Minha Uno
Menu Busca
Mestrado em Ciências Contábeis e Administração - nova identidade 2022 - 840x200

 

A proposta do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis e Administração origina-se da sinergia que acompanha o histórico dos cursos de graduação de Ciências Contábeis e de Administração desde a sua criação na Unochapecó, em 1974. Embora com concepções diferentes na sua estrutura curricular, as semelhanças na sua gestão e operacionalização aproximaram os docentes dos dois cursos, especialmente os de tempo integral na Instituição. As ações vão desde a preocupação com a qualidade do ensino até as demandas do mercado. Isso levou o grupo a unir esforços também em termos de projetos conjuntos.

 

Esta interface se observa na definição da área de concentração do Curso, denominada Controladoria e Gestão Organizacional. A área de concentração foi concebida no pressuposto de que as pesquisas e práticas da Controladoria e da Gestão Organizacional, apesar das suas especificidades, possuem entrelaçamentos teórico-empíricos. A Controladoria precisa consubstanciar o processo de gestão, tanto para finalidades internas como externas, com informações necessárias para alcançar os objetivos da organização. Esta instrumentalização implica investigar e compreender os conceitos e a articulação dos elementos inerentes à Gestão Organizacional. 

O objetivo principal do Programa é formar pesquisadores e professores munidos de capacidade de análise e de reflexão com vistas à produção e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias, particularmente nas áreas de controladoria e gestão organizacional.

 

De forma específica, objetiva-se:

 

(i) formar pesquisadores, professores e especialistas de elevado nível de conhecimento, no âmbito das Ciências Contábeis e da Administração;

(ii) promover estudos avançados e sistemáticos na área das Ciências Contábeis e da Administração, com ênfase em Controladoria e Gestão Organizacional;

(iii) fomentar a realização de pesquisas que promovam o desenvolvimento da Ciência Contábil e da Administração e a difusão desses conhecimentos.

 

Regime didático

 

Os discentes devem cumprir 30 (trinta) créditos, compreendendo 24 (vinte e quatro) créditos de disciplinas e 06 (seis) créditos da dissertação.

Para integralizar os 24 (vinte e quatro) créditos de disciplinas, o discente deve cursar as 03 (três) disciplinas obrigatórias da área de concentração (07 créditos), a disciplina obrigatória da sua linha de pesquisa (03 créditos) e mais 14 (quatorze) créditos de disciplinas optativas e/ou atividades equivalentes a disciplinas optativas.

Ao final do curso, serão computados 06 (seis) créditos relativos às atividades desenvolvidas na elaboração da dissertação.

 

Coordenador: Prof. Sady Mazzioni

E-mailppgcca@unochapeco.edu.br 

 

 

Linha 1: Contabilidade e Controle de Gestão

A linha de pesquisa de Contabilidade e Controle de Gestão focaliza estudos e pesquisas que tratam da utilização da informação contábil nos mecanismos de controle de gestão das organizações.

 

Linha 2: Gestão e Inovação em Cadeias de Suprimentos

A linha de pesquisa de Gestão e Inovação em Cadeias de Suprimentos focaliza estudos e pesquisas que tratam da escolha de mecanismos de controle e planejamento e os impactos na inovação em cadeias de suprimentos.

Processo Seletivo Discente 2023_Campus São Lourenço do Oeste

 

Confira o edital aqui.

 

 

Processo Seletivo Discente 2023_Campus Chapecó

 

Confira o edital aqui.

 

Bolsas de estudos

As modalidades de bolsas de estudos destinadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unochapecó estão contempladas junto aos editais dos processos seletivos no item "Bolsas de Estudo".

  • Mestrado
  • Chapecó e São Lourenço do Oeste
  • Coordenador

    Sady Mazzioni

  • E-mail

    ppgcca@unochapeco.edu.br

  • Telefone

    (49) 3321-8090

Evolução do pensamento contábil. Teoria da contabilidade à luz da normatização e regulamentação contábil. Pesquisa positiva e normativa. Teoria da Agência: Conflito de agência e assimetria informacional. Teoria da Evidenciação. Teoria dos Stakeholders. Teoria da Contingência. Teoria da estruturação. Teoria da Legitimidade. Teoria Institucional. Teoria Baseada em Recursos.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200436 | Ementa atualizada em: 05/08/2021

Métodos de Custeio e Análise de Custos. Custo de oportunidade. Custos da Qualidade. Kaizen. Teoria das restrições. Custo meta. Custeio Baseado em Atividades (ABC). Custeio Baseado no Tempo e Invertido por Atividade (TDABC). Logística Reversa. Custo para servir e análise de rentabilidade de cliente. Formação de Preço de Vendas. Custos em Empresas Prestadoras de Serviços. Custos no Setor Público.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200437 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Governança corporativa: princípios, mecanismos, modelos e tendências. Controladoria: estrutura conceitual e ambiente organizacional. As interconexões da Governança Corporativa e da Controladoria com a Gestão de Riscos Corporativos, os Controles Internos e o Compliance. Controlaria e o processo de planejamento organizacional. Controle orçamentário e financeiro. Governança da informação.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200960 | Ementa atualizada em: 05/08/2021

Estudo de Tópicos Avançados em Contabilidade Societária. CPCs e IFRS: Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade, Ativos Imobilizados, Ativos Intangíveis, Redução ao Valor Recuperável dos Ativos, Ajuste de Avaliação Patrimonial, Operações de Arrendamento Mercantil. Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado. Reorganização Societária


3 créditos | 45 horas | Código: 60200425 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Estratégias de gestão e implementação de inovação. Modelos de inovação. Inovação em gestão. Inovação digital. Inovação em serviços. Economia da inovação industrial. Sistemas de inovação e infraestrutura de pesquisa. Ecossistema de inovação. Auditoria em inovação. Mensuração da inovação. Parques Científicos e Tecnológicos. Transferência de tecnologia e inovação. Cooperação universidade-empresa. Manual de OSLO. Inovação para sustentabilidade e inovação verde.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200430 | Ementa atualizada em: 05/08/2021

Visão geral de finanças. Decisões de investimento: avaliação de títulos e ações e técnicas de análise de investimento. Risco e retorno e modelos de precificação de ativos. Decisões de financiamento: custo e estrutura de capital. Decisões de dividendos: políticas de dividendos.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200429 | Ementa atualizada em: 05/08/2021

Teoria e Pesquisa em Gestão Estratégica. Estratégia Competitiva. Escolas de Estratégia. Teoria Baseada em Recursos. Teoria das Capacidades Dinâmicas. Competência Central e Evolução da Estratégia. Modelo do Processo de Internacionalização de Uppsala. Paradigma Eclético. Teoria de Internalização e Multinacionais. Nascidas Globais e Teoria de Negócios Internacionais.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200961 | Ementa atualizada em: 05/08/2021

A Nova Economia Institucional. Desenvolvimento, inovação e Gestão de Cadeias de Suprimentos. O enfoque da Cadeia Global de Valor. Abordagens conceituais de cadeias produtivas. Estruturas de governança em cadeias produtivas. Competitividade e sua relação com as estruturas de governança. Formas de reorganização industrial.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200958 | Ementa atualizada em: 05/08/2021

Alunos de Mestrado

Bruna Luisa Werlang
Douglas Nodari
Everton Henn
Juliana Fatima Kempka
Ketlin Stumpf Pinto
Leocadia Candido da Silva
Leonardo Roberto Grellmann
Tatiana Fatima Golfe
Thiago Arantes Chagas

Anacleto Kronbauer Junior
Anelize Lopes Vieira
Eduarda Capeleti
Fabiano Gnoato
Franciele de Moura
Josiane Aline da Silva
Kachirí Vitória Noara Farias
Leonei Rother
Marcio Gobbato
Matheus Emilio Vailon
Natália Barbosa
Rafael Santin Scheffer
Renata Pesente
Renata Scalsavara

Camila Ascari
Clademir Teixeira
Luiz Irajá Alves de Lima
Noele Martinuzo Rodolfo

Lindomar de Togni

Amanda Bilibio
Kermis Marins Silva
Leonardo João Tombini

Alunos de Mestrado

Emanuele Deloni dos Santos Felix
emanuele.delonifelix@gmail.com

Fernanda Prigol Valmorbida
fernandaprigoll@outlook.com

Júlio Cesar Dresch
jcdresch@unochapeco.edu.br

Lauriany Barboza Kisata
lauriany.kisata@unochapeco.edu.br

Rodrigo Celso Gheno
rodrigogheno@hotmail.com

Adriéli Flávia Tonello
adrieliflavia.psico@gmail.com

Ana Cláudia Deconto
anaclaudiadeconto@outlook.com

Anderson Conte
anderson.conte@unochapeco.edu.br

Cheila Nunes dos Santos
cheilasantoscont@gmail.com

Elisangela Piasentini
elipiasentini@unochapeco.edu.br

Francieli Diane Merlin Caresia
frandi@unochapeco.edu.br

Gabrielle Secchi Höhn
gabrielle-hohn@hotmail.com

Igor Martinho Fregonese Barros
igormfbarros@gmail.com

Renato Francisco Habas
renatohabas@unochapeco.edu.br

Vaine Maria Folle Mattiello
vaine.matiello@unochapeco.edu.br

Cristian Rebonatto
cristianrebonatto@unochapeco.edu.br

Diones Kleinibing Bugalho
dines.bugalho@unochapeco.edu.br

Dyeniffer Packer Eigenstuhler
dyeniffer.packer@hotmail.com

Francieli Pacassa
francielipacassa@unochapeco.edu.br

Iane Emanuelle Medeiros Gomes de Brito
ianegomes@unochapeco.edu.br

Naline Tres
nalinetres@unochapeco.edu.br

Andréa Cristina Silva Falcão
andrea.s.falcao@gmail.com

Andressa Aparecida Zanrosso Kerkhoff
andressa.k@unochapeco.edu.br

Carlos Roberto Biazotto
carlosctb_2004@hotmail.com

Cassius Alexandre Geremia
cassius@unochapeco.edu.br

Daniela Carine Schmitt
danielacarine@yahoo.com.br

Evandro Juttel
juttelevandro@gmail.com

Jefferson Dangui da Silva
ctb@dangui.com.br

Odair Schmidt
odaximite@gmail.com

Raphael Martini
raphaelmartini@unochapeco.edu.br

Rodrigo José Schrainer
RSCHRAINER@GMAIL.COM

Rudimar Gotardo
rudimar.gotardo@unochapeco.edu.br

Silvana Veroneze
silvanaveroneze@gmail.com

Willyam Carlos Pederssetti
willyam@unochapeco.edu.br

Ana Julia Batistella
ana.batistella@unochapeco.edu.br

André Carlos Einsweiller
einsweiller@unochapeco.edu.br

Claudia Dalla Porta
claudia.porta@unochapeco.edu.br

Francielle Corazza
corazza@unochapeco.edu.br

Gabriela Bertoletti Johann
gabriela.johann@unochapeco.edu.br

Geovane Danieli Tavares
geovane_tavares@hotmail.com

Kelly Katiuça Patel
kellypatel@unochapeco.edu.br

Lucas Antônio Vargas
lucasvargas@unochapeco.edu.br

Maria Regina Martinazzo
mreginamartinazzo@unochapeco.edu.br

Rodrigo Menegon
menegon7691@yahoo.com.br

Wanderlan Praia Gomes
praiagomes@hotmail.com

Camila Paulus Link
cplink@unochapeoc.edu.br

Daniéla Pesamosca
dani1107@unochapeco.edu.br

Evelise de Souza Auler
eveliseauler@autlook.com

Fabio Bulegon
fabiobulegon@unochapeco.edu.br

Júlio Alex Ferreira
julioalex90@hotmail.com

Marcelo Nardi
mcenardi@unochapeco.edu.br

Natália da Silva Schio
n.schio@unochapeco.edu.br

Ney Gonçalves da Silva Júnior
ir.ney@hotmail.com

Raquel Sirtulli
raquel.sirtulli@hotmail.com

Silvano Dresch
dresch@unochapeoc.edu.br

Silvete Móterle
silvete@unochapeco.edu.br

Simone Machado Deon
simonem@unochapeco.edu.br

Sirlene Koprowski
sirlene.koprowski@unochapeco.edu.br

Vanessa Isabel de Marco Canton
vanessa.contan@udesc.br

Viviane Krein
vivianekrein@hotmail.com

Alex Borsoi
alexborsoi@unochapeco.edu.br

Aline Luiza Brusco Pletsch
aline.brusco@live.com

Ana Claudia Lara Prado
anaclaudialaraprado@gmail.com

Anderson Machado Pereira
andersonpereira@unochapeco.edu.br

Angela Paula Muchinski Bonetti
angelabonetti@unochapeco.edu.br

Anni Kellen Cunico
anni@unochapeco.edu.br

Ariberto Dalchiavon
ariberto@unochapeco.edu.br

Daiane Deon Borsoi
daia_deon@unochapeco.edu.br

Denise Rose Bracht Fank
denisefank@unochapeco.edu.br

Éder Luís Heberle
eder.heberle@unochapeco.edu.br

Elizangela Maria Pas Menegon
elizangela.menegon@unochapeco.edu.br

Esmael Rossetto Bernardi
esmael.adm@unochapeco.edu.br

Evanilde Gollo Cordazzo
evanilde@unochapeco.edu.br

Gilvane Scheren
acsa_aux1@unochapeco.edu.br

Ivanir Rufatto
rufatto@unochapeco.edu.br

Ivonez Xavier de Almeida
ivonez.almeida@unochapeco.edu.br

Leani Lauermann Koch
leani@unochapeco.edu.br

Leidiane Andreola Dalla Vecchia
leidiane.vecchia@unochapeco.edu.br

Andre Mateus Bertolino
andre.bertolino@unochapeco.edu.br

Andréa Bencke Zambarda
zambarda@unochapeco.edu.br

Cristina Vaccari
crisvaccari@unochapeco.edu.br

Denise Isabel Rizzi
deniserizzi@unochapeco.edu.br

Duilio Pedro Schaefer Júnior
duilio@unochapeco.edu.br

Evandro Bonetti
ebonetti@unochapeco.edu.br

James Antonio Antonini
jaa@unochapeco.edu.br

Jocimar Vazocha Wescinski
joci@unochapeco.edu.br

José Valci Pereira Rios
jvprios@unochapeco.edu.br

Jovani Lanzarin
jovani@unochapeco.edu.br

Larissa Lappe
larissa.lappe@unochapeco.edu.br

Marielly Warmeling Laucsen Martins
marielly@unochapeco.edu.br

Raul Távora
zacarias.tavora@uffs.edu.br

Tais Daiane Soares Assumpção Bianchet
taiss@unochapeco.edu.br

Tiago Francisco de Camargo
tiago.camargo@unochapeco.edu.br

Profª. Dra. Caroline Keidann Soschinski - Doutora em Ciências Contábeis e Administração - FURB
carolinesoschinski@unochapeco.edu.br


Prof. Dr. Claudio Alcides Jacoski - Doutor em Engenharia de Produção - UFSC
claudio@unochapeco.edu.br


Profª. Dra. Cleunice Zanella - Doutora em Administração - UFSC
cleunice@unochapeco.edu.br


Prof. Dr. Cristian Baú Dal Magro - Doutor em Ciências Contábeis e Administração - FURB
crisbau@unochapeco.edu.br


Prof. Dr. Givanildo Silva - Doutor em Ciências Contábeis e Administração - FURB
givanildo.silva@unochapeco.edu.br

 

Profª. Dra. Juliana Fabris - Doutora em Administração - UNOESC
julianafabris@unochapeco.edu.br

 

Profª. Dra. Mara Vogt - Doutora em Ciências Contábeis e Administração - FURB
mara.v@unochapeco.edu.br

 

Prof. Dr. Mauricio Leite - Doutor em Ciências Contábeis e Administração – FURB
mauricio.leite@ymail.com

 

Prof. Dr. Rodrigo Barichello - Doutor em Engenharia da Produção – UFSC
rodrigo.b@unochapeco.edu.br

 

Prof. Dr. Sady Mazzioni - Doutor em Ciências Contábeis e Administração – FURB
sady@unochapeco.edu.br

 

 

Docente colaborador

 

Profª. Dra. Larissa de Lima Trindade - Doutora em Ciências Humanas - UFSC
larissa.trindade@uffs.edu.br

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis e Administração oferece vagas em disciplinas isoladas (aluno especial). A seleção é realizada semestralmente, considerando as normas do Programa, por meio de edital específico. 

 

No caso de posteriormente o candidato ingressar no Programa como aluno regular, poderão ser aproveitados créditos cursados como aluno especial, conforme previsto no regulamento do programa. O fato de cursar disciplinas isoladas não garante o ingresso como aluno regular devendo o candidato submeter-se ao processo seletivo discente, realizado anualmente.

 

Para inscrever-se nesta modalidade, o candidato deverá contemplar as informações do edital e entregar os documentos abaixo relacionados:

 

I - formulário de inscrição devidamente preenchido (anexo do edital);

II - cópia légivel do documento de Identidade e do CPF (no caso de o candidato ser estrangeiro, deverão ser apresentados os documentos exigidos pela legislação específica);

III - cópia legível da Certidão de Nascimento ou Casamento;

IV - cópia légivel  da Quitação com o Serviço Militar;

V - cópia legível do Título Eleitoral;

VI - comprovante (legível) da última votação ou declaração de quitação eleitoral expedida no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral);

VII - comprovante (legível) de vacinação contra rubéola para mulheres até 40 anos;

VIII - comprovante (legível) de residência atualizado;

IX - cópia legível do Diploma do Curso de Graduação;

X - cópia legível do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

XI - Curriculum vitae devidamente documentado  (não é necessário autenticar as cópias).

 

Confira o edital em Documentos úteis.

 

 

 

SOLICITAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO

 

Preencher na íntegra o formulário de agendamento da qualificação da dissertação (em conformidade com as informações solicitadas) e encaminhar a Divisão de Pós-Graduação stricto sensu com no mínimo 20 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.

 

Formulário agendamento da qualificação da dissertação

 

 

SOLICITAÇÃO DA DEFESA

 

Preencher na íntegra o formulário de agendamento da defesa da dissertação (em conformidade com as informações solicitadas) e encaminhar a Divisão de Pós-Graduação stricto sensu com no mínimo 30 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.

 

Formulário agendamento de defesa da dissertação

 

 

ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO

 

Dentro do prazo regimental (60 dias após a defesa da dissertação) o estudante deverá encaminhar à Divisão de Pós-Graduação stricto sensu os documentos abaixo relacionados para os trâmites de homologação da dissertação e posterior emissão do diploma:

 

a) Ficha catalográfica: o encaminhamento da confecção da ficha catalográfica é de responsabilidade do(a) estudante. Para isso, o estudante deverá procurar profissional habilitado.Para isso deverá procurar profissional habilitado (profissional com CRB/Conselho Regional de Biblioteconomia ou Biblioteca de outras Instituições de Ensino).

 

A ficha catalográfica deve estar inclusa no corpo da dissertação final.

 

b) Dissertação/trabalho final: deverá ser entregue uma cópia da dissertação final em pdf,  conforme a normatização do Programa, incluindo, no corpo da dissertação final, a capa da dissertação, a ficha catalográfica e a folha de aprovação da dissertação final (preenchida e assinada somente pela coordenação do Programa).

 

Capa da dissertação

 

Folha de aprovação final da dissertação*

 

*O estudante deverá preencher a folha de aprovação final de acordo com as informações solicitadas, coletar somente a assinatura da coordenação, e posteriormente, inseri-la no corpo da dissertação final.

 

Observação: Na folha de aprovação final, a Instituição do membro que participou da banca é a Instituição de onde desenvolve/desempenha as suas atividades profissionais.

 

c) Submissão do artigo: deverá ser entregue uma cópia da submissão do artigo (submissão de artigo científico derivado da dissertação, em conjunto com o orientador, para periódico listado nos estratos superiores do Qualis Capes da área), atendendo o que versa o Regulamento do Programa. Caso o estudante seja bolsista, verifique também o regramento da sua modalidade de bolsa de estudo quanto à submissão do(s) artigo(s).

 

d) Declaração de conferência da dissertação: deverá ser entregue uma cópia da declaração de conferência, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo(a) orientador(a).

 

e) Licença do autor: deverá ser entregue uma cópia da licença do autor, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo(a) estudante.

 

Estrutura da dissertação

 

Estrutura da dissertação - elementos textuais

 

Após os trâmites de homologação da dissertação, a Divisão de Pós-Graduação stricto sensu encaminhará os documentos à Secretaria Acadêmica para os trâmites finais da emissão do diploma. O estudante será informado da retirada do diploma junto à Central de Relacionamento. Não serão encaminhados diplomas via correio.

Whatsapp Image