Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA

APRESENTAÇÃO

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), instalada em 01 de dezembro de 2011, através de resolução do Conselho Universitário (CONSUN) da Unochapecó, é legalmente amparada pela Lei nº 11.794 (Lei Arouca), de 08 de outubro de 2008.

A CEUA-Unochapecó foi criada para dar suporte aos diversos grupos de pesquisa da Instituição, estabelecendo parâmetros para a utilização eticamente adequada de animais não humanos no ensino e na pesquisa.

É um órgão multidisciplinar de caráter normativo, consultivo, deliberativo e educativo, que tem como função incentivar a reflexão sobre o uso de animais no ensino e na pesquisa.

A ética no uso de animais será garantida através dos seguintes itens:

- Relevância científica do procedimento que justifique o uso dos animais;

- Preocupação com a minimização da dor e sofrimento animal através da utilização de métodos adequados de analgesia, anestesia e eutanásia;

- Realização prévia de desenho experimental e estatístico apropriado;

- Cuidado com as condições básicas de manutenção da vida animal;

- Incentivo à substituição do animal não humano por métodos alternativos sempre que possível.

FUNÇÃO

A CEUA-Unochapecó tem por finalidades (I) conscientizar os pesquisadores em relação às condições éticas na utilização e manutenção de animais, (II) analisar os aspectos éticos de protocolos de ensino e pesquisa e emitir pareceres, e (III) realizar o acompanhamento de projetos aprovados.

As ações da CEUA-Unochapecó são orientadas a partir dos princípios éticos que constam em documentos reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.

COMPOSIÇÃO

De acordo com o Art. 5º do Regimento da Comissão de Ética no Uso de Animais da Unochapecó, a CEUA-Unochapecó é constituída por um médico veterinário credenciado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), um biólogo credenciado no Conselho Regional de Biologia (CRBio), três docentes e/ou pesquisadores da Área de Ciências da Saúde da Unochapecó, um docente e/ou pesquisador da Escola de Agrárias e Ambiente da Unochapecó, um representante de uma sociedade protetora dos animais devidamente credenciada e estabelecida no município de Chapecó ou Região Oeste de Santa Catarina e um representante discente de Pós-Graduação Stricto sensu da Unochapecó.

Portaria de nomeação

Formulários necessários para encaminhamento de projetos de pesquisa e/ou ensino envolvendo animais a CEUA-Unochapecó.

Os formulários e documentos necessários para encaminhamento de projetos devem baixados da página (formulários desatualizados serão recusados), após o preenchimento, poderão ser entregues na CEUA, localizada no Bloco P (atrás da Farmácia Escola) ou enviados para o e-mail ceua@unochapeco.edu.br.

LINKS ÚTEIS

Material Complementar Endpoints Humanos

Comissão de Ética no Uso de Animais - Fundação Oswaldo  Cruz

Legislação da CEUA

IMPORTANTE:

Ao enviar projetos os pesquisadores devem estar atentos ao calendário de reuniões e às datas de entrega dos projetos. As reuniões são mensais e realizadas presencialmente. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail ceua@unochapeco.edu.br, pelo telefone (49) 3321-8076 ou presencialmente na CEUA.

As reuniões mensais da CEUA são realizadas presencialmente.

FORMULÁRIOS PARA PESQUISA

1 Check List

2 Folha de Rosto para Pesquisa

3 Formulário Unificado para Pesquisa

4 Carta de Conhecimento do Local (Local que a pesquisa será executada)

5 Formulário para Apresentação de Pendências

6 Formulário de Solicitação de Emenda

7 Formulário Final de Pesquisa (Relatório Final)

FORMULÁRIOS PARA ENSINO:

1 Check List

2 Folha de Rosto para Ensino

3 Formulário Unificado para Ensino

4 Carta de Conhecimento do Local (Local que a aula será Executada)

5 Formulário para Apresentação de Pendências

6 Termo de Consentimento de Livre Esclarecimento

7 Formulário Final de Ensino (Relatório Final)

TERMO DE USO DE DADOS EM ARQUIVOS DA CEUA. (O termo somente é necessário em caso de pesquisa específica sobre a CEUA)

Importante: A ceua não avalia protocolos já executados.

Cronograma de Reuniões de 2024. (Vizualizar a data limite de entrega para que o cronograma do seu projeto não seja afetado).

Horario de Atendimento CEUA das 13:30 as 17:30.

E-mail: ceua@unochapeco.edu.br

Localização da CEUA: Unochapecó - Bloco E