Webmail

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

A Unochapecó, como instituição comunitária com mais de quarenta anos dedicados à educação, busca aprofundar a relação universidade e sociedade, perspectiva que vem orientando as diversas ações de ensino, pesquisa e extensão. No âmbito desta concepção de universidade, o Curso de Mestrado em Educação recomendado pela Coordenação de Avaliação de Pessoal de Nível Superior (Capes), assume o desafio de investigar a formação de docentes-pesquisadores, articulada aos vários contextos sociais, de onde emergem os fenômenos educativos, e suas práticas político-pedagógicas.

 

Público-Alvo:

Profissionais com graduação em diferentes áreas do conhecimento, envolvidos com questões educacionais e suas problemáticas.

O programa

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), propõe a formação de educadores ancorada nas dimensões teórico-conceitual e teórico-metodológica que permitam uma análise consistente dos referenciais epistemológicos e das principais categorias e conceitos com os quais lidam para tratar do fenômeno educacional. 

Neste sentido, é objetivo do Curso de Mestrado em Educação formar educadores capazes de compreender que cada tendência epistemológica contempla, de forma diferenciada, a problemática do conhecimento e as suas possibilidades de análise e de intervenção no real. Assim, colocam-se em pauta as próprias condições de inteligibilidade das problemáticas fundamentais das ciências da educação, levando-se em conta a relação teoria e prática. Os pressupostos supracitados desdobram-se nos seguintes objetivos:

1. Formar pesquisadores em Educação capazes de responder aos desafios da realidade sociocultural da região e do País, das situações cotidianas da escola e seu entorno;

2. Contribuir para reflexões de caráter político, ético e epistemológico da Educação e suas repercussões na produção de conhecimentos e práticas docentes;

3. Preparar o mestrando para o exercício da docência, de forma crítica e articulada com o ensino, a pesquisa e a extensão;

4. Possibilitar a produção e a socialização de pesquisas no campo da Educação por meio de publicações   e outras formas de divulgação do conhecimento.

 

Duração do curso de Mestrado

- 24 meses

Devendo o aluno cumprir: 

I  - 16 (dezesseis) créditos em disciplinas obrigatórias independente da linha de pesquisa;

II - 07 (sete) créditos em disciplinas optativas e/ou tópicos especiais; 

III - 06 (seis) créditos de elaboração de dissertação;

IV - Pelo menos 01 (um) crédito pela participação em atividades complementares acadêmicas (participação em eventos científicos da área, apresentação de trabalhos e publicações), conforme normas definidas e aprovados pelo colegiado do Programa de Pós-graduação em Educação 


Cronograma das aulas 

Disciplinas Obrigatórias: As aulas serão ministradas nas segundas-feiras e terças-feiras (turno vespertino), semanalmente.

Disciplinas Optativas: As aulas serão ministradas segundas-feiras, terças-feiras e quartas-feiras (turno matutino), semanalmente.

 

Coordenador: Prof. Ricardo Rezer

Adjunto: Prof. Leonel Piovezana

Secretaria Stricto Sensu: Luciana Lunelli

E-mail: ppge@unochapeco.edu.br 
Fone: (49) 3321-8090 (secretaria)