Minha Uno
Menu Busca

Obra trata da situação vivenciada por agricultores familiares com a modernização tecnológica da agricultura

Geral

A obra "Agroindústria familiar como estratégia para o desenvolvimento regional", de autoria do professor da Unochapecó Cláudio Machado Maia, foi publicado em junho pela editora alemã “Novas Edições Acadêmicas é marca registrada de AV Akademikerverlag GmbH & Co. KG, Heinrich-Böcking-Str. 6-8, 66121 Saarbrücken, Deutschland / Niemcy”. A publicação trata da situação vivenciada pelos agricultores familiares em função da modernização tecnológica da agricultura em meados da década de 1970, na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

O professor, que na Unochapecó atua no curso de Ciências Econômicas e no mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, iniciou seu livro a partir da sua dissertação de mestrado, defendida em 2008. A obra foi finalizada neste ano e possui 136 páginas. Cláudio aborda o “fenômeno soja”, período em que a região Noroeste do Rio Grande do Sul foi palco de significativas mudanças no processo produtivo dos agricultores familiares, quando grande número deles abandonou as atividades agrícolas e buscou alternativas para a reprodução.

Conforme o professor, a principal dificuldade desse período foi a incorporação das novas tecnologias e a sua adequação ao padrão produtivo que passava a vigorar. “No livro é apresentado estudo de caso e as alternativas de desenvolvimento adotadas pela comunidade dos municípios da região”, indica ele. Cláudio enfatiza que a publicação propõe “apresentar como os agricultores familiares reorganizaram os mecanismos de sua reprodução social sem depender ou promover uma modernização tecnológica nos processos produtivos e sem abandonar os princípios rurais que norteiam sua vida e seu comportamento”.

A publicação da obra do professor Cláudio Machado Maia, que tem doutorado em Desenvolvimento Rural, ainda não ocorreu no Brasil. O catálogo da Verlag Editora é formado por dissertações e teses produzidas em forma de livro e são enviados para diferentes distribuidores nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Alemanha. Sua venda está disponível em livrarias online, como amazon.com, libri.de, buecher.de e buchkatalog.de e sob pedido em livrarias convencionais.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image