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Letras - Libras na Unochapecó

O Curso de Licenciatura em Letras Libras responde ao reconhecimento da cultura surda respaldada na Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, regulamentada pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, bem como a Lei nº 14.191, sancionada em no dia 03 de agosto de 2021, que dispõe sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. O objetivo é formar profissionais conscientes de seu papel social e que assumam o compromisso de serem multiplicadores dos diferentes saberes da Língua Brasileira de Sinais, atuando como professores de Libras, intérpretes de Libras e instrutores surdos, quando for o caso.

Perfil do Profissional

O professor de língua de sinais é um profissional que trabalhará com o ensino da Libras em diferentes contextos, pois a comunidade surda não é formada somente por pessoas surdas, abarca os familiares dos surdos.

Ainda como professores de Libras, na perspectiva de segunda língua, esses irão atuar nos cursos de formação de professores e nos cursos de fonoaudiologia, como previsto no Decreto nº 5.626/2005. A Libras deve integrar os currículos dos cursos de formação. Portanto, este será um dos campos de atuação mais comum para o professor de língua de sinais, que ensinará a Libras para os futuros professores com o objetivo de situá-los a respeito dessa língua no contexto escolar (QUADROS, 2009).Outro contexto será o de sala de aula, pois os professores de Libras atuarão nas escolas ensinando a língua de sinais no contexto escolar. Na sala de aula, trabalharão com os estudantes ouvintes de Libras na perspectiva de segunda língua. Eles ensinarão a língua de sinais para os colegas dos estudantes surdos e para as pessoas que fazem parte das escolas que possuem estudantes surdos (Ibid.).

Mercado de Trabalho

O licenciado em Letras Libras caracterizar-se-á por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica, teórica e prática. O Curso visa à formação de professores que demandem o domínio da língua estudada, sua literatura e suas culturas para atuar nas instâncias de ensino.

Dados Legais

  • Licenciatura
  • DURAÇÃO: (3400 HORAS)
  • MODALIDADE: PRESENCIAL
  • CAMPUS São Lourenço do Oeste
  • NOTURNO
  • Mensalidade 2022*:

    R$ 874,91

    *Reajustada apenas pelo índice da inflação

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

MATRIZ CURRICULAR

COORDENAÇÃO

Marcia Ione Surdi

Graduação em Letras Português/Espanhol e respectivas Literaturas (2003), Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas (2002) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, especialização em Linguística e Ensino (2007) pela Unochapecó, mestrado em Letras, área de concentração Estudos Linguísticos (2010), pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e doutorado em Letras - Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. É professora Titular da Unochapecó, vinculada à Área de Ciência Humanas e Jurídicas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, ensino de línguas e instrumentos linguísticos.

Graduação em Letras Português/Espanhol e respectivas Literaturas (2003), Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas (2002) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, especialização em Linguística e Ensino (2007) pela Unochapecó, mestrado em Letras, área de concentração Estudos Linguísticos (2010), pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e doutorado em Letras - Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. É professora Titular da Unochapecó, vinculada à Área de Ciência Humanas e Jurídicas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, ensino de línguas e instrumentos linguísticos.

DEPOIMENTOS

Sobre bolsas de estudo:

​​"Facilita a entrada na Universidade, como geração e fomento à aprendizagem, à geração de novos conhecimentos e à qualificação profissional. Sem ela não teria condições de cursar nível superior."

Ricardo Luiz Inocêncio - acadêmico de Administração

Sobre intercâmbio:

"O intercâmbio foi de grande importância, pois abriu as portas para um mundo repleto de novidades, conhecimento e possibilidades, principalmente na minha área de formação."

Marina Folle Schielke - acadêmica de Jornalismo

​​Sobre Estágios:

"Estagiar faz conhecer realidades diferentes, se sentir inserido, como parte de algo muito maior. A percepção de mundo amplia e você tem um crescimento profissional e pessoal, se torna mais humano."

Ingrid Thays Santin - acadêmica de Publicidade e Propaganda

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

ACONTECE NO CURSO

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