Minha Uno
Menu Busca

Química, Alimentos e Produção realizam ABEx em parceria com a Fazenda Dragão

Mercado

Conhecer a realidade do mercado de trabalho por meio das demandas reais oferecidas pela indústria é um grande diferencial de quem faz graduação na Unochapecó, adicionando um grau extra de experiência prática ao diploma. Estudantes dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção e Engenharia Química desenvolveram, no primeiro semestre de 2023, produtos beneficiados à base de pitaya. O projeto, que é parte do componente curricular Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx), foi realizado em parceria com a Fazenda Dragão e teve seus resultados apresentados no evento Engenharia Ao Cubo, promovido no dia 01 de julho.

A professora Vaniele Martins, responsável por coordenar o trabalho dos alunos em laboratório, comenta que os objetivos foram alcançados até o momento, refletidos principalmente na meta dos donos da fazenda, de inserir e comercializar uma variedade derivados da fruta no mercado regional. De acordo com a docente, os acadêmicos receberam a demanda com muita empolgação, e a atividade permitiu que eles tivessem contato com muitas técnicas novas.

“A Fazenda Dragão produz pitayas e tem o objetivo de fazer a industrialização de 100% dessa pitaya. Hoje, a propriedade tem parceria com empresas que utilizam ou comercializam os derivados da fruta em seus cardápios e catálogos. A ideia era essa, industrializar. Aí, veio a parceria com a Unochapecó, para que os alunos da ABEx pudessem desenvolver mais produtos e ampliar esse leque de opções à base de pitaya na região, principalmente na área dos cosméticos”, explica. 

Vaniele também projeta que a ABEx siga engrandecendo a formação dos acadêmicos das engenharias por muito tempo, já que a parceria com a Fazenda Dragão será ampliada para outras temáticas. “Estamos em um estágio inicial ainda, mas com muitas perspectivas de aplicações e desenvolvimentos de diversos produtos, a partir tanto da pitaya (polpa e casca), do cladódios e sementes, enfim. A ideia é que a gente dê continuidade e consiga obter muitos subprodutos da pitaya, para conseguir aplicar em diversos cosméticos e com diversas finalidades”, conclui.

O trabalho conjunto entre estudantes de três cursos foi destacado pelas coordenadoras dos cursos de graduação que participaram da iniciativa. A coordenadora de Engenharia de Alimentos, professora Ana Paula Capelezzo, frisa o entrosamento das turmas como um valor inestimável adquirido pelos alunos, a ser utilizado no mercado de trabalho. “Juntar os cursos aproximou os alunos, que muitas vezes farão parte de equipes multidisciplinares no futuro. Nesta ocasião, eles colocaram a mão na massa e se dedicaram à pesquisa, desenvolvimento e caracterização, passos primordiais na atuação na indústria”, afirma. 

Os ganhos acadêmicos também ganharam luz na visão da coordenadora do curso de Engenharia de Produção, professora Elisangela Pinheiro. Para ela, as disciplinas abarcadas comumente aos três cursos foram abordadas sob um novo ângulo durante a execução do projeto, representando mais conhecimento ao alcance dos estudantes. “Foi possível realizar movimentos na construção do ensino. Os cosméticos são um tema comum, mas estudado e desenvolvido de forma diferente pelas três engenharias. Os alunos foram comprometidos, se desafiaram e se tornaram protagonistas”, aponta a docente. 

A professora Rubieli Carla Frezza Zeferino, coordenadora do curso de Engenharia Química, fez menção ao reforço do compromisso feito pela Unochapecó com a comunidade ao realizar projetos deste tipo. “Os projetos que estamos desenvolvendo nas disciplinas de Abex englobam o que faz de nossa universidade comunitária: o triângulo ensino/pesquisa/extensão. Ao trabalhar as pontas desse triângulo concomitantemente, o estudante consegue explorar ao máximo o conhecimento e desenvolver as habilidades e competências necessárias para a profissão de forma mais completa, através da aprendizagem baseada em experiências, vivenciando a realidade profissional durante a sua formação e sendo protagonista do seu desenvolvimento profissional”, finaliza. 

COMPARTILHE
TAGS
Parceria
Ods 4
Ods 17
Indústria
Fazenda dragão
Engenharia química
Engenharia de produção
Engenharia de alimentos
Engenharia ao cubo
Engenharia

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image