Webmail

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

O Mestrado em Ciências Ambientais da Unochapecó, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), teve início em 2005. Nasceu como uma alternativa para solucionar os problemas ambientais decorrentes do modelo econômico da região e contribuir para a produção do conhecimento e o desenvolvimento da ciência. Tem a missão de gerar conhecimento e ainda ser um fórum permanente para a discussão de questões ambientais.

Atualmente, as dissertações evidenciam a produção de pesquisas em várias áreas, que são extremamente relevantes para a compreensão das dinâmicas ambientais da região, no âmbito mais amplo das ciências ambientais, contemplando o meio ambiente físico, químico, biológico, social, cultural, econômico e político.

O curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais tem por objetivo capacitar recursos humanos qualificados para atuar na área ambiental, apoiando o desenvolvimento científico e de tecnologias inovadoras.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais das áreas de Ciências Biológicas, de Ciências Humanas e Sociais, das Engenharias, da área da Saúde e também das Ciências Agrárias.

O Programa

Recomendado pela CAPES conforme Ofício nº 093 - 11/09/2005/CTC/CAPES de 21 de março de 2005.

Reconhecido pelo CNE conforme Portaria nº 2.642, de 27/07/2005.

Reconhecido pelo CEE conforme Resolução nº 057 e Parecer nº 221, de 21/08/2007.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais visa dar continuidade a formação profissional (técnica-científica) e o aprofundamento de estudos na área ambiental, de extrema importância para a região, considerando que a economia da Região Oeste Catarinense assenta-se sobre a agropecuária e a agroindústria, as quais por sua vez alteram de forma significativa os recursos naturais existentes. Além disso, atividades como a extração de argila em Áreas de Preservação permanente (APP) e a implantação de barragens para geração de energia nos rios da região, desencadeiam uma série de alterações no meio ambiente (solo, flora, fauna e clima). Outra questão importante a ser considerada é com relação a situação precária do saneamento básico que pode levar a multiplicação de problemas de saúde e ambientais.

Apesar dos problemas citados, poucos estudos foram realizados na região, ou foram de curta duração e de certa forma pontuais, não tratando a questão de forma integrada ou multidisciplinar. Desta forma, o Mestrado em Ciências Ambientais vem de encontro a necessidade regional que é de aprofundar os estudos na área ambiental, buscando alternativas para solucionar ou minimizar os impactos causados pela ação humana.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais tem por objetivos: 
- Capacitar recursos humanos qualificados para atuarem na área ambiental, apoiando o desenvolvimento científico e técnico, regional e nacional, em sua área de atuação;
- Desenvolver aptidões à pesquisa multidisciplinar sobre a problemática ambiental que possa conduzir a estudos avançados ou a aplicação no mercado de trabalho;
- Qualificar recursos humanos para atuarem nas áreas de desenvolvimento e pesquisa, bem como para o exercício do ensino superior nas áreas relacionadas com as ciências ambientais;
- Realizar estudos avançados, elaborar e executar projetos de pesquisa na área das ciências ambientais, buscando o desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias, para a solução de problemas ambientais visando o desenvolvimento sustentável;
- Gerar e consolidar a pesquisa e a produção científica, através da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para a atuação na área das ciências ambientais;
- Intervir na realidade regional, através da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a construção de um processo de desenvolvimento que seja capaz de gerar menor impacto ambiental.

Duração do curso

24 meses

Devendo o estudante:

-cumprir 12 (doze) créditos em componentes curriculares obrigatórios, sendo 11 (onze) créditos em disciplinas obrigatórias e 01 (um) crédito em atividades acadêmicas complementares, e mais 12 (doze) créditos em disciplinas optativas, totalizando no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos teóricos.

As disciplinas estão organizadas em quatro módulos:

  1. módulo 1: introdutório e epistemológico;

  2. módulo 2: metodológico;

  3. módulo 3: linha de pesquisa – conceitual;

  4. módulo 4: linha de pesquisa – metodológico.

Ao final do programa, serão computados 06 (seis) créditos relativos às atividades desenvolvidas na elaboração da dissertação.

Cronograma das aulas 
As aulas serão ministradas nas quintas-feiras e sextas-feiras e, sendo que os turnos (matutino, vespertino e noturno) poderão variar nos diferentes semestres, em função da oferta de disciplinas.

Coordenador: Prof. Dr. Jacir Dal Magro
Adjunto: Prof. Dr. José Vladimir de Oliveira
Secretaria Stricto Sensu: Luciana Lunelli
E-mail: ppgca@unochapeco.edu.br 
Fones: (49) 3321-8090 (secretaria) / 3321-8284 (coordenação)