Projeto trabalha a conscientização ambiental com estudantes de Chapecó

A última sexta-feira (23) foi de muitas descobertas e aprendizado para os alunos do 3° e 4° ano do ensino fundamental das Escolas Básicas Municipais Dilso Cecchin e Sereno Soprana de Chapecó. Eles participaram do Encontro de Educação Ambiental para a Infância, realizado na Unochapecó pelos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia, em parceria com o Mestrado em Ciências Ambientais, o Museu de Ciências Naturais, o Viveiro Florestal Universitário e também os projetos de Extensão "Pedagogia na Rua", "Viveiro Educativo", "Brinquedoteca" e "Olhares sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica".

Neste encontro o tema foram os animais, os alunos conheceram novas espécies e suas funções na natureza. De acordo com a professora Ana Confortin, do curso de Ciências Biológicas, o projeto busca, por meio de oficinas lúdicas a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conservação da diversidade biológica do oeste catarinense. “O papel da Educação Ambiental presente nesse projeto é formar cidadãos com consciência, que deem valor ao bem ambiental e que se tornem multiplicadores ambientais nos espaços onde vivem”, reforça ela.

Uno

A professora Valentina Machado, da escola Sereno Soprana, relata que “essas atividades vem de encontro com o trabalho desenvolvido em sala de aula”, isso auxilia no aprendizado e compreensão dos alunos.

Uma das oficinas trabalhadas com os alunos, foi sobre os mitos e verdades em torno dos animais e também sobre o tráfico de animais silvestres. De acordo com a Bióloga Tania Muneron, a oficina é importante para alertar e educar as crianças. “Dos animais traficados, 60% ficam no Brasil, sempre tem um vizinho ou amigo que tem um animal silvestre na gaiola, e é exatamente nesse ponto que a gente queria focar”, ressalta a bióloga.

uno

O encontro faz parte de um projeto sobre educação ambiental desenvolvido na Unochapecó. Esse foi o quarto e último encontro do ano, que trabalhou temas diferentes como: água, meio ambiente, árvores e animais.

Educação ambiental
Educacao