Webmail
Menu Busca
Mestrado em Ciências Contábeis e Administração  - 840x200

 

A proposta do curso de Mestrado em Ciências Contábeis e Administração origina-se da sinergia que acompanha o histórico dos cursos de graduação de Ciências Contábeis e de Administração desde a sua criação na Unochapecó, em 1974. Embora com concepções diferentes na sua estrutura curricular, as semelhanças na sua gestão e operacionalização aproximaram os docentes dos dois cursos, especialmente os de tempo integral na Instituição. As ações vão desde a preocupação com a qualidade do ensino até as demandas do mercado. Isso levou o grupo a unir esforços também em termos de projetos conjuntos.

 

Esta interface se observa na definição da área de concentração do Curso, denominada Controladoria e Gestão Organizacional. A área de concentração foi concebida no pressuposto de que as pesquisas e práticas da Controladoria e da Gestão Organizacional, apesar das suas especificidades, possuem entrelaçamentos teórico-empíricos. A Controladoria precisa consubstanciar o processo de gestão, tanto para finalidades internas como externas, com

informações necessárias para alcançar os objetivos da organização. Esta instrumentalização implica investigar e compreender os conceitos e a articulação dos elementos inerentes à Gestão Organizacional. 

O objetivo principal do Curso é formar pesquisadores e professores munidos de capacidade de análise e de reflexão com vistas à produção e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias, particularmente nas áreas de controladoria e gestão organizacional.

 

De forma específica, objetiva-se:


(i) formar pesquisadores, professores e especialistas de elevado nível de conhecimento, no âmbito das Ciências Contábeis e da Administração;

(ii) promover estudos avançados e sistemáticos na área das Ciências Contábeis e da Administração, com ênfase em Controladoria e Gestão Organizacional;

(iii) fomentar a realização de pesquisas que promovam o desenvolvimento da Ciência Contábil e da Administração e a difusão desses conhecimentos.

 

Regime didático


Os discentes devem cumprir 30 (trinta) créditos, compreendendo 24 (vinte e quatro) créditos de disciplinas e 06 (seis) créditos da dissertação.

Para integralizar os 24 (vinte e quatro) créditos de disciplinas, o discente deve cursar as 03 (três) disciplinas obrigatórias da área de concentração (07 créditos), a disciplina obrigatória da sua linha de pesquisa (03 créditos) e mais 14 (quatorze) créditos de disciplinas optativas e/ou atividades equivalentes a disciplinas optativas.

Ao final do curso, serão computados 06 (seis) créditos relativos às atividades desenvolvidas na elaboração da dissertação.

 

Coordenador: Prof. Antonio Zanin

E-mailppgcca@unochapeco.edu.br 
Divisão dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu: (49) 3321-8090 

 

 

1. Contabilidade e controle de gestão

A linha de pesquisa de Contabilidade e Controle de Gesto focaliza estudos e pesquisas que tratam da utilização da informação contábil nos mecanismos de controle de gestão das organizações.

 

2. Gestão e Inovação em Cadeias Produtivas

A linha de pesquisa de Gestão e Inovação em Cadeias Produtivas focaliza estudos e pesquisas que tratam da escolha de mecanismos de controle e planejamento e os impactos na inovação de cadeias produtivas.

 

Regime didático


Os discentes devem cumprir 30 (trinta) créditos, compreendendo 24 (vinte e quatro) créditos de disciplinas e 06 (seis) créditos da dissertação.

Para integralizar os 24 (vinte e quatro) créditos de disciplinas, o discente deve cursar as 03 (três) disciplinas obrigatórias da área de concentração (07 créditos), a disciplina obrigatória da sua linha de pesquisa (03 créditos) e mais 14 (quatorze) créditos de disciplinas optativas e/ou atividades equivalentes a disciplinas optativas.

Ao final do curso, serão computados 06 (seis) créditos relativos às atividades desenvolvidas na elaboração da dissertação.

Processo Seletivo Discente

 

As inscrições do processo de seleção e admissão no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis e Administração ocorreram de 19 de abril a 28 de maio de 2018, em conformidade com o edital do processo seletivo.

 

Confira o edital aqui

 

Homologação das inscrições

 

Aprovados etapa Entrevistas

 

A publicação das etapas do processo seletivo discente também poderá ser acompanhada na página em "documentos úteis".

 

  • Mestrado
  • Chapecó
  • DURAÇÃO:

    Mestrado: 24 meses

  • Coordenador

    Antonio Zanin

  • E-mail

    ppgcca@unochapeco.edu.br

  • Telefone da Secretaria

    (49) 3321-8090

Gestão organizacional estratégica para a competitividade. Competitividade e sua relação com as estruturas de governança, fomas de organização, integração vertical ou horizontal. Formas de reorganização industrial: cadeias produtivas, pólos e clusters, redes e consórcios. Estratégias individuais ou corporativas e metodologias para realizar a governança. Competitividade de pequenas e médias empresas em arranjos produtivos locais. Integração regional, planejamento e intervenção para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200423 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Sustentabilidade econômica, social e ambiental. Desenvolvimento da responsabilidade corporativa. Princípios e valores no posicionamento institucional em relação à sustentabilidade.Contribuição da responsabilidade corporativa para a estratégia do negócio, frente aos diferentes tipos de capital envolvidos e aos diferenciais competitivos. Processos de mapeamento dos diversos grupos de interesse da empresa, considerando sua relevância para o negócio e suas demandas em relação ao gerenciamento das externalidades econômicas, sociais e ambientais.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200424 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Estudo de Tópicos Avançados em Contabilidade Societária. CPCs e IFRS: Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade, Ativos Imobilizados, Ativos Intangíveis, Redução ao Valor Recuperável dos Ativos, Ajuste de Avaliação Patrimonial, Operações de Arrendamento Mercantil. Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado. Reorganização Societária


3 créditos | 45 horas | Código: 60200425 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Perspectivas teóricas do processo orçamentário e sua integração. Indicadores de desempenho e sistemas de incentivos. Balanced Scorecard. Valor Econômico Agregado (Economic Value Added - EVA). Contabilidade Gerencial e o Ciclo de Vida Organizacional. Contabilidade Gerencial: Cognição e Motivação. Contabilidade Gerencial: Teorias organizacionais. Pesquisas em Contabilidade Gerencial.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200426 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Controladoria como ramo do conhecimento e como unidade administrativa. Investigação sobre o uso dos modelos de Controladoria. Conhecimentos e habilidades necessárias ao Controller para o desempenho de suas funções. Caracterização da Controladoria no sistema empresa. O sistema empresa: natureza da formação do resultado e subsistemas principais. Planejamento do lucro. Relatórios por segmento e descentralização. Controladoria como agente de gestão e de mudança comportamental nas organizações.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200427 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Processo estratégico e formulação de estratégias. Estratégias competitivas e sustentáveis. Visão baseada em recursos. Estratégias para organizações específicas. Estratégias para arranjos produtivos locais e outras formas de conglomerados organizacionais. Interfaces das teorias e práticas de estratégia empresarial com outras áreas do conhecimento. Processos e teorias de internacionalização. Modelos de gestão de empresas internacionalizadas. Networks internacionais e internacionalização de clusters. Globalização e regionalização. Ambiente institucional do país hospedeiro. Modelagem do desempenho internacional. Tipologias de empresas multinacionais. Born globals.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200428 | Ementa atualizada em: 11/10/2017

Finanças corporativas. Decisões de investimento: avaliação de títulos/ações e técnicas de análise de investimento. Risco/retorno e modelos de precificação de ativos (Consumption-Capital Asset Pricing Model - CCAPM). Mercados contingentes. Decisões de financiamento: custo e estrutura de capital. Determinantes da capacidade de financiamento. Racionamento de crédito e atividade econômica. Decisões de dividendos: políticas de dividendos.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200429 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Conceito e importância econômica da inovação. Tipologias de inovações. Processo de inovação. Papel econômico dos novos negócios. Mudanças e padrões evolutivos organizacionais. Paradigmas e mudanças tecnológicas. Inovação em produtos, processos, Marketing e Organizacional. Competitividade como resposta aos desafios de mercado.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200430 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Estratégias de uma organização e sua carteira de projetos. Tipos de projetos. Administração de um ou mais conjuntos de projetos e de suas relações. Alocação de recursos humanos, físicos e monetários. Critérios para a categorização de projetos. Seleção e priorização de projetos para o equilíbrio da carteira de projetos. Pesquisas em âmbito nacional e internacional sobre gerenciamento de portfólio de projetos.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200431 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Conhecimento científico. Métodos e técnicas de pesquisa. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa e quantitativa. Instrumentos de pesquisa. Protocolo de pesquisa. Validação dos construtos. Amostragem: critérios, dimensionamento e seleção. Análise qualitativa e quantitativa dos dados. Projeto de pesquisa.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200432 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Modelos de regressão com variáveis dependentes binárias. Regressão com dados em painel. Análise de covariância: ANCOVA. Análise de variância multivariada: MANOVA. Análise fatorial. Análise de componentes principais. Modelos de análise discriminante. Análise de agrupamento. Correlação canônica. Equações estruturais.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200433 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Fundamentos teóricos do Empreendedorismo. O campo de estudo e pesquisa em Empreendedorismo. Empreendedorismo Corporativo. Empreendedorismo Social. Intraempreendedorismo. Potencialidades empreendedoras. Orientação estratégica empreendedora. Processo empreendedor: análise do ambiente, identificação de oportunidades, plano de negócios e negociação.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200434 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Nos seminários de dissertação discute-se a relevância do tema, a sustentação teórica e a consistência e coerência metodológica dos projetos de dissertação de cada aluno. Para o desenvolvimento da proposta, seguem-se as etapas típicas da natureza da pesquisa proposta, se qualitativa, quantitativa ou quali-quantitativa, além de considerar os diferenciais nos procedimentos de coleta e análise de dados.


1 créditos | 15 horas | Código: 60200435 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Evolução do pensamento contábil. Teoria da contabilidade à luz da normatização e regulamentação contábil. Essência e forma no processo contábil. Pesquisa positiva e normativa.Teoria dos contratos. Conflito de agência e assimetria informacional. Contabilidade criativa.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200436 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Métodos de Custeio e Análise de Custos. Custo de oportunidade. Custos da Qualidade. Kaizen. Teoria das restrições. Custo meta. Custeio Baseado em Atividades (ABC). Custeio Baseado no Tempo e Invertido por Atividade (TDABC). Logística Reversa. Custo para servir e análise de rentabilidade de cliente. Formação de Preço de Vendas. Custos em Empresas Prestadoras de Serviços. Custos no Setor Público.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200437 | Ementa atualizada em: 04/05/2015

Este componente curricular destina-se a discussões específicas e individuais entre orientador e orientando para o desenvolvimento e elaboração do trabalho final.


6 créditos | 90 horas | Código: 60200555 | Ementa atualizada em: 01/07/2016

Perspectivas clássicas e críticas de liderança. Teorias de liderança. Poder e liderança. Desenvolvimento de liderança e de habilidades gerenciais. Competências em liderança. Liderança, motivação e comprometimento. Lideranças globais. Liderança, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Novas configurações organizacionais e liderança. Gestão de pessoas por competências. Competências individuais. Competências coletivas. Competências organizacionais. Desenvolvimento de competências. Competências emergentes. Gestão do conhecimento. Aprendizagem individual, grupal e organizacional. Transferência e compartilhamento do conhecimento. Iniciativas de educação corporativa.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200700 | Ementa atualizada em: 11/10/2017

Linhas teóricas que norteiam a prática educativa. Universidade e ensino superior no Brasil: situação e perspectivas. O professor universitário: formação, identidade e compromisso social. A docência no ensino superior: aspectos gerais (natureza, função social, características e desafios) e instrumentos básicos para o seu exercício (planejamento de ensino, métodos e técnicas de ensino, avaliação do processo ensino-aprendizagem.


3 créditos | 45 horas | Código: 60200701 | Ementa atualizada em: 11/10/2017

Alunos de Mestrado

Camila Paulus Link
Daniéla Pesamosca
Evelise de Souza Auler
Fabio Bulegon
Júlio Alex Ferreira
Marcelo Nardi
Natália da Silva Schio
Ney Gonçalves da Silva Júnior
Raquel Sirtulli
Rodrigo Veriato Morás
Silvano Dresch
Silvete Moterle
Simone Machado Deon
Sirlene Koprowski
Vanessa Isabel de Marco Canton
Viviane Krein

Alex Borsoi
Aline Luiza Brusco Pletsch
Anderson Machado Pereira
Angela Paula Muchinski Bonetti
Anni Kellen Cunico
Ariberto Dalchiavon
Daiane Deon Borsoi
Denise Rose Bracht Fank
Eder Luis Heberle
Elizangela Maria Pas Menegon
Esmael Rossetto Bernardi
Evanilde Gollo Cordazzo
Gilvane Scheren
Ivanir Rufatto
Leani Lauermann Koch
Leidiane Andreola Dalla Vecchia

Alunos de Mestrado

Ana Cláudia Lara Prado
anaclaudialaraprado@gmail.com

Ivonez Xavier de Almeida
ivonez.almeida@unochapeco.edu.br

Andre Mateus Bertolino
andre.bertolino@unochapeco.edu.br

Andréa Bencke Zambarda
zambarda@unochapeco.edu.br

Cristina Vaccari
crisvaccari@unochapeco.edu.br

Denise Isabel Rizzi
deniserizzi@unochapeco.edu.br

Duilio Pedro Schaefer Júnior
duilio@unochapeco.edu.br

Evandro Bonetti
ebonetti@unochapeco.edu.br

James Antonio Antonini
jaa@unochapeco.edu.br

Jocimar Vazocha Wescinski
joci@unochapeco.edu.br

José Valci Pereira Rios
jvprios@unochapeco.edu.br

Jovani Lanzarin
jovani@unochapeco.edu.br

Larissa Lappe
larissa.lappe@unochapeco.edu.br

Mariélly Warmeling Laucsen Martins
marielly@unochapeco.edu.br

Tais Daiane Soares Assumpção Bianchet
taiss@unochapeco.edu.br

Tiago Francisco de Camargo
tiago.camargo@unochapeco.edu.br

Zacarias Távora
zacarias.tavora@unochapeco.edu.br

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis e Administração oferece vagas em disciplinas isoladas (aluno especial). A seleção é realizada semestralmente, considerando as normas do Programa, por meio de edital específico. 

 

No caso de posteriormente o candidato ingressar no Programa como aluno regular, poderão ser aproveitados créditos cursados como aluno especial, conforme previsto no regulamento do programa. O fato de cursar disciplinas isoladas não garante o ingresso como aluno regular devendo o candidato submeter-se ao processo seletivo discente, realizado anualmente.

 

Para inscrever-se nesta modalidade, o candidato deverá contemplar as informações do edital e entregar os documentos abaixo relacionados:

 

I - formulário de inscrição devidamente preenchido (anexo do edital);

II - cópia légivel do documento de Identidade e do CPF (no caso de o candidato ser estrangeiro, deverão ser apresentados os documentos exigidos pela legislação específica);

III - cópia legível da Certidão de Nascimento ou Casamento;

IV - cópia légivel  da Quitação com o Serviço Militar;

V - cópia legível do Título Eleitoral;

VI - comprovante (legível) da última votação ou declaração de quitação eleitoral expedida no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral);

VII - comprovante (legível) de vacinação contra rubéola para mulheres até 40 anos;

VIII - comprovante (legível) de residência atualizado;

IX - cópia legível do Diploma do Curso de Graduação;

X - cópia legível do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

XI - Curriculum vitae devidamente documentado  (não é necessário autenticar as cópias).

 

Confira aqui o edital 2018/2

SOLICITAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO

 

1) Preencher na íntegra o formulário de agendamento de QUALIFICAÇÃO da dissertação e encaminhar a Divisão dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu com no mínimo 20 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.

 

2) A Divisão dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu procederá com a reserva de sala e equipamentos para a qualificação, porém, cabe ao estudante preencher devidamente o formulário de agendamento com todas as informações solicitadas.

 

3) No caso de realização de banca por videoconferência, o estudante deverá consultar a Divisão dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu, antes da entrega do formulário de agendamento, quanto a disponibilidade do local.

 

4) Para os encaminhamentos de passagens aéreas/terrestres e hospedagem do membro externo (com recursos da taxa de bancada), os contatos necessários e as informações são de responsabilidade do estudante/orientador e devem ser sugeridos no formulário de agendamento.

 

 

SOLICITAÇÃO DA DEFESA

 

1) Preencher na íntegra o formulário de agendamento de DEFESA da dissertação e encaminhar a Divisão dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu com no mínimo 30 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.

 

2) A Divisão dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu procederá com a reserva de sala e equipamentos para a defesa, porém, cabe ao estudante preencher devidamente o formulário de agendamento com todas as informações solicitadas.

 

3) No caso de realização de banca por videoconferência, o estudante deverá consultar a Divisão dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu, antes da entrega do formulário de agendamento, quanto a disponibilidade do local.

 

4) Para os encaminhamentos de passagens aéreas/terrestres e hospedagem do membro externo, os contatos necessários e as informações são de responsabilidade do estudante/orientador e devem ser sugeridos no formulário de agendamento.

 

ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO

 

Dentro do prazo regimental (60 dias após a defesa da dissertação) o estudante deverá encaminhar à Divisão dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu  os documentos abaixo relacionados para os trâmites de homologação da dissertação e posterior emissão do diploma:

 

a) Ficha catalográfica: o encaminhamento da confecção da ficha catalográfica é de responsabilidade do(a) estudante. Para isso deverá procurar profissional habilitado.

 

b) Dissertação/trabalho final: deverá ser entregue uma cópia da dissertação em CD, conforme a normatização do Programa, contendo a dissertação final em seu formato integral, incluindo, no corpo do trabalho, a capa da dissertação, a ficha catalográfica e a folha de aprovação da dissertação final (preenchida e assinada).


OBSERVAÇÃO: A entrega do CD deve obedecer esta normatização.

 

Capa da dissertação

 

Folha de aprovação final da dissertação*

 

*O estudante deverá preencher a folha de aprovação final na iíntegra com as informações solicitadas, coletar somente a assinatura da coordenação, e posteriormente, inseri-la no corpo da dissertação (versão final).

 

c) Submissão do artigo: deverá ser entregue uma cópia física da submissão do artigo ou do artigo publicado em periódico (Qualis na área do Programa). No caso de já ter realizado a entrega da submissão do artigo antes da defesa, verifique o regramento da sua modalidade de bolsa de estudo quanto à submissão de artigo.

 

d) Declaração de conferência da dissertação: deverá ser entregue em cópia física, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo(a) orientador(a).

 

e) Licença do autor: deverá ser entregue em cópia física, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo(a) estudante.

 

Estrutura da dissertação


Estrutura da dissertação - elementos textuais

 

Após os trâmites de homologação da dissertação, a Divisão dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu encaminhará os documentos à Secretaria Acadêmica para os trâmites finais da emissão do diploma.O estudante será informado da retirada do diploma junto à Central de Relacionamento. Não serão encaminhados diplomas via correio.