O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Ambientais oferece vagas em disciplinas isoladas (aluno especial). A seleção é realizada semestralmente, considerando as normas do Programa, por meio de edital específico.
No caso de posteriormente o candidato ingressar no Programa como aluno regular, poderão ser aproveitados créditos cursados como aluno especial, conforme previsto no regulamento do programa. O fato de cursar disciplinas isoladas não garante o ingresso como aluno regular devendo o candidato submeter-se ao processo seletivo discente, realizado anualmente.
Para inscrever-se nesta modalidade, o candidato deverá contemplar as informações do edital e entregar os documentos abaixo relacionados:
I - formulário de inscrição devidamente preenchido (anexo do edital);
II - cópia légivel do documento de Identidade e do CPF (no caso de o candidato ser estrangeiro, deverão ser apresentados os documentos exigidos pela legislação específica);
III - cópia legível da Certidão de Nascimento ou Casamento;
IV - cópia légivel da Quitação com o Serviço Militar;
V - cópia legível do Título Eleitoral;
VI - comprovante (legível) da última votação ou declaração de quitação eleitoral expedida no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral);
VII - comprovante (legível) de vacinação contra rubéola para mulheres até 40 anos;
VIII - comprovante (legível) de residência atualizado;
IX - cópia legível do Diploma do Curso de Graduação;
X - cópia legível do Histórico Escolar do Curso de Graduação;
XI - Curriculum vitae devidamente documentado (não é necessário autenticar as cópias)
Confira o edital em Documentos úteis.
SOLICITAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO
1) Preencher na íntegra o formulário de agendamento de QUALIFICAÇÃO da dissertação e encaminhar a Divisão de Pós-Graduação stricto sensu com no mínimo 20 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.
2) A Divisão de Pós-Graduação stricto sensu procederá com a reserva de sala e equipamentos para a qualificação, porém, cabe ao estudante preencher devidamente o formulário de agendamento com todas as informações solicitadas.
3) No caso de realização de banca por videoconferência, o estudante deverá consultar a Divisão de Pós-Graduação stricto sensu, antes da entrega do formulário de agendamento, quanto a disponibilidade do local.
SOLICITAÇÃO DA DEFESA
1) Preencher na íntegra o formulário de agendamento de DEFESA da dissertação e encaminhar a Divisão de Pós-Graduação stricto sensucom no mínimo 30 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.
2) A Divisão de Pós-Graduação stricto sensu procederá com a reserva de sala e equipamentos para a defesa, porém, cabe ao estudante preencher devidamente o formulário de agendamento com todas as informações solicitadas.
3) No caso de realização de banca por videoconferência, o estudante deverá consultar a Divisão de Pós-Graduação stricto sensu, antes da entrega do formulário de agendamento, quanto a disponibilidade do local.
4) Para os encaminhamentos de passagens aéreas/terrestres e hospedagem do membro externo, os contatos necessários e as informações são de responsabilidade do estudante/orientador e devem ser sugeridos no formulário de agendamento.
ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO
Dentro do prazo regimental (60 dias após a defesa da dissertação) o estudante deverá encaminhar à Divisão de Pós-Graduação stricto sensuos documentos abaixo relacionados para os trâmites de homologação da dissertação em Colegiado e posterior emissão do diploma:
a) Ficha catalográfica: o encaminhamento da confecção da ficha catalográfica é de responsabilidade do(a) estudante. Para isso, o estudante deverá procurar profissional habilitado (profissional com CRB/Conselho Regional de Biblioteconomia ou Biblioteca de outras Instituições de Ensino). A ficha catalográfica deve estar inclusa no corpo da dissertação.
b) Dissertação/trabalho final: deverá ser entregue uma cópia da dissertação em pdf, conforme as normas do Programa, em CD, contendo a dissertação final em seu formato integral, incluindo, no corpo do trabalho, a ficha catalográfica e a folha de aprovação da dissertação final (preenchida e assinada somente pelo orientador e coordenador do Programa).
Folha de aprovação da dissertação final*
*O estudante deverá preencher a folha de aprovação final de acordo com as informações solicitadas, coletar somente as assinaturas do(a) orientador(a) e coordenação, e posteriormente, inseri-la no corpo da dissertação (versão final).
Observação: Na folha de aprovação da dissertação final, a Instituição do membro que participou da banca é a Instituição de onde desenvolve/desempenha as suas atividades profissionais.
c) Submissão do artigo: deverá ser entregue uma cópia física da submissão do artigo ou de sua publicação (em periódicos na área do Programa/informar o qualis do periódico), atendendo o que versa o regulamento do Programa. Caso o estudante seja bolsista, verifique também o regramento da sua modalidade de bolsa de estudo quanto à submissão do(s) artigo(s).
d) Declaração de Conferência da Dissertação: deverá ser entregue em cópia física, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo(a) orientador(a).
e) Licença do autor: deverá ser entregue em cópia física, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo(a) estudante.
Após os trâmites de homologação da dissertação em Colegiado, a Divisão de Pós-Graduação stricto sensu encaminhará os documentos à Secretaria Acadêmica para os trâmites finais da emissão do diploma.O estudante será informado da retirada do diploma junto à Central de Relacionamento. Não serão encaminhados diplomas via correio.