Minha Uno
Menu Busca

Apresentação

 

Na Unochapecó, os princípios e as diretrizes da extensão estão estabelecidos na Política de Extensão Universitária que é resultado de um processo de discussão coletiva, balizado pelo diálogo nacional estabelecido a partir da aprovação da Política Nacional de Extensão Universitária (1999, 2001, 2012), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Diretrizes de Construção de uma Política Nacional de Extensão das Instituições Comunitárias de Educação Superior (2013), políticas institucionais de 2003, 2007 e 2010, das quais referenda e reproduz importantes posicionamentos. O resultado do processo reafirma e reconhece a Extensão como parte indispensável do pensar e fazer universitário.

É integrante essencial do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), indissociável com o Ensino e a Pesquisa no processo de produção de conhecimentos e constitui um dos fundamentos da função social da Universidade, abrangendo as complexas dimensões da cultura, comunicação, direitos humanos, justiça, educação, preservação do meio ambiente, saúde, tecnologia, produção e geração de trabalho e renda. 

A Extensão Universitária da Unochapecó é concebida na perspectiva de uma Universidade Comunitária, e é assumida como uma política de interação dialógica inerente ao próprio conceito de Universidade, que, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, caracteriza-se como sendo “[...] um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.” (FORPROEX, 2012, p. 15).

Nesta perspectiva, a extensão “não é outra coisa diferente da pesquisa e do ensino” e sim, “algo inerente ao processo de produção de conhecimento”, sendo compreendida como princípio educativo, uma estratégia de aprendizagem que perpassa pelo processo de ensino, produção e socialização do conhecimento, com suas nuances e interfaces.

Mediante a articulação de saberes produzidos e sistematizados no âmbito da universidade às necessidades comunitárias, as ações extensionistas objetivam ratificar a missão e visão institucional de produzir e difundir conhecimentos, envolvendo docentes e estudantes universitários e a comunidade que a faz, reafirmando diariamente seu compromisso com o desenvolvimento social, ambiental, político, econômico, artístico e cultural da região, cujo processo é permeado pelos seguintes pressupostos: compromisso com o desenvolvimento regional sustentável, interação transformadora, mediadora do processo de construção de conhecimentos, e responsabilidade social.

As ações extensionistas ainda devem observar aos seguintes princípios: interação dialógica com os setores sociais, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, impacto na formação do estudante, impacto e transformação social e, metodologias avaliativas.

Desta maneira, por meio dos programas, projetos e ações de extensão, a Unochapecó promove a inserção e a integração da universidade com a comunidade, reafirmando o caráter comunitário e regional, o compromisso com a inclusão social e a cidadania. Ações que, em suas mais variadas linguagens e expressões e em conformidade com os pressupostos teóricos, com os princípios e diretrizes de desenvolvimento, contribuem no processo de formação para a cidadania e para a vida.

As ações diretas de extensão ou às articuladas ao ensino e à pesquisa, atendem necessidades essenciais relacionadas à melhoria da qualidade de vida da comunidade. Oferecem oportunidades de crescimento social e intelectual a um número cada vez maior de pessoas, proporcionando melhores condições de vida e contribuindo para a vivência da cidadania.

 

Contato:
Whatsapp: (49) 3321.8258

Telefone: (49) 3321.8104

E-mail: programaseprojetos@unochapeco.edu.br

 

 

Whatsapp Image