Minha Uno
Menu Busca

"Amor à moda antiga": a nova exposição do CEOM

Geral

A SEMANA NACIONAL DE MUSEUS: em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), o Conselho Internacional de Museus (ICOM) elegeu em 2010, o tema: "Museus para a harmonia social". O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) com o mesmo tema, promove a 8ª Semana Nacional de Museus, no período de 17 a 23 de maio. Desde sua primeira edição em 2003, a Semana Nacional de Museus tem o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade.

 

A temática "Museus para harmonia social", destaca o papel do museu como uma instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserida. Estimula ainda a discussão, a reflexão e a prática do respeito e da valorização das diversidades e diferenças.

 

O CEOM: O Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina - CEOM/UNOCHAPECÓ, programa de pesquisa e extensão que existe desde 1986, com os objetivos de reunir, preservar, divulgar, valorizar e refletir sobre história e o patrimônio cultural da região oeste de Santa Catarina. Buscando intensificar suas atividades e também visando inserir-se na Semana Nacional de Museus, o Centro organizou uma exposição temática.

 

O PROJETO: Para este ano, a nova exposição do CEOM, foi realizada a partir de pesquisa externa, com a colaboração da comunidade regional e, não somente com os acervos que estão sob guarda do Centro como acontecia nas exposições anteriores. Trabalhando sempre na perspectiva de abordar aspectos da história regional, a proposta se ampliou, com a oferta de colaboração do Museu Comunitário de Ipumirim/SC, do Museu Municipal de Pinhalzinho/SC, da Fundação Cultural de Concórdia/SC, além de iniciativas de particulares. A exposição "Amor à moda antiga", será apresentada no CEOM e ganhará versões nos museus de Ipumirim e Concórdia, ainda neste ano. A mostra será exibida no espaço expositivo do CEOM e a proposta é que, para 2011, ela circule em outros municípios, inicialmente nas cidades parceiras do projeto e, depois, nas demais cidades da região Oeste Catarinense que tiverem interesse.

 

A EXPOSIÇÃO: "Amor à moda antiga" tem como mote central história dos casamentos de 1900 a 1970, de sujeitos que fixaram residência na região. Assim, estarão representados casamentos realizados em diversas cidades do Rio Grande do Sul, donde os noivos migraram, além de cerimônias ocorridas nas cidades catarinenses. Por ser uma pesquisa realizada por demanda espontânea (onde os interessados oferecem-se para colaborar) as imagens retratam em sua maioria o ritual de casamento sob a ótica religiosa católica, além de centrar-se especialmente em retratos do casal de noivos. Isso porque, raros eram os noivos que mantinham um álbum completo, retratando os diversos aspectos da cerimônia ou de outros momentos, como o namoro por exemplo. Das primeiras imagens, feitas dias ou meses depois da cerimônia, vamos acompanhando a gradativa popularização da fotografia, que passa a retratar o momento do ato e os aspectos cotidianos, de modo mais espontâneo, abandonando a teatralização da imagem, tão comuns nos primeiros tempos.

Como pensar as relações afetivas através do tempo? "Amor à moda antiga" promove reflexões acerca das mudanças ocorridas no amor e no casamento ao longo das décadas. As imagens selecionadas, retratam algumas de tantas histórias que foram silenciadas pelo tempo ou ficaram restritas às memórias familiares.

 

 

 

 

SERVIÇO:

O que: Exposição fotográfica "Amor à moda antiga"

Quando: de 19 de maio a 17 de dezembro de 2010

Onde: CEOM – segundo piso da rodoviária

Quem: público a partir do Ensino Médio

Agendamentos: a partir de 21/05/2010

Contato: (49) 3323 4779 e 3324 6914

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image