Minha Uno
Webmail
Menu Busca
Conceito ENADE: 4
Conceito do Curso (MEC): 4

Engenharia de Alimentos na Unochapecó

O curso de Engenharia de Alimentos forma profissionais com uma visão global sobre o planejamento e desenvolvimento de novos produtos e processos industriais na área de alimentos, preparando-os para atuar na recepção e processamento das matérias-primas, transporte, conservação, armazenagem e distribuição do produto final. Para isso, os alunos aprendem a investigar propriedades dos alimentos e aspectos químicos, físicos, microbiológicos, econômicos e industriais, a fim de garantir a qualidade em todas as fases do processo. Essas vivências acontecem na prática, com a resolução de problemas reais trazidos pelas empresas da região.

 

Perfil do Profissional

O engenheiro de alimentos participa de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos, seleção das matérias-primas e definição do sistema de armazenagem, até o projeto das embalagens. Desenvolve e testa formulações, determinando o valor nutricional, o sabor, a cor e a consistência. Desenvolve tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos. Atua na gestão de pessoas, controle de qualidade e o desenvolvimento de novos processos e produtos. A agroindústria e os laboratórios de prestação de serviços também são campos de atuação.

 

Mercado de Trabalho

A indústria alimentícia é, sem dúvida, o principal campo de atuação deste engenheiro. Mas ele pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos, centros de pesquisa e desenvolvimento, órgãos públicos voltados à fiscalização, bem como atuar como consultor e assessor para instituições e empresas. Cada vez mais as empresas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, inovação na área de embalagens, auxiliando cada vez mais na conservação do alimento. Pelos desafios que estas áreas apresentam no desenvolvimento de novos processos e produtos, a Engenharia de Alimentos se mostra como uma carreira muito promissora para os próximos anos.

 

Dados Legais

Reconhecimento: Decreto nº 1.664 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.633 de 2013.

Renovação de Reconhecimento: Portaria Nº 87, de 20 de Fevereiro de 2019, publicada no Diário Oficial da União Nº 37, no dia 21 de Feverreiro de 2019.

Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC/Seres nº 281,de 06 de janeiro de 2022.

  • Bacharelado
  • DURAÇÃO: 5 anos (3800 HORAS)
  • MODALIDADE: PRESENCIAL
  • CAMPUS Chapecó
  • NOTURNO
  • Mensalidade 2023*:

    R$ 1.088,09

    *Reajustada apenas pelo índice da inflação

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

MATRIZ CURRICULAR

COORDENAÇÃO

Ana Paula Capelezzo

DEPOIMENTOS

"A Unochapecó proporciona à nossa graduação estrutura laboratorial e conhecimentos teóricos suficientes para já ingressarmos no mercado de trabalho antes da formação."

Gabriela Simes - acadêmica

"A estrutura que a Unochapecó oferece nos mostra que a preocupação com o acadêmico vai além da sala de aula, e isso me incentivou a aproveitar cada oportunidade e evoluir como profissional."

Caroline Dallacorte - egressa

"Durante o curso temos prática desde o início, o que nos torna profissionais mais valorizados e preparados para atuar. esse é o maior diferencial da Unochapecó."

Ana Maria Miotto - acadêmica

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

ACONTECE NO CURSO

Mais notícias