Projeto Viveiro Educativo, da Unochapecó, ensina cuidados com as plantas, reciclagem e compostagem

Geral

Alunos das escolas básicas municipais Herbert de Souza e Fedelino Machado, situadas no Bairro Efapi, aprendem a importância da preservação ambiental através de uma iniciativa que ocorre na Unochapecó.

O projeto “Viveiro Educativo: Semeando Vidas” atende cerca de 120 estudantes da rede municipal de ensino. Além do conteúdo teórico, repassado às crianças através de oficinas e outras dinâmicas de aprendizagem, elas também colocam em prática, trabalhando com a terra, plantas e animais, o que aprendem em sala de aula.

O objetivo do projeto é de possibilitar a integração entre os alunos e despertar o olhar crítico diante da realidade ambiental, além de estimular a compreensão dos conceitos de preservação, importância da vegetação nativa e melhoria para a qualidade de vida. Também ressaltam os problemas ambientais, como poluição das águas, desmatamento, queimadas e falta de áreas públicas, ou áreas verdes. Segundo uma das coordenadoras da promoção, professora Ana Confortin, “o projeto Viveiro Educativo pretende contribuir para o resgate e a construção da cultura do plantar, presente tanto nas comunidades rurais, quanto no meio urbano”.

Em programação nesta semana, o projeto desenvolve o tema “Germinação, dormência e semeadura”. Para estas segunda e terça-feira, 8 e 9 de novembro, o atendimento envolve a Escola Fedelino Machado e na quarta e quinta-feira a Escola Herbert de Souza. Durante as atividades, são realizadas reflexões para estimular o olhar crítico dos estudantes sobre questões relevantes da educação ambiental, como ética, responsabilidade socioambiental e segurança alimentar. Além disso, os alunos também têm o contato direto com o que é produzido e desenvolvido pelo Viveiro Florestal da Unochapecó.

O projeto é um trabalho continuo, realizado em todos os semestres com escolas municipais de Chapecó. Na etapa deste semestre, são atendidos alunos das turmas de sexta e sétima séries. Já foram desenvolvidas oficinas sobre coleta de sementes, árvores nativas e exóticas, recursos hídricos, resíduos, reciclagem, compostagem, biomas e relações ambientais. O projeto, que faz parte do Núcleo de Extensão em Meio Ambiente, ainda trabalhará temas como terrário, espécies vegetais e animais em extinção.