Webmail
Menu Busca
Mestrado em Educação - nova identidade 2018

A Unochapecó, como instituição comunitária com mais de 45 anos dedicados à educação, busca aprofundar a relação universidade e sociedade, perspectiva que vem orientando as diversas ações de ensino, pesquisa e extensão. No âmbito desta concepção de universidade, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação recomendado pela Coordenação de Avaliação de Pessoal de Nível Superior (Capes), assume o desafio de investigar a formação de docentes-pesquisadores, articulada aos vários contextos sociais, de onde emergem os fenômenos educativos, e suas práticas político-pedagógicas.

 

Público-Alvo

 

 

Profissionais com graduação em diferentes áreas do conhecimento, envolvidos com questões educacionais e suas problemáticas.

 

O Programa

 

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), propõe a formação de educadores ancorada nas dimensões teórico-conceitual e teórico-metodológica que permitam uma análise consistente dos referenciais epistemológicos e das principais categorias e conceitos com os quais lidam para tratar do fenômeno educacional. 

Neste sentido, é objetivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação formar educadores capazes de compreender que cada tendência epistemológica contempla, de forma diferenciada, a problemática do conhecimento e as suas possibilidades de análise e de intervenção no real. Assim, colocam-se em pauta as próprias condições de inteligibilidade das problemáticas fundamentais das ciências da educação, levando-se em conta a relação teoria e prática. Os pressupostos supracitados desdobram-se nos seguintes objetivos:

1. Formar pesquisadores em Educação capazes de responder aos desafios da realidade sociocultural da região e do País, das situações cotidianas da escola e seu entorno;

2. Contribuir para reflexões de caráter político, ético e epistemológico da Educação e suas repercussões na produção de conhecimentos e práticas docentes;

3. Preparar o mestrando para o exercício da docência, de forma crítica e articulada com o ensino, a pesquisa e a extensão;

4. Possibilitar a produção e a socialização de pesquisas no campo da Educação por meio de publicações   e outras formas de divulgação do conhecimento.

 

Duração do curso de Mestrado

- 24 meses

Devendo o aluno cumprir

I  - 16 (dezesseis) créditos em disciplinas obrigatórias independente da linha de pesquisa;

II - 07 (sete) créditos em disciplinas optativas e/ou tópicos especiais; 

III - 06 (seis) créditos de elaboração de dissertação;

IV - Pelo menos 01 (um) crédito pela participação em atividades complementares acadêmicas (participação em eventos científicos da área, apresentação de trabalhos e publicações), conforme normas definidas e aprovados pelo colegiado do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação.


Cronograma das aulas 

 

Disciplinas Obrigatórias: As aulas são ofertadas nas segundas e terças-feiras, nos períodos vespertinos, semanalmente.

Disciplinas Optativas:  As aulas são ofertadas nas segundas e terças-feiras, nos períodos matutinos e noturnos e, eventualmente, nas quartas-feiras, no período matutino, cabendo ao estudante escolher as disciplinas de seu interesse.

 

Coordenadora: Profª. Tania Mara Zancanaro Pieczkowski

E-mailppge@unochapeco.edu.br 
Divisão de Pós-Graduação stricto sensu: (49) 3321-8090 

 

 

 

Linha 1: Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas

 

Ementa: Formação inicial e continuada de professores que atuam em diferentes etapas e modalidades da educação básica à educação superior. Políticas curriculares e suas implicações nos contextos formativos. Processos pedagógicos e suas dimensões sociais, históricas, ambientais, curriculares, éticas, políticas e epistemológicas. Escola e universidade no contemporâneo.

 

Propósito: Investigar a formação inicial e continuada de professores que atuam em diferentes etapas e modalidades da educação básica à educação superior. Nessa direção, problematiza as políticas curriculares e suas implicações nos contextos formativos. Para tal, toma como referência, as práticas pedagógicas e suas dimensões sociais, históricas, ambientais, curriculares, éticas, políticas e epistemológicas. Além disso, o grupo procura analisar criticamente a escola e universidade no contemporâneo.

 

Sub-áreas:

Educação básica

Educação superior

Educação ambiental

Processos pedagógicos

Políticas curriculares

Epistemes

Educação e inovação

 

 

Linha 2 - Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva

 

Ementa: Educação na interface com a diversidade, a interculturalidade e a inclusão, considerando os movimentos sociais e migratórios, a educação especial, a cultura indígena, a diversidade religiosa, as linguagens e as infâncias.

 

Propósito: Investigar problemáticas relacionadas à educação na interface com a diversidade, com a interculturalidade e a inclusão, considerando os movimentos sociais e migratórios, a decolonialidade, a educação especial, a cultura indígena, a diversidade religiosa, as linguagens e as infâncias.

 

Sub-áreas:

Educação e movimentos migratórios

Educação e movimentos sociais

Decolonialidade e educação intercultural

Educação especial

Educação e cultura indígena

Educação e diversidade religiosa

Educação e infâncias

 

Processo Seletivo Discente 2020

 

Inscrições prorrogadas até 22 de junho de 2020.

Confira as novas datas aqui.

Confira as novas datas da entrega dos documentos aqui.

 


Confira o editalProcesso Seletivo Discente 2020

 

Os anexos do referido edital encontram-se disponíveis na página do Programa em "Documentos úteis".

 

Confira a publicação das etapas do Processo Seletivo Discente 2020 na página do Programa em "Documentos úteis".

 

Bolsas de estudos

 

As modalidades de bolsas de estudos destinadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unochapecó estão contempladas junto aos editais dos processos seletivos no item "Bolsas de Estudos".

 

 

 

  • Mestrado
  • Chapecó
  • DURAÇÃO:

    Mestrado: 24 meses

  • Coordenador

    Tania Mara Zancanaro Pieczkowski

  • E-mail

    ppge@unochapeco.edu.br

  • Telefone

    (49) 3321-8090

Relações entre os fundamentos epistemológicos e a pesquisa educacional. Distintas epistemologias que transitam no PPGE/UNO. Paradigmas do conhecimento.


4 créditos | 60 horas | Código: 70830705 | Ementa atualizada em: 23/06/2020

Pesquisa e epistemologia. Tendências da pesquisa em Educação. Ciclo da pesquisa. Tipologias de pesquisa. A construção do objeto de estudo. Estado do conhecimento e levantamento de fontes.


4 créditos | 60 horas | Código: 70830706 | Ementa atualizada em: 23/06/2020

O contexto contemporâneo e as repercussões na educação. Trabalho docente: profissionalização e condições de trabalho. Profissão, classe e identidade docente. Políticas e tendências da formação inicial e continuada de professores. A constituição do conhecimento de professor: saberes profissionais docentes. Perspectivas para a pesquisa.


3 créditos | 45 horas | Código: 70830707 | Ementa atualizada em: 23/06/2020

Ética na e da pesquisa em educação. Escrita científica. Procedimentos teórico-metodológicos da coleta à análise de dados. Instrumentos de pesquisa. Sistematização do projeto de pesquisa: estrutura, redação e normas. Socialização dos projetos de pesquisa.


3 créditos | 45 horas | Código: 70830708 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Identidade e diferença. A diversidade na formação da cultura brasileira. Desigualdades sociais. Direitos humanos. Diversidade religiosa. Diversidade Étnica. Movimentos migratórios.


3 créditos | 45 horas | Código: 70830709 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Ética na e da pesquisa em educação. Escrita científica. Procedimentos teórico-metodológicos da coleta à análise de dados. Instrumentos de pesquisa. Sistematização do projeto de pesquisa: estrutura, redação e normas. Socialização dos projetos de pesquisa.


3 créditos | 45 horas | Código: 70830710 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Os impasses e rupturas na modernidade e perspectivas contemporâneas no âmbito da vida cotidiana em geral, e da educação em particular. A virada linguística e educação. A ressignificação do tempo e do espaço, mormente o espaço/tempo escolar. Produção do conhecimento em educação na contemporaneidade: aportes teórico-epistêmicos.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830711 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Teoria curricular contemporânea. Os Estudos Culturais e seus impactos sobre a compreensão de currículo. Currículo, cultura e linguagens e poder.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830712 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Vida e obras de Paulo Freire. Método Paulo Freire. Educação Libertadora como uma epistemologia da educação. As bases teóricas e práticas da Pedagogia do Oprimido. Didática Freiriana. Educação Popular, os movimentos de alfabetização de jovens e adultos. Relação entre a Pedagogia do oprimido, a Filosofia da Libertação e a Teologia da Libertação na América Latina.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830713 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Instituição familiar: conceitos e trajetória histórica; Tendências atuais do desenvolvimento da família no Brasil. Família contemporânea e educação. Identidade, gênero e família: implicações para a relação escola e família. Escola e família e a educação ético-moral.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830714 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Universidade: origem e trajetória. Concepções de universidade. Universidades comunitárias, públicas e privadas: modalidades, desafios e perspectivas. A mercantilização da educação superior. Processos de internacionalização na/da universidade.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830715 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

A abordagem do ciclo de políticas no Brasil. O currículo como espaço de disputa de poder. A influência dos organismos internacionais e nacionais da elaboração da política curricular brasileira. A elaboração do currículo escolar no Brasil: Parâmetros Curriculares Nacionais, diretrizes curriculares e Base Nacional Comum Curricular. Políticas e diretrizes para a formação de professores.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830716 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Inovação: conceito, características e importância no contemporâneo; perspectiva histórica dos processos de inovação; educação e inovação: conceitos e possibilidades; inovação em educação e o papel do estado; Inovação em educação no Brasil.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830717 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

A história dos movimentos sociais e populares do oeste de santa Catarina. Os processos de colonização: imigração e migração. Educação no campo e do campo. Programas de educação dos movimentos sociais. Educação urbana. Espaços de práticas sociais e regionais.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830718 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Aspectos históricos, filosóficos, legais e políticos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. As políticas de educação especial e inclusão. Processos de in/exclusão. Subjetivação docente frente às políticas de inclusão.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830719 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Infância na perspectiva da Nova Sociologia da Infância. Significados de infância, criança, direitos e participação infantil. Estudo de diferentes infâncias, seus modos de educação na contemporaneidade e a Pedagogia da Escuta.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830720 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Interculturalidad y (de)colonialidad: aproximaciones conceptuales. La (de)colonialidad del saber e interculturalidad crítica. El giro epistémico y el pensamiento fronterizo. Significado y sentido de la interculturalidad en la educación latinoamericana.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830721 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Pensamento Social e Estético na concepção de pensadores Brasileiros: Educação e cultura. Educação monocultural e seus desafios de práticas educativas. Arte na Educação: Interterritorialidade e interdisciplinaridade. Educação Brasileira.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830722 | Ementa atualizada em: 24/06/2020

Políticas de inclusão e governamentalidade. Inclusão, gerenciamento de riscos e governamento das diferenças. Processos de inclusão e exclusão.


2 créditos | 30 horas | Código: 70830723 | Ementa atualizada em: 24/06/2020


2 créditos | 30 horas | Código: 70830167 | Ementa atualizada em: 26/04/2012

A disciplina destina-se a discussão específicas, individuais, entre orientador e orientando , no sentido de precisar e avançar a elaboração do trabalho final. Portanto, o resultado da disciplina deverá ser sua versão definitiva da proposta de trabalho final.


6 créditos | 90 horas | Código: 70830158 | Ementa atualizada em: 26/04/2012

Alunos de Mestrado

Adroaldo Antonio Fidelis
Aleandra Defaveri Cristova
Ana Maria Pereira Puton
Andréia Stochero Binelo
Bruna Joanna Menegazzo da Silva
Charlene Pereira
Daiane Altenhofen
Greicy Gadler Lang
Jaílson Bonatti
Karen Cristina Kunze Pezzini
Larissa Henrique
Liana Sonza dos Santos
Luciana Fatima Narcizo
Luiz Lopes Lemos Junior
Milene da Silva Oliveira
Neuzair Cordeiro Peiter
Patrícia Grando
Solange Ciqueira Haetinger
Tamara Danielle Pereira Machado
Vânia Dalla Rosa

Ana Paula Dal Santo
Elisa Christina Ferreira
Evanete Antunes Ferreira
Getulio Narsizo
Giovana Boicko Poli
Gisele dos Santos
Jesse Budin
Juliane Janaina Leite Brancher
Jussani Derussi
Laise Ziger
Marta Zanette
Sandy Carla Pilatti
Silvana Teresinha Bernieri
Taise Dall'asen
Vania Salete Cassol Daga
Zenaide Borre Kunrath

Marcelo Schmitz dos Santos

Alunos de Mestrado

Jacinta Lúcia Rizzi Marcom
jacinta.marcom@ifsc.edu.br

Marcilei da Silva Bender
marcisilva@unochapeco.edu.br

Paulo Roberto Dalla Valle
paulodallavalle@unochapeco.edu.br

Rodolfo Ferreira Pinheiro
rodolfofpinheiro@hotmail.com

Alcione Ziliotto
alcionez@unochapeco.edu.br

Carine Kaufmann
carikaufmann@hotmail.com

Celoy Aparecida Mascarello
celomascarello@yahoo.com.br

Claudemir Stanqueviski
stanqueviski@gmail.com

Cleide Terezinha Neumann Feil
cleideneumann@unochapeco.edu.br

Cleonice Lazzarotto
cleolazzarotto@unochapeco.edu.br

Cristiana Padilha
cris_p@unochapeco.edu.br

Gina Zanini
ginazanini@gmail.com

Ingrid Gehlen Felkl
ingridf@unochapeco.edu.br

Ivanete Maria Weber
galegaw@yahoo.com.br

Jagson Isandro Gross
tiogross@gmail.com

Janaína Corá
janainacora@unochapeco.edu.br

Josiane Crusaro Simoni
josicrusaro@unochapeco.edu.br

Juliana Aparecida Giongo
julianagiongo@unochapeco.edu.br

Maria de Souza
marialuzia@unochapeco.edu.br

Paulo Ramos dos Santos
tenramo@hotmail.com

Tiago de Macedo
tiago.iemenino@gmail.com

Aline Fernandes dos Santos
alineef@unochapeco.edu.br

Ana Paula Antonello
anapaulaantonello@unochapeco.edu.br

Aryana Lúcia Rech
aryana@unochapeco.edu.br

Camila Lorenzoni Cortina
camilal@unochapeco.edu.br

Daiana de Nez Moura
danynha_m@unochapeco.edu.br

Daniela da Silva
danidasilva@unochapeco.edu.br

Daniela Dal-Cin
danieladc@unochapeco.edu.br

Eduarda Moro
eduardamoro@unochapeco.edu.br

Harold Wentz Biasuz
harold@unochapeco.edu.br

Ivan Luís Schwengber
ivan.s@unochapeco.edu.br

Jandrei José Maciel
jandreimaciel@unochapeco.edu.br

Jane Acordi de Campos
janecampos@unochapeco.edu.br

Joce Daiane Borilli Possa
joceborilli@gmail.com

Ketherine Nardi
chuckety@unochapeco.edu.br

Luciane da Rosa
lurosa@unochapeco.edu.br

Mauricy Pace de Paula Dias
mauricy@unochapeco.edu.br

Mônica Tessaro
m_tessaro@unochapeco.edu.br

Valnei Brunetto
valnei@unochapeco.edu.br

Alcione Maria Bevilacqua
alcione.qbo@gmail.com

Claudiomiro da Silva
claudiomiro07@hotmail.com

Franciele Santos de Lima
pola@unochapeco.edu.br

Francieli Fabris
francielifabris@unochapeco.edu.br

Ieda Pertuzatti
ieda.pertuzatti@unochapeco.edu.br

Ivete Helbing da Rosa
iveter@unochapeco.edu.br

Joana Maria de Moraes Costa
joana@unochapeco.edu.br

Juliana Gorczveski Rabaioli
juligs@unochapeco.edu.br

Juliano Vitoria Domingues
julianoche@unochapeco.edu.br

Justiani Hollas
justiani@unochapeco.edu.br

Juvir Cerejo
cerejojo@unochapeco.edu.br

Kurlan Frey
kurlan.frey@unochapeco.edu.br

Locenir Tereza de Moura Selivan
mouraloci@gmail.com

Marinês Rosa Palavicini Sotili
marines.s@unochapeco.edu.br

Roberta Knapik Brum
betakb1@hotmail.com

Rosilei Gugel Ficagna
rosilei.ficagna@unochapeco.edu.br

Sandra Maria Zardo Morescho
samaza@unochapeco.edu.br

Simone Ruppenthal
ruppenthal@unochapeco.edu.br

Zenaide Collet
zenacollet@gmail.com

Alan David Evaristo Panizzi
alanpanizzi@gmail.com

Ana Paula Narsizo
narcisoana@unochapeco.edu.br

Anderson Luchese
andersonluchese@unochapeco.edu.br

Angelica Madela
angelicamadela@unochapeco.ebu.br

Bruna Larissa Cecco
brunacecco@unochapeco.edu.br

Cintia Marcia da Silva Guisso
cintiamarcia@unochapeco.edu.br

Daniane Fátima Quadrado Caminero
daniane_ca@unochapeco.edu.br

Fabio Daniel Vieira
fabiodani@unochapeco.edu.br

Fernanda Aparecida de Mello
femello@unochapeco.edu.br

Giovana Didoné Piovezana
giovana@unochapeco.edu.br

Itacir Carlos Valmorbida
itacircarlos@unochapeco.edu.br

Jamile Dal-Cin
jamiledalcin@unochapeco.edu.br

Jaqueline Ariane Pereira da Silva
jaque.ariane@unochapeco.edu.br

Juliana Aparecida Golfe Rauber
jrauber@colegiosmaristas.com.br

Junior Jonas Sichelero
xike@unochapeco.edu.br

Romildo Ricardo Ramlow
romildo.ramlow@unochapeco.edu.br

Sandra de Avila Farias Bordignon
sandra.bordignon@uffs.edu.br

Valdemir Antonio de Oliveira
mano_pc@yahoo.com.br

Ana Karina Brocco
anakb@unochapeco.edu.br

Cláudia Aparecida dos Santos
claudiasartes@unochapeco.edu.br

Cristian Cipriani
criz_hc@unochapeco.edu.br

Daniele Simoneti
danisim@unochapeco.edu.br

Elci Schroeder Lucachinski
elci@unochapeco.edu.br

Eliane Ludwig
ludwig12@unochapeco.edu.br

Eliane Pereira
liamp@unochapeco.edu.br

Jacira Souza Medronha
medronha@unochapeco.edu.br

Nadia Cristina Picinini Pelinson
ndpelinson@hotmail.com

Natanaél Feijó
natanaelf@unochapeco.edu.br

Patricia Cristina Gris
pathygris@unochapeco.edu.br

Rosemeri Santin
rosemerisantin@hotmail.com

Vanderlei Smaniotto
prof_smaniotto@yahoo.com.br

Zenaide Inês Schmitz
zenaideines@unochapeco.edu.br

Ana Paula Rohrbek Chiarello
anapaula.rc@unochapeco.edu.br

Claudia Simone Fantin
claudiafantin@unochapeco.edu.br

Cleudete Maria Amorin
cleumaria@unochapeco.edu.br

Daiane Christ
daia_c@unochapeco.edu.br

Deizi Domingues da Rocha
deizirocha@unochapeco.edu.br

Ediana Maria Mascarello Finatto
ediana@unochapeco.edu.br

Eliston Terci Panzenhagen
elistonterci@hotmail.com

Franciele Eleide Kuhn
fran.fran@unochapeco.edu.br

Gilberto Oliari
gilba@unochapeco.edu.br

Jaqueline Reni Loss
jkl@unochapeco.edu.br

Julcéia Carmen Kroth Gheller
julceia@unochapeco.edu.br

Lucile da Rosa Francescato
lucile@unochapeco.edu.br

Michelle Luísa Romani Fassina
Milurf78@gmail.com

Monica Maria Tourinho Oldiges
monimaria@unochapeco.edu.br

Suzi Laura da Cunha
suzilc@unochapeco.edu.br

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação oferece vagas em disciplinas isoladas (aluno especial). A seleção é realizada semestralmente, considerando as normas do Programa, por meio de edital específico. 

 

No caso de posteriormente o candidato ingressar no Programa como aluno regular, poderão ser aproveitados créditos cursados como aluno especial, conforme previsto no regulamento do programa. O fato de cursar disciplinas isoladas não garante o ingresso como aluno regular devendo o candidato submeter-se ao processo seletivo discente, realizado anualmente.

 

Para inscrever-se nesta modalidade, o candidato deverá contemplar as informações do edital e entregar os documentos abaixo relacionados:

 

I - formulário de inscrição devidamente preenchido (anexo do edital);

II - cópia légivel do documento de Identidade e do CPF (no caso de o candidato ser estrangeiro, deverão ser apresentados os documentos exigidos pela legislação específica);

III - cópia legível da Certidão de Nascimento ou Casamento;

IV - cópia légivel  da Quitação com o Serviço Militar;

V - cópia legível do Título Eleitoral;

VI - comprovante (legível) da última votação ou declaração de quitação eleitoral expedida no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral);

VII - comprovante (legível) de vacinação contra rubéola para mulheres até 40 anos;

VIII - comprovante (legível) de residência atualizado;

IX - cópia legível do Diploma do Curso de Graduação;

X - cópia legível do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

XI - Curriculum vitae devidamente documentado  (não é necessário autenticar as cópias).

 

 

 

 

 

 

SOLICITAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO

 

1) Preencher na íntegra o formulário de agendamento de QUALIFICAÇÃO da dissertação e encaminhar à Divisão de Pós-Graduação stricto sensu com no mínimo 20 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.

 

2) A Divisão de Pós-Graduação stricto sensu procederá com a reserva de sala e equipamentos para a qualificação, porém, cabe ao estudante preencher devidamente o formulário de agendamento com todas as informações solicitadas.

 

3) No caso de realização de banca por videoconferência, o estudante deverá consultar a Divisão de Pós-Graduação stricto sensuantes da entrega do formulário de agendamento, quanto a disponibilidade do local.

 

 

SOLICITAÇÃO DA DEFESA

 

1) Preencher na íntegra o formulário de agendamento de DEFESA da dissertação e encaminhar a Divisão de Pós-Graduação stricto sensu com no mínimo 30 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.

 

2) A Divisão de Pós-Graduação stricto sensu procederá com a reserva de sala e equipamentos para a defesa, porém, cabe ao estudante preencher devidamente o formulário de agendamento com todas as informações solicitadas.

 

3) No caso de realização de banca por videoconferência, o estudante deverá consultar a Divisão de Pós-Graduação stricto sensuantes da entrega do formulário de agendamento, quanto a disponibilidade do local.

 

4) Para os encaminhamentos de passagens aéreas/terrestres e hospedagem do membro externo, os contatos necessários e as informações são de responsabilidade do estudante/orientador e devem ser sugeridos no formulário de agendamento de defesa.

 

ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO

 

Dentro do prazo regimental (60 dias após a defesa da dissertação) o estudante deverá encaminhar à Divisão de Pós-Graduação stricto sensu  os documentos abaixo relacionados para os trâmites de homologação da dissertação em Colegiado e posterior emissão do diploma:

 

a) Ficha catalográfica: o encaminhamento da confecção da ficha catalográfica é de responsabilidade do(a) estudante. Para isso deverá procurar profissional habilitado (profissional com CRB/Conselho Regional de Biblioteconomia ou Biblioteca de outras Instituições de Ensino).

 

b) Dissertação/trabalho final: deverá ser entregue 01 (uma) cópia da dissertação em pdf (CD) em seu formato integral de acordo com a normatização do Programa, incluindo, no corpo do trabalho, a ficha catalográfica e a folha de aprovação da dissertação final (preenchida e assinada).

 

Folha de aprovação da dissertação final*

 

*O estudante deverá preencher a folha de aprovaçaõ final de acordo com as informações solicitadas, coletar somente as assinaturas do(a) orientador(a) e coordenação, e posteriormente, inseri-la no corpo da dissertação (versão final).
 

Observação: Na folha de aprovação da dissertação final, a Instituição (de origem) do membro que participou da banca é a Instituição de onde desenvolve/desempenha as suas atividades profissionais.

 

c) Submissão do artigo: deverá ser entregue uma cópia física  da submissão do  artigo em periódico na área  do Programa (informar o qualis da revista/mínimo Qualis B2).Verifique o regramento da sua modalidade de bolsa de estudo quanto à submissão de artigo.

 

d) Declaração de conferência da dissertação:   deverá ser entregue em cópia física, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo(a) orientador(a).

 

e) Licença do autor: deverá ser entregue em cópia física, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo(a) estudante.

 

Normatização estrutura da dissertação

 

Após os trâmites de homologação da dissertação em Colegiado, a Divisão de Pós-Graduação stricto sensu encaminhará os documentos à Secretaria Acadêmica para os trâmites finais da emissão do diploma.O estudante será informado da retirada do diploma junto à Central de Relacionamento. Não serão encaminhados diplomas via correio.

 

PROFESSOR COLABORADOR

 

 

Pós-Graduação UNOCHAPECÓ
Chame no Whatsapp