Minha Uno
Menu Busca
Mestrado em Educação 2022

A Unochapecó, como instituição comunitária com mais de 52 anos dedicados à educação, busca aprofundar a relação universidade e sociedade, perspectiva que vem orientando as diversas ações de ensino, pesquisa e extensão. No âmbito desta concepção de universidade, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação recomendado pela Coordenação de Avaliação de Pessoal de Nível Superior (Capes), assume o desafio de investigar a formação de docentes-pesquisadores, articulada aos vários contextos sociais, de onde emergem os fenômenos educativos, e suas práticas político-pedagógicas.

 

Público-Alvo

 

Profissionais com graduação em diferentes áreas do conhecimento, envolvidos com questões educacionais e suas problemáticas.

 

O Programa

 

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), propõe a formação de educadores ancorada nas dimensões teórico-conceitual e teórico-metodológica que permitam uma análise consistente dos referenciais epistemológicos e das principais categorias e conceitos com os quais lidam para tratar do fenômeno educacional. 

O PPGE tem por objetivo geral formar educadores e pesquisadores eticamente comprometidos com a construção de uma sociedade com base na equidade, na inclusão, na democracia e na valorização de diferentes culturas, tendo o conhecimento e a ciência como instrumentos principais de intervenção social, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos:

1. Formar pesquisadores em Educação capazes de responder aos desafios da realidade sociocultural da região e do País, das situações cotidianas da escola e seu entorno;

2. Contribuir para reflexões de caráter político, ético e epistemológico da Educação e suas repercussões na produção de conhecimentos e práticas docentes;

3. Preparar o mestrando para o exercício da docência, de forma crítica e articulada com o ensino, a pesquisa e a extensão;

4. Possibilitar a produção e a socialização de pesquisas no campo da Educação por meio de publicações   e outras formas de divulgação do conhecimento.

 

Duração do curso de Mestrado

- 24 meses

Devendo o aluno cumprir

- 22 (vinte e dois) créditos em disciplinas (14 créditos em disciplinas obrigatórias e 8 créditos em disciplinas optativas ou tópicos especiais);

- 06 (seis) créditos de elaboração da dissertação;

- Mínimo de 01 (um) crédito em Atividades Curriculares Complementares (eventos científicos da área, apresentação de trabalhos e publicações), (ACCs) conforme Regulamento próprio aprovado pelo Colegiado do Programa

 

Duração do curso de Doutorado

- 48 meses

Devendo o aluno cumprir

- 34 (trinta e quatro) créditos em disciplinas e/ou atividades especiais (14 créditos em disciplinas obrigatórias e 20 créditos em disciplinas optativas ou tópicos especiais);

- 12 (doze) créditos de elaboração da tese;

- Mínimo de 02 (dois) crédito em Atividades Curriculares Complementares (eventos científicos da área, apresentação de trabalhos e publicações e outras), (ACCs) conforme Regulamento próprio aprovado pelo Colegiado do Programa

 

Cronograma das aulas 

 

Disciplinas Obrigatórias: As aulas serão ofertadas nas sextas-feiras, período integral, semanalmente.

Disciplinas Optativas:  As aulas são ofertadas nas quintas-feiras, no período noturno e sábados no período matutino, cabendo ao estudante escolher as disciplinas de seu interesse.

 

 

 

Linha 1: Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas

 

Ementa: Formação inicial e continuada de professores que atuam em diferentes etapas e modalidades da educação básica à educação superior. Políticas curriculares e suas implicações nos contextos formativos. Processos pedagógicos e suas dimensões sociais, históricas, ambientais, curriculares, éticas, políticas e epistemológicas. Escola e universidade no contemporâneo.

 

Propósito: Investigar a formação inicial e continuada de professores que atuam em diferentes etapas e modalidades da educação básica à educação superior. Nessa direção, problematiza as políticas curriculares e suas implicações nos contextos formativos. Para tal, toma como referência, as práticas pedagógicas e suas dimensões sociais, históricas, ambientais, curriculares, éticas, políticas e epistemológicas. Além disso, o grupo procura analisar criticamente a escola e universidade no contemporâneo.

 

Sub-áreas

Educação básica

Educação superior

Educação ambiental

Processos pedagógicos

Políticas curriculares

Epistemes

Educação e inovação

 

Professores integrantes da Linha 1: Carla Rosane Paz Arruda Teo, Daniela Leal, Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Ivo Dickmann, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Odilon Luiz Poli

 

Linha 2 - Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva

 

Ementa: Educação na interface com a diversidade, a interculturalidade e a inclusão, considerando os movimentos sociais e migratórios, a educação especial, a cultura indígena, a diversidade religiosa, as linguagens e as infâncias.

 

Propósito: Investigar problemáticas relacionadas à educação na interface com a diversidade, com a interculturalidade e a inclusão, considerando os movimentos sociais e migratórios, a decolonialidade, a educação especial, a cultura indígena, a diversidade religiosa, as linguagens e as infâncias.

 

Sub-áreas

Educação e movimentos migratórios

Educação e movimentos sociais

Decolonialidade e educação intercultural

Educação especial

Educação e cultura indígena

Educação e diversidade religiosa

Educação e infâncias

 

Professores integrantes da Linha 2: Cláudia Battestin, Leonel Piovezana, Márcia Luíza Pit Dal Magro, Martin Kuhn, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski e Jorge Alejandro Santos (professor colaborador)



 

 


 

Processo Seletivo Discente 2023_Doutorado

Campus Chapecó

 

Confira o edital aqui.

 

 

Processo Seletivo Discente 2023_Mestrado

Campus Chapecó

 

Confira o edital aqui.

 

Bolsas de estudos

As modalidades de bolsas de estudos destinadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unochapecó estão contempladas junto aos editais dos processos seletivos no item "Bolsas de Estudo".

  • Mestrado E Doutorado
  • Chapecó e São Lourenço do Oeste
  • Coordenador

    Ivo Dickmann

  • E-mail

    ppge@unochapeco.edu.br

  • Telefone

    (49) 3321-8090

Relações entre os fundamentos epistemológicos e a pesquisa educacional. Distintas epistemologias que transitam no PPGE/UNO. Paradigmas do conhecimento.


4 créditos | 60 horas | Código: 70830705 | Ementa atualizada em: 23/06/2020

Pesquisa e epistemologia. Tendências da pesquisa em Educação. Ciclo da pesquisa. Tipologias de pesquisa. A construção do objeto de estudo. Estado do conhecimento e levantamento de fontes.


4 créditos | 60 horas | Código: 70830706 | Ementa atualizada em: 23/06/2020

O contexto contemporâneo e as repercussões na educação. Trabalho docente: profissionalização e condições de trabalho. Profissão, classe e identidade docente. Políticas e tendências da formação inicial e continuada de professores. A constituição do conhecimento de professor: saberes profissionais docentes. Perspectivas para a pesquisa.


3 créditos | 45 horas | Código: 70830707 | Ementa atualizada em: 23/06/2020

Ética na e da pesquisa em educação. Escrita científica. Procedimentos teórico-metodológicos da coleta à análise de dados. Instrumentos de pesquisa. Sistematização do projeto de pesquisa: estrutura, redação e normas. Socialização dos projetos de pesquisa.


3 créditos | 45 horas | Código: 70830708 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Identidade e diferença. A diversidade na formação da cultura brasileira. Desigualdades sociais. Direitos humanos. Diversidade religiosa. Diversidade Étnica. Movimentos migratórios.


3 créditos | 45 horas | Código: 70830709 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Ética na e da pesquisa em educação. Escrita científica. Procedimentos teórico-metodológicos da coleta à análise de dados. Instrumentos de pesquisa. Sistematização do projeto de pesquisa: estrutura, redação e normas. Socialização dos projetos de pesquisa.


3 créditos | 45 horas | Código: 70830710 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Os impasses e rupturas na modernidade e perspectivas contemporâneas no âmbito da vida cotidiana em geral, e da educação em particular. A virada linguística e educação. A ressignificação do tempo e do espaço, mormente o espaço/tempo escolar. Produção do conhecimento em educação na contemporaneidade: aportes teórico-epistêmicos.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830711 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Teoria curricular contemporânea. Os Estudos Culturais e seus impactos sobre a compreensão de currículo. Currículo, cultura e linguagens e poder.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830712 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Vida e obras de Paulo Freire. Método Paulo Freire. Educação Libertadora como uma epistemologia da educação. As bases teóricas e práticas da Pedagogia do Oprimido. Didática Freiriana. Educação Popular, os movimentos de alfabetização de jovens e adultos. Relação entre a Pedagogia do oprimido, a Filosofia da Libertação e a Teologia da Libertação na América Latina.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830713 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Instituição familiar: conceitos e trajetória histórica; Tendências atuais do desenvolvimento da família no Brasil. Família contemporânea e educação. Identidade, gênero e família: implicações para a relação escola e família. Escola e família e a educação ético-moral.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830714 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Universidade: origem e trajetória. Concepções de universidade. Universidades comunitárias, públicas e privadas: modalidades, desafios e perspectivas. A mercantilização da educação superior. Processos de internacionalização na/da universidade.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830715 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

A abordagem do ciclo de políticas no Brasil. O currículo como espaço de disputa de poder. A influência dos organismos internacionais e nacionais da elaboração da política curricular brasileira. A elaboração do currículo escolar no Brasil: Parâmetros Curriculares Nacionais, diretrizes curriculares e Base Nacional Comum Curricular. Políticas e diretrizes para a formação de professores.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830716 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Inovação: conceito, características e importância no contemporâneo; perspectiva histórica dos processos de inovação; educação e inovação: conceitos e possibilidades; inovação em educação e o papel do estado; Inovação em educação no Brasil.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830717 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

A história dos movimentos sociais e populares do oeste de santa Catarina. Os processos de colonização: imigração e migração. Educação no campo e do campo. Programas de educação dos movimentos sociais. Educação urbana. Espaços de práticas sociais e regionais.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830718 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Aspectos históricos, filosóficos, legais e políticos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. As políticas de educação especial e inclusão. Processos de in/exclusão. Subjetivação docente frente às políticas de inclusão.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830719 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Infância na perspectiva da Nova Sociologia da Infância. Significados de infância, criança, direitos e participação infantil. Estudo de diferentes infâncias, seus modos de educação na contemporaneidade e a Pedagogia da Escuta.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830720 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Interculturalidad y (de)colonialidad: aproximaciones conceptuales. La (de)colonialidad del saber e interculturalidad crítica. El giro epistémico y el pensamiento fronterizo. Significado y sentido de la interculturalidad en la educación latinoamericana.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830721 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Pensamento Social e Estético na concepção de pensadores Brasileiros: Educação e cultura. Educação monocultural e seus desafios de práticas educativas. Arte na Educação: Interterritorialidade e interdisciplinaridade. Educação Brasileira.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830722 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Políticas de inclusão e governamentalidade. Inclusão, gerenciamento de riscos e governamento das diferenças. Processos de inclusão e exclusão.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830723 | Ementa atualizada em: 24/06/2020


2 créditos | 30 horas | Código: 70830167 | Ementa atualizada em: 26/04/2012

A disciplina destina-se a discussão específicas, individuais, entre orientador e orientando , no sentido de precisar e avançar a elaboração do trabalho final. Portanto, o resultado da disciplina deverá ser sua versão definitiva da proposta de trabalho final.


6 créditos | 90 horas | Código: 70830158 | Ementa atualizada em: 26/04/2012

Pedagogia universitária. O professor Universitário: formação e exercício profissional, função social e desafios. A docência no ensino superior: planejamento educacional, estratégias pedagógicas, avaliação do processo ensino e aprendizagem. O processo pedagógico orientado para a produção do conhecimento: conteúdo-forma-atores sociais. Fundamentos didáticos para a docência.

2 créditos |30 horas | Código: 70830967 | Ementa atualizada em: 31/08/2023

A formulação das políticas sociais. Política educacional como política pública de natureza social. O papel dos organismos internacionais na formulação das políticas educacionais. Financiamento da educação pública brasileira: base legal, fontes de recursos, políticas de fundos, controle dos gastos públicos em educação. Políticas de valorização do magistério: piso, carreira e remuneração. Políticas de currículo e avaliação na educação básica e superior: a BNCC e as diretrizes curriculares para as modalidades de ensino. Interculturalidade no currículo escolar: educação inclusiva e pedagogia decolonial. Impactos da avaliação em larga escala no currículo escolar.

4 créditos |60 horas | Código: 70830972 | Ementa atualizada em: 31/08/2023

Crise na ciência e ressonâncias nas ciências humanas e educação. A constituição do campo investigativo educacional. A pesquisa como dimensão do trabalho educacional e científico. Diferentes epistemologias e métodos de pesquisa em ciências humanas e educação. Perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa em educação. Revisão sistemática de literatura. Estado atual da questão/da arte/do conhecimento. Estrutura de projeto de tese de doutorado.

4 créditos |60 horas | Código: 70830971 | Ementa atualizada em: 31/08/2023

A ciência moderna: principais matrizes teóricas, paradigmáticas e metodológicas de produção do conhecimento. A racionalidade científica, objetividade e suas metodologias: críticas. Principais epistemes da contemporaneidade: a virada linguística (linguistic turn); teoria da ação comunicativa; hermenêutica moderna e contemporânea; teoria da complexidade, auto-organização e caos; biologia do conhecimento; epistemologias do Sul. Epistemologia latino-americana, ameríndia e brasileira.

4 créditos |60 horas | Código: 70830970 | Ementa atualizada em: 31/08/2023

Educação e diversidade religiosa no Brasil. Ensino religioso na BNCC. O campo religioso brasileiro. O florescimento religioso e a reinvenção religiosa. A busca da religião como opção. Hibridismo e mixagem religiosa. Fundamentalismos, preconceitos, discriminações e intolerâncias religiosas. Liberdade religiosa e a interferência da religião no espaço público. Diversidade religiosa.

2 créditos |30 horas | Código: 70830968 | Ementa atualizada em: 31/08/2023

2 créditos |30 horas | Código: 70830167 | Ementa atualizada em: 26/04/2012

Interculturalidad y (de)colonialidad: aproximaciones conceptuales. La (de)colonialidad del saber e interculturalidad crítica. El giro epistémico y el pensamiento fronterizo. Significado y sentido de la interculturalidad en la educación latinoamericana.

2 créditos |30 horas | Código: 70830721 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Infância na perspectiva da Nova Sociologia da Infância. Significados de infância, criança, direitos e participação infantil. Estudo de diferentes infâncias, seus modos de educação na contemporaneidade e a Pedagogia da Escuta.

2 créditos |30 horas | Código: 70830720 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Aspectos históricos, filosóficos, legais e políticos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. As políticas de educação especial e inclusão. Processos de in/exclusão. Subjetivação docente frente às políticas de inclusão.

2 créditos |30 horas | Código: 70830719 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

A história dos movimentos sociais e populares do oeste de santa Catarina. Os processos de colonização: imigração e migração. Educação no campo e do campo. Programas de educação dos movimentos sociais. Educação urbana. Espaços de práticas sociais e regionais.

2 créditos |30 horas | Código: 70830718 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Inovação: conceito, características e importância no contemporâneo; perspectiva histórica dos processos de inovação; educação e inovação: conceitos e possibilidades; inovação em educação e o papel do estado; Inovação em educação no Brasil.

2 créditos |30 horas | Código: 70830717 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

A abordagem do ciclo de políticas no Brasil. O currículo como espaço de disputa de poder. A influência dos organismos internacionais e nacionais da elaboração da política curricular brasileira. A elaboração do currículo escolar no Brasil: Parâmetros Curriculares Nacionais, diretrizes curriculares e Base Nacional Comum Curricular. Políticas e diretrizes para a formação de professores.

2 créditos |30 horas | Código: 70830716 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Universidade: origem e trajetória. Concepções de universidade. Universidades comunitárias, públicas e privadas: modalidades, desafios e perspectivas. A mercantilização da educação superior. Processos de internacionalização na/da universidade.

2 créditos |30 horas | Código: 70830715 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Os impasses e rupturas na modernidade e perspectivas contemporâneas no âmbito da vida cotidiana em geral, e da educação em particular. A virada linguística e educação. A ressignificação do tempo e do espaço, mormente o espaço/tempo escolar. Produção do conhecimento em educação na contemporaneidade: aportes teórico-epistêmicos.

2 créditos |30 horas | Código: 70830711 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Vida e obras de Paulo Freire. Método Paulo Freire. Educação Libertadora como uma epistemologia da educação. As bases teóricas e práticas da Pedagogia do Oprimido. Didática Freiriana. Educação Popular, os movimentos de alfabetização de jovens e adultos. Relação entre a Pedagogia do oprimido, a Filosofia da Libertação e a Teologia da Libertação na América Latina.

2 créditos |30 horas | Código: 70830713 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Perspectivas teórico-metodológicas da formação de professores na contemporaneidade: na racionalidade técnica e prática. O professor pesquisador. O intelectual transformador, o profissional com autonomia e o professor reflexivo.

3 créditos |45 horas | Código: 70830165 | Ementa atualizada em: 26/04/2012

Estratégias de investigação e técnicas de coleta de dados/geração de materialidades empíricas. Análise e interpretação de resultados de pesquisa. Escrita acadêmica enquanto gênero textual. Elementos constitutivos dos projetos em preparação à qualificação da tese de doutorado. Análise dos projetos de tese dos doutorandos.

2 créditos |30 horas | Código: 70830973 | Ementa atualizada em: 31/08/2023

Políticas de inclusão e governamentalidade. Inclusão, gerenciamento de riscos e governamento das diferenças. Processos de inclusão e exclusão.

2 créditos |30 horas | Código: 70830969 | Ementa atualizada em: 31/08/2023

Orientação de tese no Doutorado em Educação

12 créditos |180 horas | Código: 70830974 | Ementa atualizada em: 31/08/2023

Alunos de Mestrado

Abimaely Marin
Adriana Aparecida Grando
Alessandra Maria Pavi Trombini
Andrei Zandoná Bollis
Andressa Fernanda Fortes
Cassiane Sangaletti
Claudia Zimermann Zolette
Dayane Alves Moresco
Gisele de Paula Silveira
Giseli Blasi
Graciele Crestina Grosbelli Schumann
Ivonete Maciel
Juliana Alves Pereira
Kairo Madah da Costa Moraes
Karen Cristina Kunze Pezzini
Letícia de Arruda Correa
Maicon William Paludo
Oeliton Vieira Fortes
Simone Maestri
Taíse Marin Ramos
Tatiani Bruch Luzi
Thalia Stéfany Outeiro Campos
Dyonathan de Morais
Maiara Olkoski

Ana Luiza Markendorf Bergamini
Damiana Fernandes de Melo
Dirlei Salete do Amaral Brancher..
Elizangela Felipi
Fabiana Lucia Agostini
Fernanda Patrícia Schoeninger
Iqueia Maria Canalli Ebbing
Ivane Beatriz Martins
Jéssica Luana da Costa
Joaquina Jymi Fej da Silva
Juliane Cristiane Toffoli
Luiz Antonio Garcia
Nara Celiane Britto
Otoniel Mendes
Rafaela Ferreira Girotto
Robison Risso
Rosicler Aparecida Lazzarotto
Simone Tatiana Menoncin
Vania Fatima Vassoler
Andréia Vitória Trevisol Orso
Ângela Karina Martins
Claudia Cella
Ilizeide Mari Ioris
Inês Sabka
Jane Lúcia Pereira Vanin
Jolice Maria Fioreli Camillo

Eduarda Luiza d'Avila
Flávia Sanagiotto
Marina de Oliveira Ballan

Ana Cristina Leguiça Madeira Lamaison
Fabiana Elora do Nascimento

Alunos de Doutorado

Everton de Souza
Getúlio Narsizo
Iuri Mailo Parisotto
Joana Maria de Moraes Costa
Maike Elize Techio
Márcia Giesel Zamadei
Marizete Lemes da Silva Matiello
Suzi Laura da Cunha

Alunos de Mestrado

Abegair Farias de Lima
abegairfarias@yahoo.com.br

Ana Paula Guimarães
anapaulaguimaraes54@hotmail.com

Bruna Rauber Bauermann
bruna_b@unochapeco.edu.br

Danieli Bremm
danibremm@unochapeco.edu.br

Genilse da Silva Costa
genilse.costa@unochapeco.edu.br

Iuri Mailo Parisotto
iuri.parisotto@unochapeco.edu.br

Letícia Maria Rebelatto
letimaria@unochapeco.edu.br

Márcia Giesel Zamadei
marcia_giesel@yahoo.com.br

Paulo Cezar Martins
fcdpaulo@hotmail.com

Rafael Ludwig
raludwig@hotmail.com

Sara de Moura
saramoura@unochapeco.edu.br

Volmir Antonio Lange
volmir.lange@unochapeco.edu.br

Andréia Migliorini Rosetto
dethi2@yahoo.com.br

Bernard Guedes Dariva
bernard.dariva@gmail.com

Bruno Huffel de Lima
bhuffel@gmail.com

Daisa Pompéo Cordazzo
daisapompeo@unochapeco.edu.br

Edilvania de Paula dos Santos
edilvania.santos@unochapeco.edu.br

Edson Cecchetti
edson@unochapeco.edu.br

Fabiane Schonell Roman
fabiroman@unochapeco.edu.br

Fernanda Carla Dias Vicenzi
fernanda.dvicenzi@gmail.com

Kariane Batistello
kariane.b@unochapeco.edu.br

Katia Medianeira Barroso da Silva
silva.katia@unochapeco.edu.br

Lariane Fedrigo
lariane@unochapeco.edu.br

Renata Signor
resig@unochapeco.edu.br

Simone de Oliveira Batista Cuchi
simonearte2004@yahoo.com.br

Suzamara Medeiros Auler
suzzampr@hotmail.com

Tania Maria Perin
tani.mariaperin@hotmail.com

Vanderleia Santolin
leiasantolin@unochapeco.edu.br

Adroaldo Antonio Fidelis
aafidelis@unochapeco.edu.br

Aleandra Defaveri Cristova
alecristova@unochapeco.edu.br

Ana Maria Pereira Puton
anampp@unochapeco.edu.br

Andréia Stochero Binelo
binelo@unochapeco.edu.br

Bruna Joanna Menegazzo da Silva
brunaj.menegazzo@yahoo.com.br

Charlene Pereira Nunes
charlene.pereira@unochapeco.edu.br

Daiane Altenhofen
daya_tita@hotmail.com

Greicy Gadler Lang
greicygadler@yahoo.com.br

Jaílson Bonatti
jailson.1bio@gmail.com

Larissa Henrique
larissahenrique@unochapeco.edu.br

Liana Sonza
lianasz@unochapeco.edu.br

Luciana Fatima Narcizo
lucy_narcizoo12@unochapeco.edu.br

Luiz Lopes Lemos Junior
luizllj@unochapeco.edu.br

Milene da Silva Oliveira
mileoliveira@unochapeco.edu.br

Neuzair Cordeiro Peiter
neuzair@unochapeco.edu.br

Patrícia Grando
patiy@unochapeco.edu.br

Solange Ciqueira Haetinger
cpedagogia@unochapeco.edu.br

Vânia Dalla Rosa
vaniadalla@unochapeco.edu.br

Ana Paula Dal Santo
anadalsanto@gmail.com

Elisa Christina Ferreira
elisaferreira770@unochapeco.edu.br

Evanete Antunes Ferreira
evanete_homail.com@unochapeco.edu.br

Getúlio Narsizo
kaingangue@gmail.com

Giovana Boicko Poli
giovanaboicko@yahoo.com.br

Gisele dos Santos
gibanes@gmail.com

Jacinta Lúcia Rizzi Marcom
jacinta.marcom@ifsc.edu.br

Jesse Budin
jessebudin@hotmail.com

Juliane Janaina Leite Brancher
julianabrancher@unochapeco.edu.br

Jussani Derussi
jjjderussi@gmail.com

Laise Ziger
laiseziger@unochapeco.edu.br

Marcilei da Silva Bender
marcisilva@unochapeco.edu.br

Marta Zanette
martinhazanette@hotmail.com

Paulo Roberto Dalla Valle
paulodallavalle@unochapeco.edu.br

Rodolfo Ferreira Pinheiro
rodolfofpinheiro@hotmail.com

Sandy Carla Pilatti
sandycarla@unochapeco.edu.br

Silvana Teresinha Bernieri
silvanabernieri@hotmail.com

Taise Dall'asen
taisedallasen@hotmail.com

Vania Salete Cassol Daga
vaniasale@yahoo.com.br

Zenaide Borre Kunrath
pzenaideborre@hotmail.com

Alcione Ziliotto
alcionez@unochapeco.edu.br

Carine Kaufmann
carikaufmann@hotmail.com

Celoy Aparecida Mascarello
celomascarello@yahoo.com.br

Claudemir Stanqueviski
stanqueviski@gmail.com

Cleide Terezinha Neumann Feil
cleideneumann@unochapeco.edu.br

Cleonice Lazzarotto
cleolazzarotto@unochapeco.edu.br

Cristiana Padilha
cris_p@unochapeco.edu.br

Gina Zanini
ginazanini@gmail.com

Ingrid Gehlen Felkl
ingridf@unochapeco.edu.br

Ivanete Maria Weber
galegaw@yahoo.com.br

Jagson Isandro Gross
tiogross@gmail.com

Janaína Corá
janainacora@unochapeco.edu.br

Josiane Crusaro Simoni
josicrusaro@unochapeco.edu.br

Juliana Aparecida Giongo
julianagiongo@unochapeco.edu.br

Maria de Souza
marialuzia@unochapeco.edu.br

Paulo Ramos dos Santos
tenramo@hotmail.com

Tiago de Macedo
tiago.iemenino@gmail.com

Aline Fernandes dos Santos
alineef@unochapeco.edu.br

Ana Paula Antonello
anapaulaantonello@unochapeco.edu.br

Aryana Lúcia Rech
aryana@unochapeco.edu.br

Camila Lorenzoni
camilal@unochapeco.edu.br

Daiana de Nez Moura
danynha_m@unochapeco.edu.br

Daniela da Silva
danidasilva@unochapeco.edu.br

Daniela Dal-Cin
danieladc@unochapeco.edu.br

Eduarda Moro
eduardamoro@unochapeco.edu.br

Harold Wentz Biasuz
harold@unochapeco.edu.br

Ivan Luís Schwengber
ivan.s@unochapeco.edu.br

Jandrei José Maciel
jandreimaciel@unochapeco.edu.br

Jane Acordi de Campos
janecampos@unochapeco.edu.br

Joce Daiane Borilli Possa
joceborilli@gmail.com

Ketherine Nardi
chuckety@unochapeco.edu.br

Luciane da Rosa
lurosa@unochapeco.edu.br

Mauricy Pace de Paula Dias
mauricy@unochapeco.edu.br

Mônica Tessaro
m_tessaro@unochapeco.edu.br

Valnei Brunetto
valnei@unochapeco.edu.br

Alcione Maria Bevilacqua
alcione.qbo@gmail.com

Claudiomiro da Silva
claudiomiro07@hotmail.com

Franciele Santos de Lima
pola@unochapeco.edu.br

Francieli Fabris
francielifabris@unochapeco.edu.br

Ieda Pertuzati
ieda.pertuzatti@unochapeco.edu.br

Ivete Helbing da Rosa
iveter@unochapeco.edu.br

Joana Maria de Moraes Costa
joana@unochapeco.edu.br

Juliana Gorczveski Rabaioli
juligs@unochapeco.edu.br

Juliano Vitoria Domingues
juliano.tche@gmail.com

Justiani Hollas
justiani@unochapeco.edu.br

Juvir Cerejo
cerejojo@unochapeco.edu.br

Kurlan Frey
kurlan.frey@unochapeco.edu.br

Locenir Tereza de Moura Selivan
mouraloci@gmail.com

Marinês Rosa Palavicini Sotili
marines.s@unochapeco.edu.br

Roberta Knapik Brum
brumrknapik@gmail.com

Rosilei Gugel Ficagna
rosilei.ficagna@unochapeco.edu.br

Sandra Maria Zardo Morescho
samaza@unochapeco.edu.br

Simone Ruppenthal
ruppenthal@unochapeco.edu.br

Zenaide Collet
zenacollet@gmail.com

Alan David Evaristo Panizzi
alanpanizzi@gmail.com

Ana Paula Narsizo
narcisoana@unochapeco.edu.br

Anderson Luchese
andersonluchese@unochapeco.edu.br

Angelica Madela
angelicamadela@unochapeco.edu.br

Bruna Larissa Cecco
brunacecco@unochapeco.edu.br

Cintia Marcia da Silva Guisso
cintiamarcia@unochapeco.edu.br

Daniane Fátima Quadrado Caminero
daniane_ca@unochapeco.edu.br

Fabio Daniel Vieira
fabiodani@unochapeco.edu.br

Fernanda Aparecida de Mello
femello@unochapeco.edu.br

Giovana Didoné Piovezana
giovana@unochapeco.edu.br

Itacir Carlos Valmorbida
itacircarlos@unochapeco.edu.br

Jamile Dal-Cin
jamiledalcin@unochapeco.edu.br

Jaqueline Ariane Pereira da Silva
jaque.ariane@unochapeco.edu.br

Juliana Aparecida Golfe Rauber
jrauber@colegiosmaristas.com.br

Junior Jonas Sichelero
xike@unochapeco.edu.br

Romildo Ricardo Ramlow
romildo.ramlow@unochapeco.edu.br

Sandra de Avila Farias Bordignon
sandra.bordignon@uffs.edu.br

Valdemir Antonio de Oliveira
mano_pc@yahoo.com.br

Ana Karina Brocco
anakb@unochapeco.edu.br

Cláudia Aparecida dos Santos
claudiasartes@unochapeco.edu.br

Cristian Cipriani
criz_hc@unochapeco.edu.br

Daniele Simoneti
danisim@unochapeco.edu.br

Elci Schroeder Lucachinski
elci@unochapeco.edu.br

Eliane Ludwig
ludwig12@unochapeco.edu.br

Eliane Pereira
liamp@unochapeco.edu.br

Jacira Souza Medronha
medronha@unochapeco.edu.br

Nadia Cristina Picinini Pelinson
ndpelinson@hotmail.com

Natanaél Feijó
natanaelf@unochapeco.edu.br

Patricia Cristina Gris
pathygris@unochapeco.edu.br

Rosemeri Santin
rosemerisantin@hotmail.com

Vanderlei Smaniotto
prof_smaniotto@yahoo.com.br

Zenaide Inês Schmitz
zenaideschmitz32@gmail.com

Ana Paula Rohrbek Chiarello
anapaula.rc@unochapeco.edu.br

Claudia Simone Fantin
claudiafantin@unochapeco.edu.br

Cleudete Maria Amorin
cleumaria@unochapeco.edu.br

Daiane Christ
daia_c@unochapeco.edu.br

Deizi Domingues da Rocha
deizirocha@unochapeco.edu.br

Ediana Maria Mascarello Finatto
ediana@unochapeco.edu.br

Eliston Terci Panzenhagen
elistonterci@hotmail.com

Franciele Eleide Kuhn
fran.fran@unochapeco.edu.br

Gilberto Oliari
gilba@unochapeco.edu.br

Jaqueline Reni Loss
jkl@unochapeco.edu.br

Julcéia Carmen Kroth Gheller
julceia@unochapeco.edu.br

Lucile da Rosa Francescato
lucile@unochapeco.edu.br

Michelle Luísa Romani Fassina
Milurf78@gmail.com

Monica Maria Tourinho Oldiges
monimaria@unochapeco.edu.br

Suzi Laura da Cunha
suzilc@unochapeco.edu.br

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação oferece vagas em disciplinas isoladas (aluno especial). A seleção é realizada semestralmente, considerando as normas do Programa, por meio de edital específico. 

 

No caso de posteriormente o candidato ingressar no Programa como aluno regular, poderão ser aproveitados créditos cursados como aluno especial, conforme previsto no regulamento do programa. O fato de cursar disciplinas isoladas não garante o ingresso como aluno regular devendo o candidato submeter-se ao processo seletivo discente, realizado anualmente.

 

Para inscrever-se nesta modalidade, o candidato deverá contemplar as informações do edital e entregar os documentos abaixo relacionados:

 

I - formulário de inscrição devidamente preenchido (anexo do edital);

II - cópia légivel do documento de Identidade e do CPF (no caso de o candidato ser estrangeiro, deverão ser apresentados os documentos exigidos pela legislação específica);

III - cópia legível da Certidão de Nascimento ou Casamento;

IV - cópia légivel  da Quitação com o Serviço Militar;

V - cópia legível do Título Eleitoral;

VI - comprovante (legível) da última votação ou declaração de quitação eleitoral expedida no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral);

VII - comprovante (legível) de vacinação contra rubéola para mulheres até 40 anos;

VIII - comprovante (legível) de residência atualizado;

IX - cópia legível do Diploma do Curso de Graduação;

X - cópia legível do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

XI - Curriculum vitae devidamente documentado  (não é necessário autenticar as cópias).

 

 

 

 

 

 

 

SOLICITAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DO PROJETO (Dissertação/tese)

 

Preencher na íntegra o formulário de agendamento da qualificação do projeto da dissertação/tese (em conformidade com as informações solicitadas) e encaminhar a Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu com no mínimo 20 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.

 

Formulário agendamento qualificação do projeto da dissertação/tese

 

 

 

SOLICITAÇÃO DA DEFESA (Dissertação/tese)

 

Preencher na íntegra o formulário de agendamento da defesa da dissertação/tese (em conformidade com as informações solicitadas) e encaminhar a Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu com no mínimo 30 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.

 

Formulário agendamento de defesa da dissertação/tese

 

 

 

ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO/TESE

 

Dentro do prazo regimental, 60 dias após a defesa da dissertação e 90 dias após a defesa da tese, o estudante deverá encaminhar à Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu os documentos abaixo relacionados para os trâmites de homologação da dissertação/tese junto ao Colegiado e posterior encaminhamentos de emissão do diploma:

 

1) Ficha catalográfica: o encaminhamento da confecção da ficha catalográfica é de responsabilidade do(a) estudante. Para isso, o estudante deverá procurar profissional habilitado (profissional com CRB/Conselho Regional de Biblioteconomia ou Biblioteca de outras Instituições de Ensino).

 

A ficha catalográfica deve ser inclusa no corpo da dissertação/tese final.

 

2) Dissertação/tese: deverá ser entregue uma cópia da dissertação/tese final em seu formato integral (em pdf) conforme a normatização do Programa, incluindo, no corpo da dissertação/tese final, a capa da dissertação/tese, a ficha catalográfica e a folha de aprovação final da dissertação/tese (preenchida e assinada somente pelo orientador e coordenador do Programa).

 

Capa da dissertação

 

Folha de aprovação da dissertação/tese*

 

*O estudante deverá preencher a folha de aprovação final de acordo com as informações solicitadas, coletar somente as assinaturas do(a) orientador(a) e coordenação, e posteriormente, inseri-la no corpo da dissertação/tese final.
 

Observação: Na folha de aprovação da dissertação/tese, a Instituição (de origem) do membro que participou da banca é a Instituição de onde desenvolve/desempenha as suas atividades profissionais.

 

3) Submissão do(s) artigo(s)

 

Para mestrado: deverá contemplar a entrega de comprovante de submissão de pelo menos um artigo científico em periódico Qualis Capes estrato superior, em coautoria com o respectivo orientador. Caso o estudante seja bolsista, verifique também o regramento da sua modalidade de bolsa de estudo quanto à submissão do(s) artigo(s).

 

Para doutorado: deverá contemplar a entrega de comprovante de submissão de pelo menos dois artigos científicos em periódico Qualis Capes estrato superior, em coautoria com o respectivo orientador. Caso o estudante seja bolsista, verifique também o regramento da sua modalidade de bolsa de estudo quanto à submissão do(s) artigo(s).

 

4) Declaração de conferência da dissertação/tese:  deverá ser entregue uma cópia da declaração de conferência, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo(a) orientador(a).

 

5) Licença do autor: deverá ser entregue uma cópia da licença do autor, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo(a) estudante.

 

 

Normatização estrutura da dissertação

 

 

Após os trâmites de homologação da dissertação/tese em Colegiado, a Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu encaminhará os documentos à Secretaria Acadêmica para os trâmites finais da emissão do diploma.O estudante será informado da retirada do diploma junto à Central de Relacionamento. Não serão encaminhados diplomas via correio.

 

 

 

 

 

 

 

Whatsapp Image