Uma oportunidade para quem quer colocar mais verde na vida

Texto Juliane Bee*

Hoje é Dia do Meio Ambiente e você sabia que entrar em contato com a natureza alivia o estresse e melhora o humor? As pesquisas comprovam que o cultivo de plantas diminui as preocupações do cotidiano e canaliza a atenção para algo que dá prazer. Se a ideia for plantar verduras e legumes, por exemplo, é possível também melhorar a alimentação, consumindo produtos saudáveis e frescos. Sabemos, porém, que, em meio a correria da vida de estudante, nem sempre encontramos tempo ou espaço para nos dedicarmos a isso. Mas tudo bem. O Viveiro Florestal Universitário da Unochapecó tem uma ótima alternativa.

Há 15 anos, o programa de extensão da Universidade disponibiliza mais de 80 espécies de mudas de plantas para doação e comercialização. Elas podem ser cultivadas em garrafas pet ou até mesmo em pallets, colocadas de pé ou deitadas, dependendo do tipo de raiz. Essa é uma opção prática para quem mora em apartamento ou não tem espaço em casa e deseja cultivar mini-hortas na sacada. Além de ser uma forma de contribuir com o meio ambiente através da reciclagem e manutenção das espécies. A única limitação é o sol. As hortaliças, em geral, precisam de três a cinco horas diárias de iluminação.

A acadêmica do quinto período do curso de Jornalismo, Andressa Pomagerski, conta que cultivar temperos, por exemplo, é uma forma de lembrar e matar a saudade de casa. A estudante é natural de São Domingos, próximo a Xanxerê, onde morava em um fazenda. Ao se mudar para Chapecó, ela teve que adaptar a horta no pequeno espaço do apartamento que divide com o irmão. "Assim que cheguei no apartamento comprei vasinhos e plantei salsinha, cebolinha e alface", relata.

kkkk

No ano de 2016, o Viveiro Florestal disponibilizou mais de 50 mil mudas entre vendas e doações. As plantas são destinadas, principalmente, para as escolas que desenvolvem atividades de conscientização sobre a preservação e conservação do meio ambiente. São ainda destinadas aos estudantes, ONGs, instituições públicas e privadas, prefeituras, agricultores e comunidade em geral. A aquisição de mudas pode ser feita através do email: viveiro@unochapeco.edu.br ou pelo telefone: (49) 3321-8281.

De coleta seletiva a compostagem

Atualmente, o Viveiro também desenvolve cinco projetos na Universidade. A coleta seletiva e compostagem, o cultivo de plantas medicinais, a coleta de sementes e os projetos de Educação Ambiental. Dentro da Unochapecó, o Viveiro ainda fornece temperos para o curso de Gastronomia

A acadêmica do curso de Agronomia, Carla Wilke, é bolsista do projeto e conta que o espaço atende mais de cinco escolas de Chapecó e região todo mês. Segundo ela, as crianças gostam de acompanhar o desenvolvimento da semente até virar uma árvore, processo demonstrado no Viveiro. "Explicamos sobre como o lixo produzido na Universidade é transformado em adubo e utilizado na plantação de mudas, através da compostagem".

dfg

Cuidados simples

Com a muda em mãos é preciso escolher um lugar para plantar. Dependendo da espécie, é necessário um local com espaço suficiente para que ela possa se desenvolver. Em seguida, é só cavar um buraquinho com a terra adubada e colocar a muda no centro. É importante prestar atenção se as raízes estão totalmente cobertas, para então irrigar a o solo. No primeiro mês, a muda precisa de água a cada dois dias, mas com o tempo a quantia pode ser reduzida.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert
Viveiro florestal universitário