Minha Uno
Menu Busca

O Que é EaD

A EaD - Educação a Distância é uma modalidade de educação que vem sendo considerada uma forma alternativa para ampliar horizontes no que diz respeito à formação profissional e científica. Através de uma proposta educativa enriquecedora, com o uso crítico das TIC's – Tecnologias da Informação e Comunicação, assegura a interatividade entre estudantes e professores.

Flexibilizando o acesso à educação, a EaD tem contribuído para a democratização das oportunidades educacionais e para o desenvolvimento sociocultural e científico do país.

A utilização das TIC's na educação, e principalmente na EaD, deve estar ligada aos interesses coletivos e contribuir na busca de uma sociedade humana e emancipatória. Nela, os estudantes (re)constroem o conhecimento através de suas experiências.

Na EaD o papel do estudante é ressignificado, uma vez que é ele quem estabelece seus horários de estudo, organiza sua agenda e é sujeito ativo no processo de interatividade, colaboração e autonomia necessários a essa modalidade de educação.

Para o professor, a EaD é um espaço de mudanças, de um novo paradigma de ensino e de aprendizagem. Ele deve assegurar o acompanhamento contínuo e a motivação do estudante, que são peças importantes para o êxito do processo de ensino e aprendizagem nesta nova metodologia.

Segundo Llamas (1996), a Educação a Distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia na aprendizagem, sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos estudantes. Implica novos papéis, novas atitudes e novos enfoques metodológicos para estudantes e professores.

Perguntas frequentes

Whatsapp Image