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Intercultural em Letras - Língua Portuguesa, Língua Kaingang e Respectivas Literaturas na Unochapecó

O curso de Licenciatura Intercultural, instituído pelo convênio entre Unochapecó e Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, teve início em 2009. As aulas são realizadas em Terras Indígenas e na Universidade, possibilitando assim a participação da comunidade. A primeira turma realizou aulas na Terra Indígena Xapecó, na Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vãnhkre, em Ipuaçu. A segunda turma realiza aulas na Terra Indígena Toldo Chimbangue, na Escola Indígena de Educação Básica Fennó, em Chapecó.

Atualmente o curso conta com aulas em Chapecó/SC, na Reserva Indígena Aldeia Kondá e em Ipuaçu/SC, na Terra Indígena Xapecó. Ao concluir a graduação Intercultural em Letras – Língua Portuguesa, Língua Kaingang e Respectivas Literaturas, os estudantes recebem o título de Licenciados e podem atuar com as línguas estudadas, de forma oral e escrita, em diferentes áreas, como a análise de textos, produção de textos, tradução, revisão ou edição de textos diversos. O professor dessa área é capaz de articular diferentes conhecimentos, avaliando-os criticamente a partir de determinadas teorias, reelaborando-os e transmitindo-os de forma que outros possam apropriar-se dos saberes elaborados historicamente.

Os dois primeiros anos do curso são destinados à formação geral e interdisciplinar. Os últimos três anos são destinados à formação específica na respectiva área do conhecimento, totalizando cinco anos com carga horária de 4.215 horas. O Projeto Pedagógico do curso (PPC) está organizado por meio de componentes curriculares e currículo diferenciado para atender as especificidades da educação escolar indígena.

O objetivo deste projeto é garantir a formação docente com vistas à apreensão dos conhecimentos das diferentes áreas do saber escolarizado. O profissional estará apto a transmitir todo o conhecimento adquirido, de forma interdisciplinar, transversal e contextualizada, em consonância com os anseios e a realidade sociocultural, econômica, política e ambiental das comunidades indígenas.

A proposta prevê também a formação conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais destinadas à Educação Escolar Indígena e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Escolar Indígena (RCNEI). De acordo com os princípios estabelecidos pelo RCNEI, a educação escolar indígena deve ser: intercultural, bilíngue, comunitária, específica e diferenciada.

Para isso, o processo de formação dos professores busca desenvolver e imprimir posturas propositivas, atuando e participando em diferentes dimensões da vida de suas comunidades. Assim, a Unochapecó cumpre sua missão de produzir e difundir conhecimento, visando o desenvolvimento regional sustentável, além de estabelecer-se como pioneira na oferta de cursos de Licenciatura Intercultural no Brasil.

Perfil do Profissional

O licenciado que a Unochapecó forma é competente, comprometido, com postura ética, reconhecimento social e com engajamento político. Possui conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos, com competências para desenvolver projetos de pesquisa, definir, organizar e efetivar propostas curriculares de acordo com os níveis de ensino e os interesses das comunidades onde atua. O egresso é habilitado a atuar no exercício docente na educação escolar indígena e não indígena, no ensino fundamental e médio, assumindo o compromisso de multiplicar saberes da língua, da literatura e específicos da etnia.

Mercado de Trabalho

A formação pela Unochapecó fornece conhecimentos ao futuro educador para que ele se torne um agente da construção e da reconstrução da comunidade em que atua. O curso capacita o licenciado indígena a atuar criando e utilizando estratégias didáticas e pedagógicas adequadas à realidade do local em que realiza suas atividades.

Dados Legais

Autorização: Resolução 053/CONSUN/2009, de 12 de maio de 2009. Alterada pela Resolução 031/CONSUN/2012Reconhecimento:Línguas, Artes e Literaturas: Decreto nº 2.215/2014 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.792 de 2014.

MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS: DECRETO Nº 1.870/2013 DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, PUBLICADO DO DIÁRIO OFICIAL DE SANTA CATARINA Nº 19.710 DE 2013.

Ciências Sociais: Decreto nº 1.967/2014 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.742 de 2014.

PEDAGOGIA: DECRETO Nº 2.125/2014 DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, PUBLICADO DO DIÁRIO OFICIAL DE SANTA CATARINA, Nº 19.792 DE 2014.

  • Licenciatura
  • DURAÇÃO: 4,5 anos (4000 HORAS)
  • MODALIDADE: PRESENCIAL
  • CAMPUS Chapecó e
    Ipuaçu
  • NOTURNO

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

MATRIZ CURRICULAR

COORDENAÇÃO

MARCIA DE SOUZA

DEPOIMENTOS

Sobre bolsas de estudo:

​​"Facilita a entrada na Universidade, como geração e fomento à aprendizagem, à geração de novos conhecimentos e à qualificação profissional. Sem ela não teria condições de cursar nível superior."

Ricardo Luiz Inocêncio - acadêmico de Administração

Sobre intercâmbio:

"O intercâmbio foi de grande importância, pois abriu as portas para um mundo repleto de novidades, conhecimento e possibilidades, principalmente na minha área de formação."

Marina Folle Schielke - acadêmica de Jornalismo

​​Sobre Estágios:

"Estagiar faz conhecer realidades diferentes, se sentir inserido, como parte de algo muito maior. A percepção de mundo amplia e você tem um crescimento profissional e pessoal, se torna mais humano."

Ingrid Thays Santin - acadêmica de Publicidade e Propaganda

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

ACONTECE NO CURSO

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