes e lembrar de alguma manhã de domingo na casa da avó. Ou, em outros espaços, sentir cheiro de terra molhada, de sementes e de cultivo e ter lembranças da infância. E é justamente no Viveiro Florestal que a estudante de Jornalismo, Vanessa Marquezzan, sentiu o aroma de casa, na primeira vez que pisou no espaço. "Entrar em um lugar que te remete ao cheiro das plantas, da terra molhada, faz lembrar o interior, da casa onde nasci e cresci", comenta.

Transitando por outros blocos, os aromas mudam e misturam-se com outras fragrâncias. Entre o G e o T, por exemplo, ao mesmo tempo que sentimos o aroma das refeições dos restaurantes, percebemos o cheiro de odontologia, da Clínica Odontológica, e do formol utilizado pelos laboratórios de anatomia. Mais alguns passos, chegamos ao ginásio de esporte, e lá é impossível não sentir o cheiro de transpiração, causado pelos exercícios físicos da Academia de Musculação. E em meio a isso tudo, tem também os cheiros dos "perfumes das pessoas que andam por aqui", como comenta a funcionária da Orbenk, Vivian Maria Pompeu.

É como se os cheiros pudessem identificar cada ambiente. Há alguns anos, uma designer do Reino Unido, Kate McLean, desenvolveu um projeto ligado à cartografia e aos aromas de diversas cidades ao redor do mundo, chamado de Mapas Sensoriais. O objetivo foi, por meio da participação de diferentes pessoas, mapear as cidades pelos cheiros que elas apresentavam. De acordo com a artista, "enquanto o visual domina, eu acredito que devemos nos reconectar com nossos sextos sentidos para nos relacionarmos com onde e quem somos".

Essa ideia de Kate pode facilmente ser aplicada na Unochapecó, pois por aqui é possível associar cada cheiro presente com um lugar específico. Além disso, por meio deles, podemos notar como a Unochapecó é diversa, inclusive em suas fragrâncias. Então, que tal começar a fazer esse exercício e prestar atenção nos diversos aromas que a Uno tem?

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Cheiros