Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Odontologia na Uno

O curso é composto por aulas teóricas e práticas, além de palestras, semanas acadêmicas e debates que proporcionam, desde o primeiro semestre, o contato do estudante com a prática profissional. Boa parte da carga horária do curso é composta por estágios curriculares obrigatórios, um diferencial que demonstra a preocupação da Unochapecó com a qualidade da formação profissional. Clínica Integrada de Atenção Básica, Clínica Integrada de Atenção à Criança e ao Adolescente, Saúde Coletiva e Clínica de Referência ao Paciente Especial são algumas das disciplinas oferecidas, além de projetos de extensão e incentivo à pesquisa.

Perfil do Profissional

Cuidar da saúde e da estética bucal e facial, tratando e prevenindo problemas nos dentes, gengivas, ossos, bochechas, lábios e língua. Entre os procedimentos mais comuns constam limpezas, clareamento, restaurações, confecção de próteses dentárias, tratamentos de canal, extrações, além dos cuidados com a higiene bucal.

Mercado de Trabalho

No início da carreira, o profissional costuma dividir o espaço e os equipamentos de trabalho em função dos altos custos para montar o consultório. Além de clínicas particulares, onde podem ser especialistas ou clínicos-gerais, os dentistas são contratados por órgãos públicos, especialmente unidades de saúde. Outras possibilidades são as contratações e convênios para atendimento em empresas, sindicatos, entidades beneficentes, assim como nas Forças Armadas.

  • Bacharelado
  • 4,5 ANOS (4100 horas)
  • INTEGRAL
  • CAMPUS CHAPECÓ
  • ENADE: Conceito 3
  • CPC: Conceito 4
  • IGC: Conceito 3

TENHO INTERESSE
Pra saber mais desse curso, preencha os dados abaixo. Logo entraremos em contato.

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

Desenvolver a prática fica mais fácil com a estrutura de Clínicas Odontológicas, Centro Cirúrgico e laboratórios de Imaginologia, de Prótese Odontológica, Multidisciplinar, Banco de Dentes Humanos, laboratórios de Histologia e Patologia, de Microbiologia e Parasitologia e de Anatomia.

  • Biblioteca

  • Clínica Odontológica

  • Biblioteca Digital

  • Auditório

  • Laboratório Multidisciplinar

  • Laboratório de Imaginologia

  • Livraria Universitária

  • Laboratório Raio-x Panorâmica 

  • Ginásio de Esportes

  • Rede de Inovação

  • Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

  • Caminhão do 1º Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense

  • Construção do Parque Tecnológico Chapecó@

ACONTECE NO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

Código: 7020233 | Requisitos: 0

A sociedade, o sujeito social. Cultura, ética e política. Transformações históricas e científicas: das formas de humanização/desumanização. Globalização. Direitos Humanos. Sociedades indígenas e afrodescendentes. Diversidade e Políticas Públicas Inclusivas. Educação ambiental e a relação sociedade-natureza.

Código: 2080035 | Requisitos: 0

Água. Química e importância biológica de aminoácidos, proteínas, enzimas, carboidratos e lipídios. Princípios gerais de bioenergética e metabolismo. Inter-relações e regulação metabólica. Expressão, alteração e transmissão do material genético. Bioquímica odontológica.

Código: 4020064 | Requisitos: 0

Universidade e seus significados. Universidade Comunitária. A Unochapecó no contexto universitário. Reconhecimento dos espaços universitários. A construção do projeto profissional e as diretrizes curriculares. O Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia. Possibilidades e espaços de inserção profissional. Introdução à Extensão Universitária.Ética. A evolução histórica da Odontologia no Ocidente e no Brasil. A regulação da profissão odontológica. Mercado de trabalho e perfil profissional para os desafios contemporâneos. As diferentes formas de atuação do cirurgião-dentista em âmbito público e privado. Terapias alternativas em Odontologia.

Código: 4020065 | Requisitos: 0

Ética. Formação, posição, desenvolvimento embrionário e morfologia dos tecidos e sistemas: tegumentar, locomotor, nervoso, endócrino, cardiovascular e genitourinário. A homeostase e o ambiente. Elementos essenciais de embriologia e anatomia relacionados aos temas da fase.

Código: 4020066 | Requisitos: 0

Ética. Composição histológica e função dos tecidos e sistemas: tegumentar, locomotor, nervoso, endócrino, cardiovascular e genitourinário. A homeostase e o ambiente. Elementos essenciais de histologia e fisiologia relacionados aos temas da fase.

Código: 80250284 | Requisitos: 0

Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes gêneros. Coesão e coerência textual. Aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.

Código: 4020067 | Requisitos: 0

Ética. A saúde e a doença na comunidade. A evolução das políticas públicas no mundo e em especial no Brasil. Os fundamentos que norteiam o Sistema Único de Saúde do Brasil. Níveis de Atenção à saúde. A saúde no Município de Chapecó-SC e sua macrorregião de saúde.

Código: 4020068 | Requisitos: 1

Ética. Desenvolvimento embrionário e morfologia dos tecidos orais, sistema gastrointestinal e estomatognático. A homeostase e o ambiente. Elementos essenciais de embriologia e anatomia relacionados aos temas da fase.Anatomia e escultura dental.

Código: 4020069 | Requisitos: 1

Ética. Histofisiologia dos tecidos orais, sistema gastrointestinal e estomatognático. Dor orofacial. A homeostase e o ambiente. Elementos essenciais de fisiologia e histologia relacionados aos temas da fase.

Código: 4020070 | Requisitos: 0

Morfofisiologia dos microorganismos. Taxonomia microbiana. Genética dos microorganismos. Fungos de interesse em Odontologia. Vírus de interesse em Odontologia. Controle da população microbiana: agentes físicos e químicos. Biossegurança. Antimicrobianos. Resistência microbiana. Microscopia. Métodos de coloração. Meios de cultura. Técnicas de isolamento e identificação microbiana.

Código: 4020071 | Requisitos: 0

Processos patológicos, sinais e sintomas. Técnicas de laboratório utilizadas pela imunologia, patologia e pelo diagnóstico. Lesão celular, Adaptação, Necrose e Apoptose. Conceitos básicos de imunidade inata, humoral e celular e a cooperação entre os elementos das referidas imunidades. Integração entre a imunologia básica com a imunologia das doenças bucais. Processos de hipersensibilidade. Distúrbio do crescimento e da diferenciação celular. Neoplasias e Carcinogênese. Alterações circulatórias. Pigmentos e pigmentação patológica. Calcificação. Conceitos gerais de inflamação. Inflamação aguda, crônica e granulomatosa. Reparação tecidual. Imunopatologia. Doenças infecciosas. Patologia dos sistemas orgânicos.

Código: 70830305 | Requisitos: 0

O Conhecimento e seus níveis. A ciência como base da formação profissional. Universidade como espaço de apropriação, produção e difusão de conhecimentos. Organização pessoal, métodos e técnicas de estudo. A pesquisa bibliográfica e a escrita científica. Normas da ABNT. Elaboração e apresentação de trabalhos técnico-didáticos e acadêmicos. Improbidade acadêmica (plágio).

Código: 4020072 | Requisitos: 2

Ética. Normas de biossegurança e ergonomia. Desenvolvimento de conteúdos e prática clínica que possibilitem o entendimento da cárie como doença e da filosofia de promoção e manutenção da saúde, com ênfase nos aspectos biológicos, sociais, culturais da doença cárie, buscando o estabelecimento da promoção de saúde, do diagnóstico precoce e o controle da doença cárie. Prontuário odontológico. Uso profissional do flúor. Trabalho em equipe. Treinamento supervisionado.

Código: 4020073 | Requisitos: 0

Introdução à Farmacologia. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Farmacologia do sistema nervoso autônomo. Fármacos que atuam nos sistemas orgânicos. Fármacos utilizados para o tratamento de infecções.Fármacos que atuam no sistema nervoso central. Interações medicamentosas.

Código: 4020074 | Requisitos: 2

Normas de biossegurança. Ergonomia e utilização do equipamento odontológico. Ordenação do trabalho clínico. Propriedades dos materiais odontológicos. Materiais para base, proteção pulpar e restaurações diretas. Considerações gerais sobre operatória dental. Técnica de preparo cavitário e restauração de dentes posteriores com amálgama.

Código: 4020075 | Requisitos: 2

Ética. Cariologia. Natureza das radiações, efeitos biológicos e normas de radioproteção, caracterísitcas dos raios x, constituição e funcionamento dos aparelhos radiológicos, filmes, soluções e processamento radiográfico e formação das imagens. Radiologia em Odontologia. Técnicas radiográficas intra-bucais e especiais. Técnicas radiográficas extrabucais. Anatomia radiográfica dento-maxilo-mandibular. Interpretação radiográfica. Laudo radiográfico.

Código: 4020076 | Requisitos: 3

Anatomia e histofisiologia do periodonto. Microbiologia do periodonto. Etiopatologia das doenças periodontais. Epidemiologia das doenças periodontais. Diagnóstico clínico e radiográfico em Periodontia. Classificação das doenças periodontais. Afecções agudas do periodonto. Terapia Periodontal de Suporte. Instrumentos periodontais. Desenvolvimento de habilidades pré-clinicas.

Código: 4020077 | Requisitos: 0

Ética. Territorialização, saneamento, espaços de circulação e equipamentos comunitários. Trabalho em equipe multiprofissional. Concepções e aspectos biopsicossociais do processo saúde-doença. Visita às Unidades de Saúde do município de Chapecó-SC.

Código: 4020078 | Requisitos: 5

Ética. Semiologia e exame clínico do paciente. Pesquisa dos sinais e sintomas das doenças, mecanismo e valor. Semiotécnica da cavidade oral. Aspecto normal e suas variações. Adequação do meio bucal. Prontuário físico e eletrônico. Medicamentos de uso e interesse odontológicos: usos terapêuticos e efeitos colaterais. Farmacologia dos analgésicos opióides e não opióides. Antiinflamatórios esteroidais e não esteroidais. Antimicrobianos. Redação da prescrição medicamentosa.Treinamento supervisionado integrado e prático-clínico, a quatro mãos, com ênfase para os conteúdos abordados até o momento do curso, em complexidade crescente e na prática baseada em evidências. Promoção, proteção e recuperação da saúde.

Código: 4010155 | Requisitos: 0

Código: 4020079 | Requisitos: 1

Ergonomia. Biossegurança. Introdução ao estudo da Dentística. Diagnóstico, prevenção e planejamento em Dentística. Procedimentos restauradores estéticos diretos em dentística operatória. Proteção do complexo dentino-pulpar. Estudo do funcionamento e organização da prática clínica em dentística. Treinamento de trabalho a quatro mãos.

Código: 4020080 | Requisitos: 2

Estudo da etiologia, patogenia, características clínicas, características radiográficas, características histopatológicas, forma de tratamento e prognóstico das principais lesões que ocorrem na região oral e maxilofacial. Compreensão de técnicas e recursos diagnósticos. Prevenção e diagnóstico precoce de doenças que acometem o sistema estomatognático. Lesões fundamentais. Exames complementares. Alterações de desenvolvimento da região oral e maxilofacial. Doenças do periápice. Patologia periodontal. Patologia epitelial. Tumores de tecidos moles. Patologia das glândulas salivares. Lesões pré-malignas e carcinoma espinocelular. Patologia óssea. Cistos não-odontogênicos. Cistos odontogênicos. Tumores odontogênicos.

Código: 4020081 | Requisitos: 1

Fundamentos de Anestesio e Cirurgia Oral Menor é integrante do elenco de componentes curriculares do curso de Odontologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e da área de Cirurgia Oral do referido curso. Irá ministrar os seguintes tópicos: apresentação do componente curricular, princípios fundamentais da prática cirúrgica I , instrumentais aplicados nas técnicas exodônticas , anatomia aplicada a cirurgia bucal, indicações e contra-indicações das exodontias, manobras cirúrgicas fundamentais I (princípios e etapas básicas), manobras cirúrgicas fundamentais II (exodontias com alavancas e fórceps), procedimentos pós-operatórios, farmacologia aplicada a cirurgia bucal, técnicas anestésicas, farmacologia aplicada aos anestésicos locais.

Código: 4020082 | Requisitos: 0

Valorização da vida; relações grupais; emoções; autoconhecimento. Aspectos psíquicos do comportamento humano. Características psicológicas das diferentes fases da vida humana. A prática da Odontologia e sua articulação com o contexto social e a relação com a saúde nos ciclos da vida. Aspectos psicológicos no processo saúde/doença. Características sociais da natureza humana. O comportamento e as relações humanas. Ansiedades patológicas. O cirurgião-dentista na relação com o paciente. O atendimento humanizado.

Código: 4020083 | Requisitos: 0

Ética, Epidemiologia, Fundamentos da Epidemiologia em Saúde Bucal. Tipos de estudos Epidemiológicos. Índices epidemiológicos e indicadores de saúde, socioeconômicos e ambientais em saúde bucal. Princípios de promoção em saúde. Prevenção e controle de doenças bucais mais prevalentes. Métodos preventivos, individuais e coletivos. Elaboração de Projetos de intervenção em cenários diversificados de prática.

Código: 4020084 | Requisitos: 1

A Cirurgia Oral II é integrante dos componentes curriculares do curso de Odontologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e da área de Cirurgia Oral do referido curso. O componente irá desenvolver ao longo do semestre os seguintes tópicos: Normas de assepsia e antissepsia. Classificação e tratamento dos dentes inclusos. Infecções odontogênicas. Estudo das infecções complexas da face. Tratamento dos cistos e tumores. Seminários aplicados e com temas relevantes ao componente curricular. Aplicação das técnicas terapêuticas em atividades práticas.

Código: 4020085 | Requisitos: 5

Treinamento supervisionado integrado e prático-clínico, a quatro mãos, de procedimentos de atenção básica em Odontologia, com ênfase para os conteúdos abordados até o momento do curso, em complexidade crescente e na prática baseada em evidências. Reconhecimento de lesões bucais. Promoção, proteção e recuperação da saúde.

Código: 4020087 | Requisitos: 1

Ética. Princípios da prótese odontológica. Classificação das próteses odontológicas. Materiais para moldagem em odontologia. Resinas acrílicas autopolimerizáveis quimicamente ativadas. Ligas odontológicas para fundições. Procedimentos, materiais e técnicas para fundições odontológicas. Cimentos odontológicos para cimentação. Abrasão e polimento. Cerâmicas odontológicas. Exame do paciente: aspectos sistêmicos e locais, etiologia, diagnóstico, gerenciamento e tratamento e importância da oclusão dental nas desordens temporomandibulares. Posições e movimentos mandibulares. Enceramento diagnóstico com vistas às modificações das alavancas mandibulares. Cefaléias e aspectos relacionados às dores oro-faciais. Estabilidade das posições articulares, mandibulares e dentais. Bruxismo. Dispositivos desprogramadores da mandíbula. Manipulação da mandíbula. Registros interoclusais. Articuladores. Placas interoclusais. Análise e ajuste oclusal

Código: 4020086 | Requisitos: 4

Biossegurança e ergonomia na endodontia. Configuração interna dental. Cirurgia de acesso nos grupos dentais anteriores e pré-molares. Princípios básicos que regem o tratamento do canal radicular. Instrumental endodôntico básico. Preparo químico-mecânico dos canais radiculares (instrumentação manual). Materiais obturadores dos canais radiculares. Técnicas de obturação dos canais radiculares. Odontometria. Radiologia em Endodontia. Manipulação endodôntica. Soluções irrigadoras usadas na endodontia. Obturação do canal radicular. Infecção endodôntica e Medicaçao intra-canal. Estudo pré-clínico das alterações pulpares e periapicais e do tratamento dos canais radiculares.

Código: 4020088 | Requisitos: 1

Ética. Educação em saúde. Princípios e ferramentas de trabalho com famílias. Levantamentos epidemiológicos e sistematização dos dados. Ciclos Vitais. Gestão e planejamento de um distrito sanitário e de uma unidade básica de saúde. Diferentes métodos de planejamento. Planejamento estratégico situacional em saúde. Gestão em saúde.

Código: 4020089 | Requisitos: 4

Ética. Psicologia em odontopediatria. Medo e ansiedade. Condutas para o manejo do paciente infantil. Biogênese da dentição decídua e mista. Erupção e rizólise. Anatomia da dentição decídua. Anestesia local em odontopediatria. Radiologia em odontopediatria. Cariologia aplicada à odontopediatria. Isolamento absoluto em odontopediatria. Dentística operatória em odontopediatria. Terapia pulpar em dentes decíduos. Crescimento e desenvolvimento crânio- facial. Desenvolvimento da oclusão dentária decídua, mista e permanente. Principais meios de diagnóstico usados em ortodontia e ortopedia facial. Classificação das maloclusões. Etiologia das maloclusões: fatores gerais e locais. Treinamento supervisionado integrado e prático-clínico, a quatro mãos, de procedimentos de atenção odontológica à criança e ao adolescente. Atendimento integral ao paciente.

Código: 4020090 | Requisitos: 4

Ética. Treinamento supervisionado integrado e prático-clínico, a quatro mãos, de procedimentos de atenção básica em Odontologia, com ênfase para os conteúdos abordados até o momento do curso, em complexidade crescente e na prática baseada em evidências. Promoção, proteção e recuperação da saúde. Atendimento integral ao paciente que o aluno de Odontologia presta á comunidade. Meios de diagnósticos das patologias pulpares e periapicais e tratamento de emergências das condições inflamatórias agudas em Endodontia. Traumatismo dentário e tratamento endodôntico de dentes permanentes com rizogênese incompleta. Endodontia em dentes polirradiculares. Retratamento endodôntico e reparo apical e periapical. Clareamento dentário. Procedimentos restauradores diretos. Infecções periodontais. Introduçao à cirurgia periodontal.

Código: 4020091 | Requisitos: 0

Código: 4020092 | Requisitos: 1

Estudo dos conceitos e fundamentos de Geriatria e Gerontologia. Epidemiologia do envelhecimento. Aspectos demográficos. Teorias de envelhecimento. Avaliação funcional do idoso. Tipos de envelhecimento. Fragilidade. Psicologia do envelhecimento. Aspectos fisiológicos do envelhecimento. Prevenção em saúde no idoso. Idoso e cidadania. Exames complementares. Farmacologia e terapêutica no idoso. Doenças comuns no idoso. Dor. Doenças neuropsicológicas mais prevalentes no idoso. Prática odontológica na clínica geriátrica. Modalidades de assistência ao idoso e à família. Legislação. Suporte social ao idoso dependente. Relação dos temas abordados com a prática odontológica.

Código: 4020093 | Requisitos: 1

Ética. Introdução ao estudo da prótese dentária parcial fixa. Conceito. Finalidades. Classificação. Partes componentes. Indicações e contra-indicações. Diagnóstico em prótese dentária parcial fixa. Planejamento e execução da prótese dentária parcial fixa.

Código: 4020094 | Requisitos: 4

Dentística, Endo e Perio (áreas de atendimento em atenção secundária no sistema único de saúde (SUS) através de centros de especialidades odontológicas - CEOS)

Código: 4020095 | Requisitos: 1

Ética. Farmacologia aplicada à criança e ao adolescente. Periodontia em odontopediatria. Estomatologia infantil. Cirurgia oral em odontopediatria. Lesões traumáticas na dentição decídua. Crescimento e desenvolvimento craniofacial. Análise de modelos de gesso. Aparelhos ortodônticos e ortopédicos preventivos e interceptores. Treinamento supervisionado integrado e prático-clínico, a quatro mãos, de procedimentos de atenção odontológica à criança e ao adolescente. Atendimento integral ao paciente.

Código: 4020096 | Requisitos: 2

Ética. Treinamento supervisionado integrado e prático-clínico, a quatro mãos, de procedimentos de atenção básica em Odontologia relacionando todos os conteúdos abordados até o momento da curso, em complexidade crescente e na prática baseada em evidências. Há enfase maior a Prótese Fixa Unitária e parcial. Aplicação dos conhecimentos de motivação e prevenção na clínica odontológica. Diagnóstico, prognóstico, tratamento e reabilitação das principais lesões relacionadas ao sistema estomatognático. Atendimento integral ao paciente que o aluno de Odontologia presta á comunidade.

Código: 4020097 | Requisitos: 0

Questões éticas do cotidiano. Valorização da vida; código de ética de odontologia contextualizado. Paradigmas da bioética. Ética odontológica. Direitos e deveres do cirurgião-dentista. Análise, perícia e avaliação dos fenômenos físicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem vivo, morto ou ossada, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais, reversíveis ou irreversíveis, na área de competência do cirurgião-dentista.

Código: 4020098 | Requisitos: 1

Introdução ao estudo da prótese dentária removível. Conceito. Terminologia. Fases de desenvolvimento. Partes componentes. Classificação. Princípios biomecânicos. Diagnóstico e planejamento. Preparo da boca. Moldagem. Relações maxilo-mandibulares. Entrega do aparelho. Manutenção. Ajustes. Falhas e reparos.

Código: 4020099 | Requisitos: 1

Ética. Níveis de Atenção à Saúde. ESF. Integralidade e Cuidado. Tecnologias leves. Competências profissionais, papel do dentista dentro da ESF. O trabalho em saúde com fatos nas famílias. Artigos. Humanização da prática clínica. Clínica ampliada.

Código: 4020100 | Requisitos: 0

Pesquisa e método científico. Busca em banco de dados. Leitura crítica de artigos. Elaboração do projeto de pesquisa. Ética em pesquisa. Normas ABNT e Vancouver. Estrutura da monografia. Sistematização da coleta, análise e interpretação dos dados.

Código: 4020101 | Requisitos: 1

Ética. Odontologia para bebês. Tratamento reabilitador em odontopediatria. Cefalometria aplicada à ortodontia. Treinamento supervisionado integrado e prático-clínico, a quatro mãos, de procedimentos de atenção odontológica à criança e ao adolescente. Atendimento integral ao paciente.

Código: 4020102 | Requisitos: 3

Ética. Treinamento supervisionado integrado e prático-clínico, a quatro mãos, de procedimentos de atenção básica em Odontologia relacionando todos os conteúdos abordados até o momento da curso, em complexidade crescente e na prática baseada em evidências. Há enfase maior a Prótese Fixa Unitária e parcial e Próteses Removíveis. Aplicação dos conhecimentos de motivação e prevenção na clínica odontológica. Diagnóstico, prognóstico, tratamento e reabilitação das principais lesões relacionadas ao sistema estomatognático. Atendimento integral ao paciente que o aluno de Odontologia presta á comunidade.

Código: 4020103 | Requisitos: 1

Pesquisa e método científico. Busca em banco de dados. Leitura crítica de artigos. Bioestatística. Elaboração do projeto de pesquisa. Ética em pesquisa. Normas ABNT/Vancouver. Estrutura da monografia. Sistematização da coleta, análise e interpretação dos dados.

Código: 4020104 | Requisitos: 2

Planejamento das reabilitações protéticas nos pacientes edentados. Moldagem em prótese dentária total. Estética e relações maxilo-mandibulares. Seleção e montagem de dentes artificiais em prótese dentária total. Procedimentos laboratoriais em prótese dentária total. Reembasamento e conserto em prótese dentária total. Sobredentaduras. Prótese dentária total imediata. Manutenção das próteses dentárias totais. Próteses totais uni-maxilares.

Código: 4020105 | Requisitos: 37

Ética. Níveis de Atenção à Saúde. ESF. Integralidade e Cuidado. Tecnologias leves. Competências profissionais, papel do dentista dentro da ESF. O trabalho em saúde com fatos nas famílias. Artigos. Humanização da prática clínica. Clínica ampliada.

Código: 4020106 | Requisitos: 0

Socialização e discussão de casos clínicos e situações vivenciadas na prática odontológica. Integração dos componentes curriculares do curso e o papel de cada um na prática clínica da Odontologia, aliados às evidências científicas da literatura.

Código: 4020107 | Requisitos: 1

A Cirurgia Oral III é integrante dos componentes curriculares do curso de Odontologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e da área de Cirurgia Oral do referido curso. O componente irá desenvolver ao longo do semestre os seguintes tópicos: cirurgia dos periápices, patologias do seio maxilar, patologia das glândulas salivares, cirurgia maxilofacial contemporânea, traumatologia maxilofacial. Aplicação das técnicas terapêuticas em atividades práticas.

Código: 4020108 | Requisitos: 2

Psicologia aplicada ao atendimento de pacientes especiais. Estratégias de atendimento para pacientes especiais. Síndrome de Down. Paralisia cerebral. Epilepsia. Distúrbios endócrino-metabólicos. Doenças sistêmicas crônicas. Deficiências físicas. Distúrbios sensoriais e de comunicação. Transtornos globais do desenvolvimento. Desvios da inteligência e desvios psíquicos. Fissuras lábio-palatinas. Atendimento supervisionado a pacientes portadores de necessidades especiais. Integração do cirurgião dentista em equipe multiprofissional. Treinamento supervisionado integrado e prático-clínico, a quatro mãos, de procedimentos de atenção odontológica. Atendimento integral ao paciente.

Código: 4020109 | Requisitos: 48

Ética. Treinamento supervisionado integrado e prático-clínico, a quatro mãos, de procedimentos de atenção básica em Odontologia relacionando todos os conteúdos abordados até o momento da curso, em complexidade crescente e na prática baseada em evidências. Há enfase maior a reabilitação com Prótese totais. Aplicação dos conhecimentos de motivação e prevenção na clínica odontológica. Diagnóstico, prognóstico, tratamento e reabilitação das principais lesões relacionadas ao sistema estomatognático. Atendimento integral ao paciente que o aluno de Odontologia presta á comunidade.

Código: 4020110 | Requisitos: 1

Desenvolvimento da pesquisa no cenário de prática selecionado. Elaboração de um relatório de pesquisa. Didática na elaboração e apresentação do trabalho cientifico.

Código: 4020111 | Requisitos: 1

Estágio supervisionado em Unidades Básicas de Saúde. Atuação no território. Escuta qualificada. O trabalho em Saúde Coletiva. Tecnologias leves. Trabalho proativo, humanizado e multiprofissional. Atendimento integral ao paciente que o aluno de Odontologia presta á comunidade. O trabalho em saúde com fatos nas famílias. Humanização da prática clínica. Clínica ampliada. Ética. Prática terapêutica.

Código: 4020112 | Requisitos: 0

Socialização e discussão de casos clínicos e situações vivenciadas na prática odontológica. Integração dos componentes curriculares do curso e o papel de cada um na prática clínica da Odontologia, aliados às evidências científicas da literatura. Abordagem de assuntos que não tenham tido carga horária na disciplina de origem.

Código: 600363 | Requisitos: 0

Conceitos, características e perfil do empreendedor. O processo empreendedor. Identificando oportunidades. A economia informal e o empreendedorismo. As pequenas e médias empresas e as empresas familiares.

Código: 4020113 | Requisitos: 0

Características da biologia molecular e osseointegração. Anatomia e radiologia aplicadas à implantodontia. Seleção de pacientes. Sistemas, técnicas cirúrgicas e procedimentos protéticos.

Código: 4020114 | Requisitos: 0

Ética. Termos técnicos em inglês frequentemente utilizados em ciências médicas.

Código: 80250354 | Requisitos: 0

Cultura surda. Aprendizagem, desenvolvimento e comunicação de pessoas surdas. Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Código: 80250353 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua inglesa. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua inglesa.

Código: 4020115 | Requisitos: 0

Introdução ao marketing. Conceito, evolução, princípios e composto de marketing. Planejamento de marketing: estratégia e análise de portfólio. Sistemas de informações de marketing: ambiente e pesquisa de mercado. Comportamento do consumidor: processo de compra, segmentação e posicionamento. Segmentação do marketing. Propaganda. Fundamentos econômicos e análise de conjuntura econômica. Tópicos relativos ao marketing e a profissão liberal. Legislação.

Código: 4020116 | Requisitos: 0

Ética. Os cuidados básicos com o paciente: manipulação, monitorização de sinais vitais, curativos, vias de administração de drogas e alimentação, oxigenioterapia, nebulização. Ressuscitação cardiopulmonar e cuidados intensivos.

Código: 7000188 | Requisitos: 0

Função social da universidade e extensão universitária. Concepções de extensão universitária. A extensão na Unochapecó, na área e no curso. Introdução à elaboração e implementação de projetos de extensão.

Código: 7000187 | Requisitos: 0

Articulação ensino, pesquisa e extensão na formação profissional. O que é pesquisa. A pesquisa na Unochapecó, na área e no curso.

Código: 80250374 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua espanhola. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua espanhola.

Código: 4020119 | Requisitos: 0

Ética. Introdução à computação: editor de texto, processamento de dados, banco de dados, telecomunicações e redes. Imagens médicas na área de saúde: tecnologias, aquisição, transmissão, arquivamento e distribuição. A internet na medicina na área de saúde.

COORDENAÇÃO

Diogo Alexander de Oliveira

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo (2003), Especialização em Odontopediatria pela Universidade de Passo Fundo (2008) e Mestrado em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo (2014). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria. Atua como professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) nos cursos de odontologia e medicina.

Coordenação Titular Coordenação Titular

COORDENAÇÃO

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

CONHEÇA O
UNO PLUS+

Assista videoaulas gratuitas com professores e profissionais que são referência no mercado.

CONHEÇA A COMUNIDADE DO CONHECIMENTO

O conhecimento pulsa aqui na Unochapecó, evoca uma metamorfose sem fim. Dentro dessa universidade, que é um organismo vivo. E você vive o conhecimento que nos move. Assista e conheça mais deste universo de possibilidades.

Olá,
Ficamos felizes pelo seu interesse em conhecer a Unochapecó. Preencha os campos abaixo e logo entraremos em contato com você.

Obrigado, entraremos em contato
comments powered by Disqus