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Mestrado e Doutorado em Ciência da Saúde - nova identidade 2018 - 840x200

O Programa

 

Descrição

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde em nível de Mestrado e Doutorado, visa a produção de conhecimento científico pautado nos princípios da interdisciplinaridade e intersetorialidade. Desenvolve estudos, considerando a complexidade das relações entre saúde e ambiente e o processo de formação e trabalho em saúde, atentos às demandas locorregionais, nacionais e globais. Os estudos, de caráter interdisciplinar nesse programa, estabelecem convergência entre mais de uma área de conhecimento, destacando-se as ciências humanas e sociais, biológicas e ambientais.

 

Perfil do profissional a ser formado

Com vistas a cumprir os objetivos previstos no projeto político pedagógico institucional e deste programa, o egresso terá competências e habilidades para produzir, difundir e aplicar conhecimentos interdisciplinares e tecnologias inovadoras no âmbito do ensino, da pesquisa e da atuação profissional, qualificando a práxis em saúde.

 

Público-alvo

O Mestrado se destina aos portadores de diploma de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação, interessados na produção e difusão de conhecimento em saúde a partir da interlocução entre os diferentes campos de saber. 

O Doutorado se destina aos portadores de diploma de mestrado nas áreas afins em cursos reconhecidos pela Capes, interessados na produção e difusão de conhecimento em saúde a partir da interlocução entre os diferentes campos de saber. 

 

Titulação pretendida

Mestre ou Doutor em Ciências da Saúde

 

 

 

Formação e Trabalho em Saúde

Desenvolve pesquisas interdisciplinares acerca dos processos de formação e trabalho em saúde. Estuda questões epistemológicas e fomenta a produção de tecnologias e inovações para a atenção à saúde.

 

Saúde e Ambiente

Desenvolve pesquisa básica e aplicada, de caráter interdisciplinar, sobre as relações entre saúde e ambiente. Estuda temáticas pertinentes ao território, vulnerabilidade e riscos em saúde, processo de envelhecimento humano e promoção da saúde.

Processo Seletivo Discente 2021, nível mestrado

 

Confira o edital aqui.

 

Processo Seletivo Discente 2021, nível doutorado

 

Confira o edital aqui.

 

Os anexos dos referidos editais encontram-se disponíveis na página do Programa em "Documentos úteis".

 

Bolsas de estudos

 

As modalidades de bolsas de estudos destinadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unochapecó estão contempladas junto aos editais dos processos seletivos no item "Bolsas de Estudo".

 

 

 

 

 

  • Mestrado E Doutorado
  • Chapecó
  • DURAÇÃO:

    Mestrado: 24 meses

    Doutorado: 48 meses

  • Coordenador

    Clodoaldo Antônio de Sá

  • E-mail

    ppgcs@unochapeco.edu.br

  • Telefone

    (49) 3321-8090

Contexto histórico e filosófico da pesquisa qualitativa em saúde. Correntes e tendências da pesquisa qualitativa em saúde. Tipos e desenhos de pesquisa qualitativa em saúde. Técnicas de coleta, organização e análise de dados da pesquisa qualitativa. Apresentação de dados na elaboração de manuscritos na pesquisa qualitativa em saúde. Aspectos éticos da pesquisa qualitativa em saúde.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000164 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Ensino na saúde: protagonismo docente na formação profissional. Educação permanente e desenvolvimento profissional em saúde. Educação popular e a ecologia de saberes. Educação como processo de empoderamento.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000165 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Abordagens teóricas do processo de trabalho em saúde. Perspectivas contemporâneas do trabalho em saúde. Políticas e modelos de atenção à saúde. Integralidade em saúde. Redes de atenção em saúde.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000167 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Movimento de Promoção da Saúde. Concepções, princípios, diretrizes, prioridades e campos de ação da Promoção da Saúde. Políticas contemporâneas de Promoção da Saúde. Práticas de promoção da saúde ao indivíduo, família e coletividade.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000168 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Historicidade dos processos de planejamento e gestão em saúde. Gestão e gerenciamento na área da saúde. Planejamento e avaliação de serviços e programas de saúde. Participação social na gestão da política de saúde.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000169 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Concepções de tecnologia e inovação em saúde. Interfaces entre interdisciplinaridade, inovação e saúde. Tecnologias de atenção à saúde. Avaliação de tecnologias em saúde no ensino e na atenção em saúde.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000170 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Abordagens teóricas de vulnerabilidade e de risco em saúde. Fatores de vulnerabilidade no processo saúde-doença. Indicadores e instrumentos de avaliação de exposição aos riscos e de vulnerabilidade. Recursos para o enfrentamento das vulnerabilidades em saúde.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000171 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Teorias do envelhecimento humano. Determinantes e condicionantes biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento. Integralidade e humanização no cuidado às pessoas idosas. Políticas públicas para o idoso.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000173 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

O papel dos produtos naturais na saúde, no ambiente e na história dos medicamentos; prospecção de moléculas bioativas, ensaios pré-clínicos e clínicos; estudos toxicológicos com matérias-primas vegetais; visão crítica sobre estudos farmacológicos e toxicológicos de produtos naturais.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000174 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Aspectos históricos relacionados à toxicologia social. Dependência química: neurofisiologia, substâncias psicoativas, efeitos, dimensões da dependência, prevenção e políticas públicas voltadas ao tema. Política de redução de danos.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000175 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Teoria da probabilidade; métodos de amostragem e determinação do tamanho amostral; teste de hipóteses; inferência estatística; utilização de softwares para análise de dados.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000176 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Temas específicos em Saúde e Ambiente. Temas específicos em Formação e Trabalho em Saúde.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000177 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Estudos interdisciplinares em saúde, produção científica e socialização.


2 créditos | 30 horas | Código: 4000204 | Ementa atualizada em: 17/11/2017

Educação interprofissional em saúde: perspectiva teórico-conceitual. O desenvolvimento de competências colaborativas na educação interprofissional. Estratégias educacionais para a formação interprofissional. Experiências exitosas em educação interprofissional em saúde.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000205 | Ementa atualizada em: 18/06/2018

Formação docente, ética e democracia; Paradigmas emergentes para a formação no campo da saúde: hermenêutica e trabalho docente na educação superior; Currículo e formação de professores no campo da saúde; Avaliações em larga escala e seus impactos na discussão curricular: desdobramentos para a formação profissional na grande área da saúde; Ser-professor na contemporaneidade: questões para a educação superior; Nos caminhos de uma pedagogia da saúde.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000244 | Ementa atualizada em: 27/11/2019

Desenvolver e/ou aprimorar técnicas para redação científica, incluindo a concepção, preparo, escrita de artigos científicos, leitura e comunicação oral. Registro e apresentação de dados de pesquisas de caráter qualitativo e quantitativo. Produção de Currículo Lattes.


3 créditos | 45 horas | Código: 4000297 | Ementa atualizada em: 04/08/2021

Correntes teóricas e filosóficas do conhecimento. Epistemologia, complexidade e interdisciplinaridade. Construção do conhecimento em Ciências da Saúde.

3 créditos |45 horas | Código: 4000160 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Epidemiologia clássica, social e crítica. Etnoepidemiologia. Distribuição e influência dos fatores socioambientais no processo saúde-doença. Epidemiologia voltada aos serviços de atenção à saúde.

3 créditos |45 horas | Código: 4000161 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Aspectos epistemológicos, axiológicos e teleológicos da pesquisa em saúde. Complexidade da pesquisa em saúde. Estudo das principais correntes teóricas, epistemológicas e metodológicas em pesquisa. Subsídios teóricos e filosóficos na pesquisa interdisciplinar. Ética na produção do conhecimento.

3 créditos |45 horas | Código: 4000162 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Interdisciplinaridade na pesquisa em saúde. Análise crítica de estudos na área de saúde. Rigor científico. Tipos e abordagens de pesquisa. Processo de elaboração do projeto de pesquisa. Aspectos éticos da pesquisa. Historicidade, normas e diretrizes dos comitês de pesquisa.

3 créditos |45 horas | Código: 4000163 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Contexto histórico e filosófico da pesquisa qualitativa em saúde. Correntes e tendências da pesquisa qualitativa em saúde. Tipos e desenhos de pesquisa qualitativa em saúde. Técnicas de coleta, organização e análise de dados da pesquisa qualitativa. Apresentação de dados na elaboração de manuscritos na pesquisa qualitativa em saúde. Aspectos éticos da pesquisa qualitativa em saúde.

3 créditos |45 horas | Código: 4000164 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Ensino na saúde: protagonismo docente na formação profissional. Educação permanente e desenvolvimento profissional em saúde. Educação popular e a ecologia de saberes. Educação como processo de empoderamento.

3 créditos |45 horas | Código: 4000165 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Historicidade e formação em saúde. Universidade, construção do conhecimento e de tecnologias em saúde. Currículo, processos de formação e ensino em saúde. Entre o ser e o fazer na docência. Estratégias de ensino aprendizagem.

3 créditos |45 horas | Código: 4000166 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Abordagens teóricas do processo de trabalho em saúde. Perspectivas contemporâneas do trabalho em saúde. Políticas e modelos de atenção à saúde. Integralidade em saúde. Redes de atenção em saúde.

3 créditos |45 horas | Código: 4000167 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Movimento de Promoção da Saúde. Concepções, princípios, diretrizes, prioridades e campos de ação da Promoção da Saúde. Políticas contemporâneas de Promoção da Saúde. Práticas de promoção da saúde ao indivíduo, família e coletividade.

3 créditos |45 horas | Código: 4000168 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Historicidade dos processos de planejamento e gestão em saúde. Gestão e gerenciamento na área da saúde. Planejamento e avaliação de serviços e programas de saúde. Participação social na gestão da política de saúde.

3 créditos |45 horas | Código: 4000169 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Concepções de tecnologia e inovação em saúde. Interfaces entre interdisciplinaridade, inovação e saúde. Tecnologias de atenção à saúde. Avaliação de tecnologias em saúde no ensino e na atenção em saúde.

3 créditos |45 horas | Código: 4000170 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Abordagens teóricas de vulnerabilidade e de risco em saúde. Fatores de vulnerabilidade no processo saúde-doença. Indicadores e instrumentos de avaliação de exposição aos riscos e de vulnerabilidade. Recursos para o enfrentamento das vulnerabilidades em saúde.

3 créditos |45 horas | Código: 4000171 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Pressupostos teóricos, políticos e marco histórico dos constructos saúde, território e ambiente. Abordagens ecossistêmicas no campo da saúde. Saúde e organização territorial. Estudos interdisciplinares em saúde ambiental: perspectivas e métodos.

3 créditos |45 horas | Código: 4000172 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Teorias do envelhecimento humano. Determinantes e condicionantes biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento. Integralidade e humanização no cuidado às pessoas idosas. Políticas públicas para o idoso.

3 créditos |45 horas | Código: 4000173 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

O papel dos produtos naturais na saúde, no ambiente e na história dos medicamentos; prospecção de moléculas bioativas, ensaios pré-clínicos e clínicos; estudos toxicológicos com matérias-primas vegetais; visão crítica sobre estudos farmacológicos e toxicológicos de produtos naturais.

3 créditos |45 horas | Código: 4000174 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Aspectos históricos relacionados à toxicologia social. Dependência química: neurofisiologia, substâncias psicoativas, efeitos, dimensões da dependência, prevenção e políticas públicas voltadas ao tema. Política de redução de danos.

3 créditos |45 horas | Código: 4000175 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Teoria da probabilidade; métodos de amostragem e determinação do tamanho amostral; teste de hipóteses; inferência estatística; utilização de softwares para análise de dados.

3 créditos |45 horas | Código: 4000176 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Temas específicos em Saúde e Ambiente. Temas específicos em Formação e Trabalho em Saúde.

3 créditos |45 horas | Código: 4000177 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Seminários sobre a produção científica de caráter interdisciplinar. Especificidades da produção e da comunicação científica em saúde. Ética na produção do conhecimento.'

3 créditos |45 horas | Código: 4000178 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Orientação de tese no Doutorado em Ciências da Saúde

12 créditos |180 horas | Código: 4000179 | Ementa atualizada em: 24/05/2016

Estudos interdisciplinares em saúde, produção científica e socialização.

2 créditos |30 horas | Código: 4000204 | Ementa atualizada em: 17/11/2017

Educação interprofissional em saúde: perspectiva teórico-conceitual. O desenvolvimento de competências colaborativas na educação interprofissional. Estratégias educacionais para a formação interprofissional. Experiências exitosas em educação interprofissional em saúde.

3 créditos |45 horas | Código: 4000205 | Ementa atualizada em: 18/06/2018

Formação docente, ética e democracia; Paradigmas emergentes para a formação no campo da saúde: hermenêutica e trabalho docente na educação superior; Currículo e formação de professores no campo da saúde; Avaliações em larga escala e seus impactos na discussão curricular: desdobramentos para a formação profissional na grande área da saúde; Ser-professor na contemporaneidade: questões para a educação superior; Nos caminhos de uma pedagogia da saúde.

3 créditos |45 horas | Código: 4000244 | Ementa atualizada em: 27/11/2019

Desenvolver e/ou aprimorar técnicas para redação científica, incluindo a concepção, preparo, escrita de artigos científicos, leitura e comunicação oral. Registro e apresentação de dados de pesquisas de caráter qualitativo e quantitativo. Produção de Currículo Lattes.

3 créditos |45 horas | Código: 4000297 | Ementa atualizada em: 04/08/2021

Alunos de Mestrado

Alécio Ortiz
Alessandra Paula Watte
Clarisse Fortes
Daniela Miorando
Eduarda Caroline Ceriolli Martinello
Fábio Alan Cavali
Gessica Zamboni Cigognini
Jaine Buzzetti
Juliana Cristina Maccagnan
Marcelo Monteiro
Marciana Calegari
Suelen Macopi
Vanessa Moreira
Ângela Barichello

Anieli da Costa Copatti
Caroline Correia
Francis Maira Schabat
Gabriela Peretro
Gisele Knebel Zoletti
Julia Eduarda Krauspenhar
Marcia Orth Ripke
Matheus Jordan Comunello
Solange Kappes

Angélica Zanettini
Beatriz Monteiro Magalhães de Oliveira
Camila Mabel Sganzerla
Carmem Andréia Dutra Eidelwein
Cristiano Padilha
Eduardo Simões da Matta
Fabiane Cuchi
Josieli Agostini
Júlia Grasel
Kélen Antunes
Odila Migliorini da Silva
Renata Scartezini Martins
Samuel João Marmentini
Taize Sbardelotto

Silvia Heck

Alisson Mauricio Monteiro
Mark Andrey Mazaro

Alunos de Doutorado

Aline Martinelli Piccinini
Clenise Liliane Schmidt
Jeana Cristina Barretta
Júlia Grasel
Karine Pereira Ribeiro
Maiara Daís Schoeninger
Sedinei Lopes Copatti

Ana Paula Maihack Gauer
Fernando Schorr Grossl
Julia Stanga Rech
Lilian Caroline Bohnen
Mayra Zancanaro
Vanessa Aparecida Gasparin
Viviane Lazari Simomura

Adriani Cristiani Stanga
Daniela Zamora Romero
Joel Mörschbächer
Lisiane da Rosa
Marinez Amabile Antoniolli
Rafael Cunha Laux
Renan Souza

Alessandro Rodrigues Perondi
Amanda Fabres Oliveira Radunz
Karen Cristina Kades Andrigue
Luana Roberta Schneider
Maria Isabel Gonçalves da Silva
Denise Bianchin Gomes

Bianca Joana Mattia Golo
Carin Guarda
Francielle Garghetti Battiston
Rosane Paula Nierotka
Everton Boff
Marcia Regina da Silva

Alunos de Mestrado

Daniel Andolfatto
daniel.andolfatto@unochapeco.edu.br

Karine Pereira Ribeiro
karine_pribeiro@yahoo.com.br

Adriana Carolina Bauermann
bauermann_carol@unochapeco.edu.br

Ariane Fátima Deggeroni
ariane4@unochapeco.edu.br

Francieli Cristina Comelli Medeiros
franccomelli@hotmail.com

Patricia Zanotelli Serpa
patricia.zanotelli@unochapeco.edu.br

Ricardo José Nicaretta
ricarfisio@unochapeco.edu.br

Tania Maria Tacca Zunkowski
tania.z@unochapeco.edu.br

Yuli Paula Guarezi
yuli.paula@unochapeco.edu.br

Alexandre Lazzari Konflanz
alexandre.lk@unochapeco.edu.br

Chancarlyne Vivian
chancarlyne@unochapeco.edu.br

Cristian Alex Dalla Vecchia
cristianpzo@unochapeco.edu.br

Cristiano Regis Alba
cristianoalba@gmail.com

Denise Catarina Andrioli
deniseandrioli@unochapeco.edu.br

Fernando Schorr Grossl
fernando_grossl@hotmail.com

Gelvani Locateli
gelvanilocateli@gmail.com

Gisele Assumpção Vieira
giselevieira@unochapeco.edu.br

Iasmim Cristina Zilio
iasmimczilio@hotmail.com

Katiê Paula Caumo
katie@unochapeco.edu.br

Luciana de David Parizotto
luciana.d.parizotto@gmail.com

Lucinara Regina Cembranel
lucembra@unochapeco.edu.br

Wan Cley Rabuske
wan_cley_rabuske@hotmail.com

Ana Lucia Lago Lopes
analago@unochapeco.edu.br

Diana Catani
dianac@unochapeco.edu.br

Fabíola Inês Salvi
fabiola.salvi@unochapeco.edu.br

Joel Mörschbächer
joel.m@unochapeco.edu.br

Julia Stanga Rech
julia.rech@unochapeco.edu.br

Kethlin Carraro Momade
kethlincarraro@unochapeco.edu.br

Luana Zanella
luanazanella@unochapeco.edu.br

Luciana Tavares Ferreira
luciana.ferreira@unochapeco.edu.br

Luciane Baierle Lorenzatto
lucianel@unochapeco.edu.br

Maria Eduarda de Carli Rodrigues
mariadecarli@unochapeco.edu.br

Mariana Mendes
mariana.mendes@unochapeco.edu.br

Raquel Antunes de Mello
quelmello@unochapeco.edu.br

Régis Carlos Benvenutti
regis.benvenutti@unochapeco.edu.br

Rodrigo Kohler
kohler@unochapeco.edu.br

Valicir Melchiors Trebien
valicir@unochapeco.edu.br

Aline Aparecida Assolini
ally.assoli@gmail.com

Angelica Barili
ab@unochapeco.edu.br

Barbara Zanchet
bzanchet@unochapeco.edu.br

Carin Guarda
carin@unochapeco.edu.br

Daiane Kutszepa Brambilla
daianek@unochapeco.edu.br

Débora Eliana Teichmann
debora.krolikowski@unochapeco.edu.br

Débora Oro Ferrari
debora.ferrari@unochapeco.edu.br

Luana Roberta Schneider
luanaschneider@unochapeco.edu.br

Maria Isabel Gonçalves da Silva
maisabel@unochapeco.edu.br

Rodrigo Momoli
rodrigo42@unochapeco.edu.br

Taise Signorini
taise.s@unochapeco.edu.br

Teresinha Rita Boufleuer
terebou@unochapeco.edu.br

Tuanna Agne
tuanna@unochapeco.edu.br

Adriana Gracietti Kuczmainski
adri_gtt@unochapeco.edu.br

Ana Paula Maihack Gauer
anagauer@unochapeco.edu.br

Ana Paula Risson
anarisson@unochapeco.edu.br

Bianca Joana Mattia Golo
biancajm@unochapeco.edu.br

Denise Bianchin Gomes
denisebianchim@unochapeco.edu.br

Dirceia Borges Fernandes
dirceiaborges@unochapeco.edu.br

Estela Fátima Lunkes
estelafarmaceutica@hotmail.com

Janaina Carneiro de Camargo
janaina_cc@unochapeco.edu.br

Márcia Pozzagnol Mossmann
marciapozzagnol@unochapeco.edu.br

Marina Winckler
marina_w@unochapeco.edu.br

Sabrina Lencina Bonorino
sasalencina@gmail.com

Sara Both Rezende
sararezende@unochapeco.edu.br

Scheila Marcon
shm@unochapeco.edu.br

Sedinei Lopes Copatti
sedinei@unochapeco.edu.br

Tânia Regina Aosani
tania.aosani@unochapeco.edu.br

Aline Tecchio Borsoi
aline.b@unochapeco.edu.br

Andressa Silva
andressasilva@unochapeco.edu.br

Angela Maria Brustolin
angelab@unochapeco.edu.br

Giorgia Virginia Büse
giorgiabuse@unochapeco.edu.br

Karen Cristina Kades Andrigue
karenandrigue@unochapeco.edu.br

Lilian Caroline Bohnen
lilianbohnen@unochapeco.edu.br

Lisiane da Rosa
lisianerosa@unochapeco.edu.br

Marcio Flávio Ruaro
marcio.ruaro@unochapeco.edu.br

Marson Luiz Klein
marsonk@unochapeco.edu.br

Micheli de Jesus Ferreira
micheli.ferreira@unochapeco.edu.br

Simone Cristine dos Santos Nothaft
nothaft@hotmail.com

Vanise Dal Piva
nisedal@unochapeco.edu.br

Vivian Breglia Rosa Vieira
vivian.vieira@unochapeco.edu.br

Adriani Cristiani Stanga
drika.07@unochapeco.edu.br

Ana Cláudia Ferrão
anacferrao@unochapeco.edu.br

Cassia Cristina Braghini
cafisio@unochapeco.edu.br

Cezar Grontowski Ribeiro
cezar.ribeiro@unochapeco.edu.br

Clenise Liliane Schmidt
clenise.schmidt@ifpr.edu.br

Elizandro Pruence Nickele
enickele@chapeco.sc.gov.br

Francieli Dalla Costa
psifrandallacosta@gmail.com

Karine Schwaab Brustolin
karinesb@unochapeco.edu.br

Marcos Antônio Cezar
marquinhos_04@yahoo.com.br

Monica Zeni Refosco
monicarefosco@unochapeco.edu.br

Paula Marco Marchiori
pmarchiori@unochapeco.edu.br

Roberta Lamonatto Taglietti
rotagli@unochapeco.edu.br

Rodrigo Aguiar da Silva
drrodrigoaguiar@yahoo.com.br

Vanderléia Muller
vanderleiamuller@gmail.com

Vanessa Marconatto Binotto
vamarconatto@unochapeco.edu.br

Alunos de Doutorado

Chrystianne Maria Firmiano Barros Saretto
chrystianne.saretto@unochapeco.edu.br

Cláudia Elisa Grasel
claudia.grasel@unochapeco.edu.br

Grasiele Fatima Busnello
grasibusnello@gmail.com

Joice Moreira Schmalfuss
joice.schmalfuss@unochapeco.edu.br

Roberta Lamonatto Taglietti
rotagli@unochapeco.edu.br

Simone Cristine dos Santos Nothaft
nothaft@hotmail.com

 

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde oferece vagas em disciplinas isoladas (aluno especial). A seleção é realizada semestralmente, considerando as normas do Programa, por meio de edital específico. 

 

No caso de posteriormente o candidato ingressar no Programa como aluno regular, poderão ser aproveitados créditos cursados como aluno especial, conforme previsto no regulamento do programa. O fato de cursar disciplinas isoladas não garante o ingresso como aluno regular devendo o candidato submeter-se ao processo seletivo discente, realizado anualmente.

 

Para inscrever-se nesta modalidade, o candidato deverá contemplar as informações do edital e entregar os documentos abaixo relacionados:

 

I - formulário de inscrição devidamente preenchido (anexo do edital);

II - cópia légivel do documento de Identidade e do CPF (no caso de o candidato ser estrangeiro, deverão ser apresentados os documentos exigidos pela legislação específica);

III - cópia legível da Certidão de Nascimento ou Casamento;

IV - cópia légivel  da Quitação com o Serviço Militar;

V - cópia legível do Título Eleitoral;

VI - comprovante (legível) da última votação ou declaração de quitação eleitoral expedida no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral);

VII - comprovante (legível) de vacinação contra rubéola para mulheres até 40 anos;

VIII - comprovante (legível) de residência atualizado;

IX - cópia legível do Diploma do Curso de Graduação;

X - cópia legível do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

XI - Curriculum vitae devidamente documentado  (não é necessário autenticar as cópias).

 

Confira o edital em Documentos úteis.

 

 

 

 

O PPGCS conta com estrutura adequada para o ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento de pesquisas, bem como para atividades de extensão. Além disso, a Unochapecó tem investido, a partir do planejamento estratégico institucional, na adequação permanente de sua infraestrutura e na disponibilização de pessoal técnico capacitado para dar suporte às atividades de ensino e pesquisa, a fim de atender às demandas dos Programas de Pós-Graduação.

A Unochapecó possui laboratórios em diversas áreas, que são utilizados para dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão. A estrutura específica de laboratórios do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde inclui oito laboratórios de ensino, pesquisa e extensão, a saber: Laboratórios de Farmacognosia e Farmacologia; Laboratório de Toxicologia; Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício; Laboratório de Produtos Naturais e Bioprospecção; Laboratório de Tecnologias Ambientais; Laboratório de Entomologia; Laboratório de Ecologia e o Laboratório de Educação Permanente e integração Ensino-Serviços de saúde (Pró-Saúde). Três destes (Tecnologias Ambientais, de Entomologia e de Ecologia) são compartilhados com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Para além destes outros três espaços tem oferecido suporte para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas as linhas de pesquisa do programa, como o Ambulatório de Nutrição; Clínica Escola de Odontologia; Clínica Escola de Fisioterapia; Academia Universitária, Farmácia Escola e Clínica Integrada. O Programa também conta com o suporte de um Centro de Bioterismo para criação e manutenção de animais para fins de pesquisas experimentais, certificado pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea, Parecer 231/2014).

SOLICITAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO (Dissertação/tese)

 

Preencher na íntegra o formulário de agendamento da qualificação da dissertação/tese (em conformidade com as informações solicitadas) e encaminhar à Divisão de Pós-Graduação stricto sensu com no mínimo 20 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.

 

Formulário agendamento da qualificação dissertação/tese

 

 

SOLICITAÇÃO DE DEFESA (Dissertação/tese)

 

Preencher na íntegra o formulário de agendamento da defesa da dissertação/tese (em conformidade com as informações solicitadas) e encaminhar à Divisão de Pós-Graduação stricto sensu com no mínimo 30 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.

 

Formulário agendamento de defesa da dissertação/tese

 

 

ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA (Dissertação/tese)

 

Dentro do prazo regimental, 60 dias após a defesa da dissertação e 90 dias após a defesa da tese, o estudante deverá encaminhar à Divisão de Pós-Graduação stricto sensu os documentos abaixo relacionados para os trâmites de homologação da dissertação/tese junto ao Colegiado e posterior encaminhamentos de emissão do diploma:

 

1) Ficha catalográfica: o encaminhamento da confecção da ficha catalográfica é de responsabilidade do(a) estudante. Para isso, o estudante deverá procurar profissional habilitado (profissional com CRB/Conselho Regional de Biblioteconomia ou Biblioteca de outras Instituições de Ensino).

 

A ficha catalográfica deve ser inclusa no corpo da dissertação/tese final.

 

2) Dissertação/tese: deverá ser entregue uma cópia da dissertação/tese final em seu formato integral (em pdf) conforme a normatização do Programa, incluindo, no corpo da dissertação/tese final, a capa da dissertação/tese, a ficha catalográfica e a folha de aprovação final da dissertação/tese (preenchida e assinada somente pelo orientador e coordenador do Programa).

 

Capa da dissertação

 

Capa da tese

 

Folha de aprovação final dissertação/tese*

 

*O estudante deverá preencher a folha de aprovação final de acordo com as informações solicitadas, coletar somente as assinaturas do(a) orientador(a) e coordenação, e posteriormente, inseri-la no corpo da dissertação/tese final.

 

Observação: Na folha de aprovação final, a Instituição do membro que participou da banca é a Instituição de onde desenvolve/desempenha as suas atividades profissionais.

 

3) Submissão do(s) artigo(s)

 

Para mestrado: deverá contemplar a entrega de comprovante de submissão de um manuscrito a periódico com classificação correspondente ao estrato superior do Qualis Capes (correspondente ao percentil 50 ou superior) na área Interdisciplinar, em coautoria com o respectivo orientador. Caso o estudante seja bolsista, verifique também o regramento da sua modalidade de bolsa de estudo quanto à submissão do(s) artigo(s).

 

Para doutorado: deverá contemplar a entrega de comprovante de submissão de dois manuscritos em periódicos com classificação correspondente ao estrato superior do Qualis Capes (correspondente ao percentil 50 ou superior) na área Interdisciplinar,em coautoria com o respectivo orientador. Caso o estudante seja bolsista, verifique também o regramento da sua modalidade de bolsa de estudo quanto à submissão do(s) artigo(s).

 

4) Declaração de conferência da dissertação/tese: deverá ser entregue uma cópia da declaração de conferência, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo(a) orientador(a).

 

5) Licença do autor: deverá ser entregue uma cópia da licença do autor, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo estudante.

 

Normatização estrutura dissertação/tese

 

Após os trâmites de homologação da dissertação/tese em Colegiado, a Divisão de Pós-Graduação stricto sensu encaminhará os documentos à Secretaria Acadêmica para os trâmites finais da emissão do diploma.O estudante será informado da retirada do diploma junto à Central de Relacionamento. Não serão encaminhados diplomas via correio.