Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Engenharia de Alimentos na Uno

O curso de Engenharia de Alimentos forma profissionais com uma visão global sobre o planejamento e desenvolvimento de novos produtos e processos industriais na área de alimentos, preparando-os para atuar na recepção e processamento das matérias-primas, transporte, conservação, armazenagem e distribuição do produto final. Para isso, os alunos aprendem a monitorar aspectos químicos, físicos, microbiológicos, econômicos e industriais, a fim de garantir a qualidade em todas as fases do processo. Entre as disciplinas constam Tecnologia e Industrialização, Microbiologia de Alimentos e Análise Sensorial.

Perfil do Profissional

O engenheiro de alimentos participa de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos, seleção das matérias-primas e definição do sistema de armazenagem, até o projeto das embalagens. Desenvolve e testa formulações, determinando o valor nutricional, o sabor, a cor e a consistência. Desenvolve tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos. Atua na gestão de pessoas, controle de qualidade e o desenvolvimento de novos processos e produtos. A agroindústria e os laboratórios de prestação de serviços também são campos de atuação.

Mercado de Trabalho

A indústria alimentícia é, sem dúvida, o principal campo de atuação deste engenheiro. Mas ele pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos, centros de pesquisa e desenvolvimento, órgãos públicos voltados à fiscalização, bem como atuar como consultor e assessor para instituições e empresas. Cada vez mais as empresas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, inovação na área de embalagens, auxiliando cada vez mais na conservação do alimento. Pelos desafios que estas áreas apresentam no desenvolvimento de novos processos e produtos, a Engenharia de Alimentos se mostra como uma carreira muito promissora para os próximos anos.

  • Bacharelado
  • 5 ANOS (4100 horas)
  • NOTURNO
  • ENADE: Conceito 3
  • CAMPUS CHAPECÓ

TENHO INTERESSE
Pra saber mais desse curso, preencha os dados abaixo. Logo entraremos em contato.

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

Os alunos de Engenharia de Alimentos têm à disposição Laboratórios de Química, de Análise Sensorial, de Tecnologia de Alimentos, de Bromatologia, de Fenômenos de Transportes e Operações Unitárias I e II, de Produtos Naturais, de Instrumental I e II, de Microbiologia de Alimentos, de Física e Laboratório de Computação.

  • Laboratório de Operações Unitárias

  • Biblioteca

  • Análise Sensorial na Escola Superior de Cerveja e Malte - Blumenau

  • Biblioteca Digital

  • Visita à Duas Rodas - Jaraguá do Sul

  • Auditório

  • Livraria Universitária

  • Ginásio de Esportes

  • Rede de Inovação

  • Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

  • Caminhão do 1º Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense

  • Construção do Parque Tecnológico Chapecó@

ACONTECE NO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

Código: 5070135 | Requisitos: 0

A construção do projeto profissional e as diretrizes curriculares. Introdução à Extensão Universitária. O conceito de engenharia. O Curso de Engenharia de Alimentos na Unochapecó. Apresentação do Projeto Pedagógico do curso e o perfil profissional do Engenheiro de Alimentos dentro de sua área de atuação. Legislação, regulamentação e ética profissional. Importância do Engenheiro de Alimentos na sociedade e no desenvolvimento tecnológico.

Código: 1010454 | Requisitos: 0

Números racionais e operações. Potenciação e radiciação. Equação do 1º grau e do 2º grau. Exponencial e logaritmo. Inequações. Polinômios. Funções. Limite e continuidade. Derivada e aplicações.

Código: 3050076 | Requisitos: 0

Movimento em uma e duas dimensões. Vetores. Leis de Newton. Trabalho, potência, energia e sua conservação. Conservação do momento linear e colisões. Centro de massa, momento angular, torque e momento de inércia. Experimentos em mecânica.

Código: 1010449 | Requisitos: 0

Matrizes, Determinantes. Sistemas de equações lineares. Vetores no R2 e R3. Reta. Plano. Curvas planas.

Código: 5070136 | Requisitos: 0

Morfologia, citologia, fisiologia e genética de micro-organismos. Ecologia microbiana. Importância da microbiologia de alimentos. Micro-organismos indicadores. Micro-organismos das toxinfecções alimentares. Crescimento de micro-organismos em alimentos: parâmetros intrínsecos e extrínsecos. O laboratório de microbiologia de alimentos. Análise microbiológica de alimentos. Legislação microbiológica para alimentos. Microbiologia da água.

Código: 1010464 | Requisitos: 1

Introdução à integração. Técnicas e métodos de integração. Integral definida e aplicações. Integral imprópria. Funções de várias variáveis: limite, continuidade, derivadas parciais, máximos e mínimos.

Código: 1050193 | Requisitos: 1

Oscilações. Ondas. Som. Hidrostática e hidrodinâmica. Variações de temperatura, dilatação, mudança de estado físico e leis da termodinâmica.

Código: 1060126 | Requisitos: 0

Introdução à química Geral. Matéria, medidas e energia. Estados da matéria. Estrutura atômica e tabela periódica. Ligações químicas, estrutura molecular e forças intermoleculares. Funções inorgânicas. Reações químicas. Estequiometria. Soluções, solubilidade e concentração. Laboratório de química geral: Medidas e Tratamento de Dados. Funções inorgânicas. Solubilidade e concentração.

Código: 5070137 | Requisitos: 1

Efeito da atividade de água sobre os diferentes grupos de microrganismos. Efeito de altas temperaturas sobre micro-organismos. Efeito de baixas temperaturas sobre micro-organismos. Irradiação de alimentos: efeito sobre micro-organismos. Efeito de aditivos sobre micro-organismos. Microbiologia das matérias primas e produtos processados. Amostragem microbiológica.

Código: 80250284 | Requisitos: 0

Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes gêneros. Coesão e coerência textual. Aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.

Código: 70830305 | Requisitos: 0

O Conhecimento e seus níveis. A ciência como base da formação profissional. Universidade como espaço de apropriação, produção e difusão de conhecimentos. Organização pessoal, métodos e técnicas de estudo. A pesquisa bibliográfica e a escrita científica. Normas da ABNT. Elaboração e apresentação de trabalhos técnico-didáticos e acadêmicos. Improbidade acadêmica (plágio).

Código: 1010463 | Requisitos: 0

Espaço vetorial, mudança de base, transformações lineares, produto interno, transformações ortogonais, autovalores e autovetores de um operador, diagonalização.

Código: 1010469 | Requisitos: 1

Integrais duplas e triplas. Noções de funções vetoriais. Curvas. Derivada direcional e campos gradientes. Integrais de Linha. Teorema de Green. Integrais de superfícies. Teorema de Stokes. Teorema de Gauss.

Código: 1050194 | Requisitos: 1

Eletrostática: carga elétrica, campo elétrico, lei de Gauss, potencial elétrico, capacitores e dielétricos. Eletrodinâmica: corrente e resistência elétricas, força eletromotriz e circuitos elétricos. Magnetismo: campo magnético, lei de Ampère, lei de Biot-Savat e lei da indução de Faraday. Ótica Física e geométrica. Experimentos em eletricidade e magnetismo e ótica.

Código: 1060130 | Requisitos: 2

Estado gasoso. Gases ideais e gases reais. Termometria. A energia e o Primeiro Princípio da Termodinâmica. Entropia. Energia livre e equilíbrio químico. Propriedades de líquidos.

Código: 1060115 | Requisitos: 1

Termodinâmica química. Cinética química. Equilíbrio químico. Reações de oxirredução. Eletroquímica. Íons complexos. Estudo dos elementos químicos: Ocorrência, propriedades químicas e físicas, métodos de obtenção e aplicações de metais alcalinos, metais alcalinos terrosos, metais de transição, halogênios, gases nobres e não metais. Laboratório de química geral: Reações redox. Introdução ao Equilíbrio químico: ácidos e bases. Calor de reação e calor de solidificação. Complexos e reações de complexação.

Código: 10200041 | Requisitos: 0

Representação tabular e gráfica, Medidas de posição e dispersão, Medidas de posição e dispersão. Distribuições de frequências. Elementos de probabilidade. Principais distribuições de probabilidade. Noções de amostragem. Análise da variância (ANOVA). Regressão e correlação. Utilização de software estatístico. Gráficos de controle: Diagrama de Pareto, dispersão e correlação, histogramas, box-plot. Seis sigma. Análise e interpretação dos resultados. Mapas de controle: Variáveis e atributos.

Código: 1010470 | Requisitos: 1

Equações diferenciais ordinárias: primeira ordem a variáveis separáveis, lineares e exatas, segunda ordem a coeficientes constantes. Transformada de Laplace. Séries de Taylor. Séries de Fourier. Noções de equações diferenciais parciais: equações de calor, equação da onda.

Código: 7020233 | Requisitos: 0

A sociedade, o sujeito social. Cultura, ética e política. Transformações históricas e científicas: das formas de humanização/desumanização. Globalização. Direitos Humanos. Sociedades indígenas e afrodescendentes. Diversidade e Políticas Públicas Inclusivas. Educação ambiental e a relação sociedade-natureza.

Código: 1060119 | Requisitos: 1

Fundamentos da química orgânica: Estrutura e ligação de compostos orgânicos. Nomenclatura e classificação dos compostos orgânicos. Isomeria de compostos orgânicos. Estereoquímica. Hidrocarbonetos; Reações, métodos de obtenção, propriedades químicas e físicas. Efeitos eletrônicos. Ressonância e aromaticidade. Benzeno e compostos aromáticos relacionados. Haletos de alquila e arila. Reações de Substituição nucleofílica e Eliminação: aspectos cinéticos e estereoquímicos. Efeito de solventes em reações orgânicas

Código: 3060108 | Requisitos: 1

Reconhecer e utilizar adequadamente as unidades e dimensões, Aplicar o conceito de balanços materiais e energéticos que ocorrem nos processos químicos e de alimentos. Compreender a formulação matemática que envolve um fluido e/ou misturas em movimento ou em repouso. Resolver cálculos e solucionar problemas envolvendo estática dos fluidos, balanço de massa e quantidade de movimento voltados para a Engenharia de Alimentos.

Código: 1030521 | Requisitos: 2

Conceito de Algoritmos. Tipos primitivos de dados. Variáveis e constantes. Expressões aritméticas, lógicas e relacionais. Condicionais. Iteração, Funções. Vetores e matrizes. Implementação de Programas.

Código: 1060118 | Requisitos: 1

Introdução aos métodos analíticos. Equilíbrio químico e lei de ação das massas. Forças de ácidos e bases. Constante de ionização de ácidos e bases. Produto iônico da água. Conceito de pH. Hidrólise. Soluções tampão. Constante do produto de solubilidade. Equilíbrio iônico envolvendo íons complexos. Análise por via úmida. Análise por via seca. Análise dos principais cátions e ânions

Código: 3060109 | Requisitos: 1

Estática dos fluidos. Reologia dos fluidos. Balanço global de massa e quantidade de movimento. Análise de similaridade. Balanço global de energia. Perda de carga em acessórios hidráulicos. Balanço diferencial de massa, energia e quantidade de movimento.

Código: 1060127 | Requisitos: 1

Formulação matemática da termodinâmica. Propriedades termodinâmicas de substâncias puras e misturas gasosas. Equações de estado e correlações dos estados correspondentes dos sistemas PVT. Análise termodinâmica dos processos. Propriedades termodinâmicas de misturas homogêneas. Propriedade molar parcial. Coeficiente de atividade. Equilíbrio de fase.

Código: 1060121 | Requisitos: 1

Reagentes orgânicos metálicos e aplicações em síntese. Propriedades, obtenção, reações e mecanismos de: Álcoois. Éteres. Aldeídos e Cetonas. Ácidos carboxílicos e derivados. Anidridos. Ésteres. Amidas. Adição nucleofílica à carbonila. Aminas. Laboratório de química orgânica: Métodos de separação, purificação e identificação de compostos orgânicos. Síntese, purificação e identificação de compostos orgânicos líquidos e sólidos.

Código: 1060128 | Requisitos: 1

Propriedades da água e seus efeitos sobre as transformações físico-químicas nos alimentos. Lipídeos e carboidratos, classificações físicas e químicas, estrutura e propriedades em relação aos alimentos. Transformações químicas e físicas e seu efeito sobre cor, textura e aroma nos alimentos. Efeitos do processamento sobre os componentes de alimentos.

Código: 1060120 | Requisitos: 1

Introdução á análise química quantitativa. Erros e tratamentos dos dados analíticos. Métodos de química analítica quantitativa. Laboratório de química analítica: Calibração de aparelhos volumétricos, gravimetria, equilíbrio e volumetria de neutralização, precipitação, complexação e oxirredução

Código: 3030009 | Requisitos: 1

Características geométricas de figuras planas. Estática. Condições de equilíbrio. Cargas. Vínculos. Reações vinculares. Esforços internos solicitantes. Resistência dos materiais: tensões e deformações, dimensionamento, aplicações em tubulações e vasos de pressão. Efeito da variação da temperatura.

Código: 3060110 | Requisitos: 1

Noções de transferência de calor. Transferência de calor por condução. Transferência de calor por convecção. Radiação térmica.

Código: 1010477 | Requisitos: 1

Erros e sistemas de numeração. Solução de equações algébricas e transcendentais. Solução de equações lineares e não-lineares. Interpolação e ajuste de curvas. Integração numérica. Resolução numérica de EDO.

Código: 3080144 | Requisitos: 2

Princípios gerais sobre controle de qualidade. Importância. Situação atual. Controle de qualidade total. Controle de processos. Programas para o controle de qualidade na indústria. Ferramentas utilizadas no controle. Método 5S. Ciclo PDCA/MASP. ISOs.

Código: 5070141 | Requisitos: 1

Os órgãos dos sentidos e a percepção sensorial. O ambiente dos testes sensoriais e outros fatores que influenciam a avaliação sensorial. Métodos Sensoriais: métodos discriminativos, métodos descritivos, métodos afetivos. Análise estatística univariada (ANOVA). Seleção de provadores. Correlação entre medidas sensoriais e instrumentais. Princípios básicos sobre psicofísica: lei de Stevens e Threshold.

Código: 1060129 | Requisitos: 1

Aminoácidos e proteínas, vitaminas e pigmento. Classificação, estrutura e propriedades em relação aos alimentos. Transformações físicas e químicas em proteínas, vitaminas e pigmentos naturais, e seus efeitos sobre cor, textura, sabor e aroma nos alimentos. Efeitos do processamento sobre os componentes de alimentos.

Código: 2080038 | Requisitos: 1

Transformações bioquímicas em alimentos: alterações bioquímicas "post mortem" de animais e peixes. Alterações bioquímicas pós-colheita de frutas e hortaliças. produção e aplicação de enzimas no processamento de alimentos.

Código: 3060111 | Requisitos: 1

Transporte de fluidos: tubulações, válvulas, acessórios e bombas. Agitação e Mistura. Sistemas particulados: moagem, análise granulométrica e peneiramento. Separação sólido-fluido. Escoamento em sólidos particulados: leito fixo, fluidização e filtragem.

Código: 3060118 | Requisitos: 1

Transferência de massa por convecção. Transferência de massa por difusão. Correlações para o cálculo dos coeficientes de transferência de massa.

Código: 5070143 | Requisitos: 1

Princípios básicos. Processos utilizando a aplicação de calor: branqueamento, pasteurização, esterilização, extrusão, evaporação e desidratação. Liofilização. Cálculo do tempo de destruição térmica dos micro-organismos. Processos utilizando a eliminação do calor: refrigeração e congelamento. Atmosfera modificada. Irradiação. Carbonatação. Membranas.

Código: 3060089 | Requisitos: 1

Estequiometria e cinética enzimática. Aplicações de catálise enzimática. Projeto de reatores enzimáticos. Estequiometria e cinética microbiana. Controle e cinética de processos fermentativos.

Código: 3060116 | Requisitos: 1

Materiais metálicos (ferrosos e não ferrosos). Materiais Cerâmicos. Materiais Poliméricos. Corrosão. Critérios de seleção de materiais para equipamentos. Utilidades: vapor, ar comprimido, eletricidade.

Código: 3060112 | Requisitos: 1

Operações unitárias da indústria envolvendo fenômenos de transferência de calor: Trocadores de calor, evaporadores, geradores de vapor e refrigeração.

Código: 5070144 | Requisitos: 1

Obtenção de matérias-primas de origem vegetal. Fisiologia pós-colheita. Estudos dos processos produtivos e aulas práticas de derivados de frutas, hortaliças e oleaginosas. Equipamentos e Instalações industriais. Embalagens. Legislação.

Código: 6040128 | Requisitos: 0

Código: 3060113 | Requisitos: 1

Tratamento de dados analíticos. Métodos ópticos. Fotometria. Colorometria. Fluorometria e nefelometria. Métodos espectroscópicos. Métodos cromatográficos. Métodos de análise espectral de emissão. Métodos de análise espectral de absorção. Métodos eletrométricos. Aplicações em análise de alimentos.

Código: 3060085 | Requisitos: 2

Desenvolvimento de projeto de indústria na área de alimentos, podendo envolver realização de pesquisa científica, com inovação de produto ou processo e/ou elaboração, análise e otimização de um processo específico da indústria de alimentos. Identificação das variáveis de processo e de projeto, dos parâmetros de equipamentos, fluxogramas e layout industrial. Análise mercadológica e econômico-financeira.

Código: 9000278 | Requisitos: 0

A ementa será definida pelos colegiados dos cursos, no semestre precedente da oferta. Obs.: Os Tópicos Integradores são componentes curriculares dos cursos, voltados para reforçar a interdisciplinaridade e a correção de lacunas existentes no processo de aprendizagem da formação do estudante do curso específico. Sendo cumpridas através de módulos, com conteúdos definidos por avaliação-diagnóstica dos estudantes, observado a regulamentação expedida pela Instituição.

Código: 6030397 | Requisitos: 1

Sistema Econômico: inflação, juros, sistemas de amortização, capitalização simples, capitalização composta, desconto. A função financeira nas empresas: O capital de giro, administração das disponibilidades, administração dos estoques, administração de contas a receber, o ponto de equilíbrio, planejamento e controle financeiro. As demonstrações financeiras: balanço patrimonial, DRE, fluxo de caixa, análise das demonstrações financeiras.

Código: 3060115 | Requisitos: 1

Instrumentação. Simbologia. Fluxogramas. Instrumentos de medição de pressão, nível, vazão, temperatura. Elementos Finais de Controle. Válvulas, CV, Acessórios. Controles.

Código: 5070142 | Requisitos: 1

Introdução (história, conceitos e funções). Embalagens: Plásticas, metálicas, celulósicas e de vidro. Embalagens ativas e inteligentes. Estabilidade de alimentos. Máquinas e equipamentos. Controle de qualidade.

Código: 3060114 | Requisitos: 1

Práticas de laboratório de caráter multidisciplinar envolvendo conceitos de fenômenos de transferência e operações unitárias de processos da indústria de alimentos, medidas, análise dos resultados e dimensionamento.

Código: 3070033 | Requisitos: 1

Tratamento de água de abastecimento e água para processo industrial. Tratamento de efluentes líquidos: tratamento primário, tratamento secundário (Processos aeróbios e anaeróbios), tratamento terciário e processos avançados. Tratamento de rejeitos sólidos, reciclagem e reaproveitamento. Poluentes atmosféricos e seu tratamento. Rejeitos como fonte de materiais e energia.

Código: 3080145 | Requisitos: 1

Segurança no local de trabalho. Higiene industrial. Agentes e processos de limpeza e sanificação. Conceitos gerais sobre toxi-infecções alimentares e os microrganismos que as produzem. Principais micro-organismos das indústrias de alimentos e suas origens. Legislação e regulamentação de alimentos e aditivos. Programas de qualidade apresentados pela legislação.

Código: 3060119 | Requisitos: 1

Operações Unitárias envolvendo transferência simultânea de calor e massa: destilação, absorção, adsorção, extração, secagem.

Código: 3060088 | Requisitos: 1

Desenvolvimento do projeto de indústria na área de alimentos. Balanço de massa e energia. Dimensionamento de equipamentos. Análise econômica e financeira. Elaboração de layout.

Código: 5070145 | Requisitos: 1

Conhecer e aplicar a tecnologia para produção de alimentos industrializados de carne, leite, ovos e mel, desde a obtenção da matéria-prima até o produto final. Conhecer e aplicar técnicas de análise de avaliação da qualidade do produto. Reconhecer os principais métodos de conservação e a legislação específica desses produtos.

Código: 3060117 | Requisitos: 54

Atividade individual desenvolvida em uma indústria, empresa ou instituição prestadora do serviço ou instituição de pesquisa relacionados à área de Engenharia de Alimentos, realizando um acompanhamento de processo ou o desenvolvimento de um produto, processo ou projeto na área de alimentos.

Código: 5070146 | Requisitos: 1

Utilização da metodologia de planejamento experimental e otimização de processos em organização de experimentos e projetos de pesquisa.

Código: 3060104 | Requisitos: 1

Introdução a toxicologia. Principais micro-organismos causadores de toxi-infecções nas indústrias de alimentos. Fisiologia dos micro-organismos. Métodos de eliminação e controle de microorganismos e toxinas nos alimentos.

Código: 3060098 | Requisitos: 1

Transporte e armazenamento das matérias-primas oleaginosas. Recepção e análises. Reações e propriedades dos óleos e gorduras. Extração de óleos e gorduras. Refinação e hidrogenação. Equipamentos, instalações industriais e serviços de suporte. Cálculo de rendimentos e custos industriais. Substituintes de gorduras.

Código: 3060102 | Requisitos: 1

Metodologia de análise química e farmacológica de produtos naturais. Química de compostos ativos de plantas. Metodologia de análise química dos produtos naturais. Noções de biossíntese. Propriedades e características estruturais dos principais grupos de produtos naturais. Análise cromatográfica. Análise espectroscópica.

Código: 5070147 | Requisitos: 1

Aprofundamento do ensino de Físico-Química, Termodinâmica e transferência de massa.

Código: 5070148 | Requisitos: 1

Cereais de importância industrial de âmbito regional, nacional e internacional. Tecnologias de moagem e beneficiamento de cereais. Tecnologia, equipamentos, processo e legislação de produtos elaborados a partir de cereais.

Código: 5070149 | Requisitos: 0

Apresentar as formas de negociação com clientes mais utilizadas nas indústrias de alimentos, e desse segmento, abrangendo desde visitas de clientes a fábricas até serviço de atendimento ao consumidor.

Código: 5070150 | Requisitos: 1

Estudo do desenvolvimento de novos produtos: matéria-prima, composição, operações unitárias, resíduos, embalagem e estimativa de rendimento e custo. Registro de produtos. Desenvolvimento de um produto por equipe de estudantes.

Código: 5070151 | Requisitos: 0

Biomassa microbiana como fonte de proteína. Produção de álcool. Produção de aminoácidos e ácidos orgânicos. Produção e purificação de enzimas. Produção de antibióticos. Biotransformação. Engenharia genética e suas aplicações.

Código: 5070152 | Requisitos: 1

Métodos físicos de separação, purificação e caracterização de compostos orgânicos. Espectroscopia de absorção ultravioleta visível, de infravermelho, de ressonância magnética nuclear, cromatografia e espectrometria de massa.

Código: 60200356 | Requisitos: 0

Conceitos, características e perfil do empreendedor. O processo empreendedor. Identificando oportunidades. A economia informal e o empreendedorismo. As pequenas e médias empresas e as empresas familiares.

Código: 80250354 | Requisitos: 0

Cultura surda. Aprendizagem, desenvolvimento e comunicação de pessoas surdas. Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Código: 5070153 | Requisitos: 1

Histórico da gestão ambiental. Ferramentas e modelos utilizados nesse tipo de gestão. Série ISO 14000. Legislação ambiental. Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Código: 80250353 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua inglesa. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua inglesa.

Código: 80250374 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua espanhola. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua espanhola.

Código: 7000187 | Requisitos: 0

Articulação ensino, pesquisa e extensão na formação profissional. O que é pesquisa. A pesquisa na Unochapecó, na área e no curso.

Código: 7000188 | Requisitos: 0

Função social da universidade e extensão universitária. Concepções de extensão universitária. A extensão na Unochapecó, na área e no curso. Introdução à elaboração e implementação de projetos de extensão.

COORDENAÇÃO

Micheli Zanetti

Doutoranda em Engenharia Química pelo programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UFSC, possui mestrado também em engenharia química pela UFSC, especialização em engenharia de produção e é graduada em Engenharia Química pela Unochapecó. Possui experiência profissional de cinco anos atuando como engenheira de processos na BRF. Atua há oito anos como responsável técnica de empresas da área de alimentos e também presta consultorias nessa área.

Coordenação Titular Coordenação Titular

COORDENAÇÃO

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

CONHEÇA O
UNO PLUS+

Assista videoaulas gratuitas com professores e profissionais que são referência no mercado.

CONHEÇA A COMUNIDADE DO CONHECIMENTO

O conhecimento pulsa aqui na Unochapecó, evoca uma metamorfose sem fim. Dentro dessa universidade, que é um organismo vivo. E você vive o conhecimento que nos move. Assista e conheça mais deste universo de possibilidades.

Olá,
Ficamos felizes pelo seu interesse em conhecer a Unochapecó. Preencha os campos abaixo e logo entraremos em contato com você.

Obrigado, entraremos em contato
comments powered by Disqus