Menu Busca
EnsinoPesquisaExtensãoInovação

Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos

O Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – CEP/Unochapecó é uma instância colegiada, de natureza educativa, consultiva e deliberativa, que tem como função a análise e emissão de pareceres, bem como o acompanhamento de protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos.

Criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.O CEP/Unochapecó  foi instituído no ano 2004, em conformidade com a Resolução 466/CNS/2012, do Conselho Nacional de Saúde.

Papel

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS) e Brasileiras (Res.466/CNS/2012), diretrizes estas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando preservar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.

Composição

O CEP/Unochapecó possui composição multiprofissional e transdisciplinar, é composto por 13 (treze) membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo:

I – 08 (oito) representantes do Corpo Docente da Unochapecó, indicados pelas respectivas Áreas, sendo dois representantes por Área;

II – 01 (um) representante do Corpo Discente da Unochapecó;

III – 01(um) representante indicado pelos hospitais da Região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC);

IV – 01 (um) representante indicado pela Secretaria Municipal da Saúde de Chapecó/SC;

V – 01 (um) representante dos usuários do Sistema Único de Saúde, indicado pelo Conselho Municipal de Saúde;

VI- 01 (um) representante dos Programas de Pós Graduação.

Submissão de projetos de pesquisa ao Comitê de Ética

Orientações gerais de como encaminhar o projeto ao CEP: Manual de Orientações Gerais

Como fazer o cadastro de pesquisador na Plataforma Brasil: (manual de orientação)

Como cadastrar o projeto de pesquisa na plataforma Brasil: (manual de orientação)

Modelo dos documentos solicitados pelo CEP

Modelo de projetinho:

4. Casos especiais:

Os projetos de pesquisa envolvendo povos indígenas serão submetidos à aprovação final do Conep ( observar a Res. CNS 304/00);

5. Principais Resoluções:

Res. CNS 466/12;

Res. CNS 304/00;

Res CNS 347/2005.

Calendário 2017

Mês

Data da reunião

Data Limite entrega de projetos

Janeiro

Fevereiro

Março

Julho

Dezembro

Horário e local de Atendimento

Segunda a sexta-feira, 13h30min -17h30min / 18h30min - 22h30min, bloco R3, 3º piso.

Telefone 49 3321-8142, E-mail cep@unochapeco.edu.br