Intercultural em Letras - Língua Portuguesa, Língua Kaingang e Respectivas Literaturas na Unochapecó
O curso de Licenciatura Intercultural, instituído pelo convênio entre Unochapecó e Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, teve início em 2009. As aulas são realizadas em Terras Indígenas e na Universidade, possibilitando assim a participação da comunidade. A primeira turma realizou aulas na Terra Indígena Xapecó, na Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vãnhkre, em Ipuaçu. A segunda turma realiza aulas na Terra Indígena Toldo Chimbangue, na Escola Indígena de Educação Básica Fennó, em Chapecó.
Atualmente o curso conta com aulas em Chapecó/SC, na Reserva Indígena Aldeia Kondá e em Ipuaçu/SC, na Terra Indígena Xapecó. Ao concluir a graduação Intercultural em Letras – Língua Portuguesa, Língua Kaingang e Respectivas Literaturas, os estudantes recebem o título de Licenciados e podem atuar com as línguas estudadas, de forma oral e escrita, em diferentes áreas, como a análise de textos, produção de textos, tradução, revisão ou edição de textos diversos. O professor dessa área é capaz de articular diferentes conhecimentos, avaliando-os criticamente a partir de determinadas teorias, reelaborando-os e transmitindo-os de forma que outros possam apropriar-se dos saberes elaborados historicamente.
Os dois primeiros anos do curso são destinados à formação geral e interdisciplinar. Os últimos três anos são destinados à formação específica na respectiva área do conhecimento, totalizando cinco anos com carga horária de 4.215 horas. O Projeto Pedagógico do curso (PPC) está organizado por meio de componentes curriculares e currículo diferenciado para atender as especificidades da educação escolar indígena.
O objetivo deste projeto é garantir a formação docente com vistas à apreensão dos conhecimentos das diferentes áreas do saber escolarizado. O profissional estará apto a transmitir todo o conhecimento adquirido, de forma interdisciplinar, transversal e contextualizada, em consonância com os anseios e a realidade sociocultural, econômica, política e ambiental das comunidades indígenas.
A proposta prevê também a formação conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais destinadas à Educação Escolar Indígena e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Escolar Indígena (RCNEI). De acordo com os princípios estabelecidos pelo RCNEI, a educação escolar indígena deve ser: intercultural, bilíngue, comunitária, específica e diferenciada.
Para isso, o processo de formação dos professores busca desenvolver e imprimir posturas propositivas, atuando e participando em diferentes dimensões da vida de suas comunidades. Assim, a Unochapecó cumpre sua missão de produzir e difundir conhecimento, visando o desenvolvimento regional sustentável, além de estabelecer-se como pioneira na oferta de cursos de Licenciatura Intercultural no Brasil.