Crianças aprendem a economizar água através de atividades pedagógicas

Cuidar do meio ambiente consiste de diversos hábitos que são adquiridos no decorrer da vida. Quanto mais cedo acontece a conscientização, mais fácil essas atitudes são tomadas no cotidiano. Para que a importância destas práticas seja desenvolvida de forma natural entre as crianças, a Unochapecó através do Curso de Ciências Biológicas, desenvolve o projeto “Encontro de Educação Ambiental para a Infância”.

Em datas importantes para a conscientização a respeito de cuidados com o Meio Ambiente, são organizadas oficinas para crianças do 3º e 4º ano de escolas municipais de Chapecó. As ações são planejadas pelo curso de Ciências Biológicas, em parceria com o curso de Pedagogia, o Museu de Ciências Naturais, o Viveiro Florestal Universitário. Participam também os Projetos de Extensão Viveiro Educativo, Brinquedoteca, Pedagogia na Rua e Grupo de Pesquisa Uno Palavração.

Nesta quinta-feira (07/04), a data lembrada foi o Dia Mundial da Água. Estudantes da Escola Básica Municipal Sereno Soprana, participaram de seis oficinas, com o objetivo de refletir sobre os direitos e deveres que envolvem o consumo de água.

Além do conhecimento repassado para os pequenos, as oficinas também são uma oportunidade para os futuros professores praticarem o exercício de ministrar aulas. A estudante de Pedagogia e bolsista do Projeto de Extensão Pedagogia na Rua, Larissa Henrique, ensinou sobre os cuidados com a água e os recursos naturais. Para ela, “as crianças se tornarão adultos que se preocupam com o meio ambiente, e vão transmitir o que aprenderam aqui para a família, os amigos e vizinhos”.

De acordo com a professora do 3º ano da Escola Municipal Sereno Soprana, Aline Fiori, novos conteúdos e dinâmicas atraem a atenção dos estudantes. “Tudo que é diferente do cotidiano em sala de aula, faz com que eles participem e absorvam os conteúdos com bastante interesse”, afirma.

Para os estudantes Giane Kilfi, Clara Louise,  Bruna Louise e Everton Sadi, do 3º ano, além de divertidas, as atividades desenvolvidas ajudaram a reforçar a importância de economizar água. “A gente aprendeu a fechar a torneira enquanto está escovando os dentes, a demorar menos no banho e a gastar menos água”, conta Giane, de oito anos.
Mais três encontros serão realizados no decorrer do ano. Em junho, a temática será relacionada ao Dia do Meio Ambiente. Já em setembro, comemora-se o Dia da Árvore, e em novembro, o Dia dos Animais. Para garantir a continuidade dos aprendizados, as mesmas crianças participarão de todas as atividades.

Meio ambiente
Crianças