Minha Uno
Menu Busca

A Pesquisa

 

As pesquisas geram novos conhecimentos, que transformam ou mantém o mundo em que vivemos – ela está ao seu alcance!

Quer experimentar? Entre neste “mundo”...

A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de pesquisas.

Se o mundo no qual vivemos parece tão diferente de outras épocas é porque, entre outros fatores, o desenvolvimento de pesquisas vem crescendo em larga escala, o que permite o avanço em diversos cenários da sociedade contemporânea. E ao que parece, a tendência é crescer ainda mais.

A Unochapecó vem contribuindo, há muitos anos, com a produção de conhecimentos através da pesquisa de iniciação científica e da pesquisa avançada desenvolvida em nossos programas de pós-graduação stricto sensu.

A iniciação científica é realizada ao longo do processo de formação dos estudantes, em diferentes disciplinas, ao longo de um curso de graduação, e/ou paralela a este processo. Inclusive, pode ser financiada e derivar bolsas de iniciação científica aos estudantes-pesquisadores.

Em todos os casos, a pesquisa pode se constituir como uma experiência fascinante, que se torna um elemento fundamental no processo de formação profissional.

A pesquisa desenvolvida nos programas e núcleos stricto sensu (nos projetos de mestrado ou no desenvolvimento de pesquisas avançadas),objetiva produzir novos conhecimentos.

O mais importante nisso tudo, é que a Universidade proporciona experiências no âmbito da pesquisa que podem ser acessíveis a muitas pessoas, bem diferente do que por vezes pensamos - não se trata de uma dimensão humana endereçada somente a “gênios” ou “cientistas”, na concepção estreita da palavra. Trata de um processo de aprendizagem e produção de conhecimento em todos os campos e em diferentes contextos de intervenção profissional.

Adentrar a este mundo pode ser acessível a muito mais pessoas do que se pensa. Dúvida? Experimente! A curiosidade da pesquisa se desdobra em paixão pelo conhecimento, ampliando a compreensão do mundo, da sociedade em que vivemos e por consequência, de nós mesmos. A pesquisa, além de transformar o mundo, transforma em primeiro lugar, as pessoas que nela se envolvem...

"Eu sustento que a única finalidade da pesquisa está em aliviar a miséria da existência humana"

                                                                  Bertolt Brecht

 

Para conhecer a Política de Pesquisa clique aqui.

 

 

Whatsapp Image