Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

A proposta do curso de Mestrado em Ciências Contábeis e Administração origina-se da sinergia que acompanha o histórico dos cursos de graduação de Ciências Contábeis e de Administração desde a sua criação na Unochapecó, em 1974. Embora com concepções diferentes na sua estrutura curricular, as semelhanças na sua gestão e operacionalização aproximaram os docentes dos dois cursos, especialmente os de tempo integral na Instituição. As ações vão desde a preocupação com a qualidade do ensino até as demandas do mercado. Isso levou o grupo a unir esforços também em termos de projetos conjuntos.

Esta interface se observa na definição da área de concentração do Curso, denominada Controladoria e Gestão Organizacional. A área de concentração foi concebida no pressuposto de que as pesquisas e práticas da Controladoria e da Gestão Organizacional, apesar das suas especificidades, possuem entrelaçamentos teórico-empíricos. A Controladoria precisa consubstanciar o processo de gestão, tanto para finalidades internas como externas, com

informações necessárias para alcançar os objetivos da organização. Esta instrumentalização implica investigar e compreender os conceitos e a articulação dos elementos inerentes à Gestão Organizacional. 

O objetivo principal do Curso é formar pesquisadores e professores munidos de capacidade de análise e de reflexão com vistas à produção e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias, particularmente nas áreas de controladoria e gestão organizacional.

 

De forma específica, objetiva-se:

(i) formar pesquisadores, professores e especialistas de elevado nível de conhecimento, no âmbito das Ciências Contábeis e da Administração;

(ii) promover estudos avançados e sistemáticos na área das Ciências Contábeis e da Administração, com ênfase em Controladoria e Gestão Organizacional;

(iii) fomentar a realização de pesquisas que promovam o desenvolvimento da Ciência Contábil e da Administração e a difusão desses conhecimentos.

 

Regime didático

Os discentes devem cumprir 30 (trinta) créditos, compreendendo 24 (vinte e quatro) créditos de disciplinas e 06 (seis) créditos da dissertação.

Para integralizar os 24 (vinte e quatro) créditos de disciplinas, o discente deve cursar as 03 (três) disciplinas obrigatórias da área de concentração (07 créditos), a disciplina obrigatória da sua linha de pesquisa (03 créditos) e mais 14 (quatorze) créditos de disciplinas optativas e/ou atividades equivalentes a disciplinas optativas.

Ao final do curso, serão computados 06 (seis) créditos relativos às atividades desenvolvidas na elaboração da dissertação.

 

Coordenador: Prof. Antonio Zanin

Adjunto: Prof. Beno Nicolau Bieger

E-mail:ppgcca@unochapeco.edu.br
Fone: (49) 3321-8090 (secretaria)