O mundo moderno tem sido marcado pela proliferação de artefatos tecnológicos, os quais têm papel transformador na sociedade. A partir de um pensamento sistêmico, o processo de implementação e adoção de novas tecnologias deve abarcar outras considerações além da obtenção de maior produtividade e geração de renda. As consequências do desenvolvimento tecnológico exigem uma avaliação criteriosa para que haja uma adequação da tecnologia a características econômicas, socioculturais e regionais, bem como a melhoria na qualidade de vida do ser humano.
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Tecnologia e Gestão da Inovação está focado nas implicações da técnica, da tecnologia e do conhecimento científico para os processos de inovação, modernização e desenvolvimento, valorizando produtos, técnicas e processos na esfera produtiva/construtiva. Busca analisar o atual nível de desenvolvimento tecnológico e de geração de inovação nos sistemas locais, regionais e nacionais.
A proposição de soluções também será valorizada através:
- da produção de tecnologias que levem em conta a atividade humana, apoiada por processos de inovação e aprendizado;
- da aplicação, transferência e gestão de tecnologia explorando aspectos regionais do desenvolvimento;
- do ambiente construído nas relações homem-meio, das inovações tecnológicas aplicadas na produção do ambiente construído e do desenvolvimento sustentável;
- da introdução de novidades ou aperfeiçoamentos no ambiente agroempresarial.
Busca, também, determinar as potencialidades de desenvolvimento tecnológico e de geração de inovação dentro das empresas e em outros setores produtivos, de forma a promover o desenvolvimento socioeconômico e fortalecer a relação universidade-empresa-governo-sociedade.
A quem se destina
Profissionais do setor empresarial, da academia e do setor público, com diploma de graduação, interessados em ampliar conhecimentos para atuar em atividades de tecnologia e gestão da inovação dentro de uma perspectiva crítica e ética de forma a contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Tecnologia e Gestão da Inovação no Ambiente Construído
Esta linha de pesquisa está focada nas implicações da tecnologia e do conhecimento científico para os processos de inovação, modernização e desenvolvimento, valorizando a gestão, produtos, técnicas e processos no ambiente construído. Ela contempla estudos que têm por objetivo: desenvolver estudos e soluções com uso de aspectos matemáticos, computacionais e experimentais visando avaliar o projeto, fabricação, execução e manutenção relacionadas à construção civil; avaliar a sustentabilidade das construções e a compatibilização das soluções de projeto; identificar os impactos diretos e indiretos da implantação de inovações tecnológicas nas diversas funções da empresa, tais como produção e segurança do trabalho; propor novos materiais e componentes, tecnologias construtivas e procedimentos para análise e verificação de desempenho estrutural; diagnosticar impactos relativos ao crescimento urbano e propor soluções para os resíduos de construções tendo como foco a sustentabilidade ambiental.
Tecnologia e Gestão da Inovação em Materiais e Processos
Esta linha de pesquisa abrange temáticas inovadoras na área de materiais. Aborda estudos que relacionam propriedades, estruturas e processamentos de materiais. São investigados, aprimorados e propostos novos processos de transformação e de aplicação, bem como de reciclagem dos materiais. Os projetos são concebidos e realizados com ênfase no desenvolvimento de novos materiais e com vistas a novos potenciais de aplicações tecnológicas, bem como para o aprimoramento dos processos de obtenção e aplicação em novos produtos e em segmentos industriais. A linha de pesquisa está organizada em projetos temáticos: i) Reciclagem e reaproveitamento de materiais; ii) Tecnologia de materiais poliméricos e processos de transformação e iii) Materiaismultifuncionais e aplicações.
Tecnologia e Gestão da Inovação na Agrotecnologia
Esta linha se propõe a estudar as temáticas pertinentes à agrotecnologia, que engloba toda a cadeia produtiva, desde as grandes indústrias de beneficiamento de alimentos até o agricultor familiar (inclui a criação de frangos, suínos, bovinos, etc) que demanda conhecimento técnico de diferentes áreas do conhecimento. No sentido de pesquisar, gestionar e coordenar ações no campo da inovação relacionado à agrotecnologia, esta linha de pesquisa objetiva: gerar conhecimento e tecnologia para aumento da competitividade e qualidade dos produtos e processos agroindústrias explorando aspectos regionais do desenvolvimento; geração de novos produtos e métodos de produção no agronegócio; propor soluções para a sustentabilidade do agronegócio com foco no deslocamento da produção primária para produção industrializada baseada na tecnologia e inovação; utilização da tecnologia limpa como ferramenta para minimização e valorização de resíduos agroindustriais, geração de novos produtos e melhoria contínua que envolve toda a organização.
PROCESSO SELETIVO DISCENTE_2023, nível mestrado
Confira o edital aqui.
PROCESSO SELETIVO DISCENTE_2023, nível doutorado
Confira o edital aqui.
Os anexos dos Editais do Processo Seletivo Discente 2023_mestrado e doutorado, encontram-se disponibilizados na página em "documentos úteis" (https://www.unochapeco.edu.br/tecnologiaeinovacao/downloads/1)
Bolsas de estudos
As modalidades de bolsas de estudos destinadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unochapecó estão contempladas junto aos editais dos processos seletivos no item "Bolsas de Estudos".