Minha Uno
Menu Busca

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo conhecem critérios e normas oficias de segurança e conforto

Geral

A acessibilidade às pessoas com necessidades especiais é um assunto de importância na atualidade e principalmente para a atividade do arquiteto e urbanista, sendo este tema alvo de políticas públicas que exigem o cumprimento de normas mínimas de segurança e conforto. Através dessa análise será realizado na Unochapecó a oficina de “Acessibilidade em Projetos de Arquitetura e Urbanismo”, direcionada aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Esta oficina temática proporcionará aos acadêmicos a familiarização com critérios ergonômicos e com normas oficiais brasileiras de acessibilidade voltada para a projeção de ambientes, mobiliários urbanos e sistemas de comunicação mais acessíveis às pessoas com necessidades especiais. Além de estimular o espírito crítico, a oficina contribuirá com a atividade de pesquisa científica dentro da Área de Ciências Exatas e Ambientais, visando capacitar os estudantes no desenvolvimento de pesquisas no campo da ergonomia aplicada em Arquitetura e Urbanismo.

A oficina será ministrada pelo desenhista industrial e professor da Unochapecó, Felipe Stanque Machado Junior. Ele explica que o curso irá “desenvolver o ensino da Arquitetura e Urbanismo dentro de uma perspectiva inter e multidisciplinar integrada com necessidades e desafios de uma grande e crescente parcela da população mundial que necessita e exige condições mais acessíveis para sua vida e sua melhor inclusão social”.

Durante as aulas serão realizadas atividades expositivas, dialogadas e práticas, com trabalhos de pesquisa extraclasse. As aulas expositivas acontecerão em laboratório de informática com o auxílio de projetor de vídeo e internet. O trabalho de pesquisa consistirá na produção de um artigo científico baseado em laudo fotográfico sobre condições de acessibilidade em um ambiente de circulação pública. O ambiente a ser pesquisado será definido de acordo com os interesses dos estudantes, relevância regional e pertinência para a oficina. Os alunos concluirão seus trabalhos com orientação do professor no decorrer das três últimas aulas.

A oficina será realizada todas as terças-feiras à tarde, até o dia 19 de abril, tendo carga horária de 11horas. O Local para o desenvolvimento do curso será o Laboratório de CAD.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image