O Programa
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Ambientais visa dar continuidade a formação profissional (técnica-científica) e o aprofundamento de estudos na área ambiental, de extrema importância para a região, considerando a economia da Região Oeste Catarinense que se baseia nas atividades agropecuárias e da agroindústria, as quais por sua vez alteram de forma significativa os recursos naturais existentes. Além disso, atividades como a extração de argila em Áreas de Preservação permanente (APP) e a implantação de barragens para geração de energia nos rios da região, desencadeiam uma série de alterações no meio ambiente (solo, flora, fauna e clima). Outra questão importante a ser considerada é a situação precária do saneamento básico que pode levar a multiplicação de problemas de saúde e ambientais.
Apesar dos problemas citados, poucos estudos foram realizados na região, ou foram de curta duração e de certa forma pontuais, não tratando a questão de forma integrada ou multidisciplinar. Desta forma, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Ambientais vem de encontro à necessidade regional aprofundando os estudos na área ambiental e, buscando alternativas para solucionar ou minimizar os impactos causados pela ação humana.
Público-alvo
Profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Sociais, das Engenharias e da área da Saúde.
Titulação pretendida
Mestre ou Doutor em Ciências Ambientais
Linha 1 - Dinâmicas Socioambientais e Biodiversidade
Essa linha de pesquisa tem como objetivo estudar a biodiversidade e os conflitos socioambientais decorrentes dos projetos de desenvolvimento, uso e ocupação do solo e alteração da paisagem ao longo do tempo, assim como o manejo, conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Essas questões são inerentes às dinâmicas econômico - ecológicas e sociais da região de atuação do Programa de Pós - Graduação em Ciências Ambientais, tendo-se em conta as inter-relações entre os espaços local, regional e global. Esta linha de pesquisa está estruturada nos seguintes Projetos Temáticos: Diversidade, manejo e conservação de fauna e flora nos biomas do Sul do Brasil; Dinâmicas ecológicas e conflitos ambientais no Oeste de Santa Catarina.
Linha 2 - Tecnologias Ambientais
A linha de pesquisa de Tecnologias Ambientais está direcionada à produção de conhecimento científico e tecnológico para o desenvolvimento e aprimoramento de processos e materiais com potencial aplicação ambiental. Os projetos temáticos têm como objetivo a caracterização do efeito e a redução de passivos ambientais, bem como a valoração dos resíduos industriais. Os temas também estão direcionados ao estudo de plantas para a bioprospeccão de princípios ativos. A linha de pesquisa está estruturada nos seguintes Projetos Temáticos: Detecção e monitoramento de riscos em sistemas ambientais; Atividade biológica e química de produtos naturais; Materiais e sistemas com aplicação ambiental.
Processo Seletivo Discente 2020, nível mestrado
Confira o edital aqui.
Processo Seletivo Discente 2020, nível doutorado
Confira o edital aqui.
Os anexos dos referidos editais encontram-se disponíveis na página do Programa em Documentos úteis.
Bolsas de estudos
As modalidades de bolsas de estudos destinadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unochapecó estão contempladas junto aos editais dos processos seletivos no item "Bolsas de Estudos".