Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Menu Busca
ENADE: Conceito 3
CPC: Conceito 3
IGC: Conceito 3

Engenharia Química na Unochapecó

O curso busca preparar profissionais capazes de desempenhar atividades dentro das diversas indústrias de processos químicos e integrar grupos de pesquisadores, desenvolvendo projetos e processos produtivos, objetivando a otimização dos recursos e sustentabilidade de processos. Conta com a Empresa Júnior (CEJEQ) como uma forma de capacitação dos acadêmicos que já vivenciam a prática, além de desenvolver projetos de pesquisa que envolvem diversos alunos e estão voltados à área de nanotecnologia, biocombustíveis, tratamento de efluentes e polímeros. O curso possui um qualificado corpo docente composto por sete doutores e oito mestres.

Perfil do Profissional

Atualmente está muito difundida, principalmente nos países mais industrializados, onde desempenha cada vez mais atividades relacionadas com indústrias químicas, petroquímicas, papel e celulose, tintas, polímeros e insumos para processos e produtos. Este profissional também pode atuar no controle de qualidade ambiental e tratamento de resíduos, sendo que esta engenharia proporciona atuação em diversas áreas. Qualquer empresa que realiza a transformação de matérias-primas necessita de um Engenheiro Químico, sendo um profissional disputado no mercado.

Mercado de Trabalho

O profissional de Engenharia Química, em razão do grande embasamento técnico-científico, pode atuar em todos os setores da indústria, integrando grupos de pesquisadores, desenvolvendo projetos e processos produtivos, a partir das características específicas de qualidade dos produtos, objetivando a otimização dos recursos e aumento da produtividade. Em virtude disso, alguns campos de atuação são: álcool e açúcar, papel e celulose, alimentos, adubos/defensivos, fármacos, fibras sintéticas, cosméticos e perfumes, petróleo, tintas e vernizes e petroquímica.

Dados Legais

Autorização: Resolução 49/CONSUN/96
Reconhecimento: Decreto nº 1.664 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.633 de 2013.

  • Bacharelado
  • DURAÇÃO: 5 ANOS (4520 HORAS)
  • MODALIDADE: PRESENCIAL
  • CAMPUS CHAPECÓ
  • NOTURNO

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

O Curso é considerado, segundo o IDD, o 3º melhor da região e o 10º melhor do Brasil. Conta com Laboratórios de Química Geral, Orgânica e Físico-Química, Laboratório de Análise Instrumental, Laboratórios de Operações Unitárias I e II, de Física, Microbiologia, Tecnologia de Alimentos, Produtos Naturais e Computação.

MATRIZ CURRICULAR

ACONTECE NO CURSO

COORDENAÇÃO

Gustavo Lopes Colpani

Mestre e graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorado em andamento pela UFSC. Professor titular dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, atuando na instituição desde 2010. Possui projetos de pesquisa na área de tratamento de efluentes a partir de novas tecnologias e aproveitamento de resíduos industriais.

Mestre e graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorado em andamento pela UFSC. Professor titular dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, atuando na instituição desde 2010. Possui projetos de pesquisa na área de tratamento de efluentes a partir de novas tecnologias e aproveitamento de resíduos industriais.

DEPOIMENTOS

"Entrar em contato com um ambiente de pesquisa é indescritível. Além disso, a infraestrutura permite realizar com excelência os estudos, com orientação de um corpo docente qualificado e competente."

Máira Vieira - acadêmica

"Todo aprendizado de aulas, laboratórios, visitas técnicas ampliou minha visão do mundo e proporcionou uma concepção ampla dos assuntos que nós, engenheiros químicos, atuamos diariamente.”

Hellen Pauletti - egressa

"A Uno me proporcionou amadurecimento intelectual, profissional e pessoal através de uma grade curricular adequada e docentes capacitados para ministrar as cadeiras curriculares ofertadas."

Thaís Karoline Carniel - acadêmica

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ