Minha Uno
Menu Busca

Aprovada a peça orçamentária de 2021 da Unochapecó

Educação

Como é de conhecimento da comunidade acadêmica, as decisões tomadas na Unochapecó passam pela aprovação do Conselho Universitário (Consun), que além da Reitoria é composto por 15 representantes dos docentes, pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), por representantes estudantis de cada área do conhecimento e por cinco técnicos administrativos. Uma das decisões coletivas e que passou por aprovação nesta semana, em reunião do Consun, foi a previsão orçamentária para 2021, que objetiva garantir a sustentabilidade financeira e a melhoria contínua da qualidade de ensino ofertada pela Instituição, que é referência em toda a região. No documento, consta a informação de uma correção de 4% no crédito das mensalidades dos cursos. Sobre o assunto, a Universidade esclarece alguns pontos importantes: 

01) O valor de 4% sugerido segue a previsão do índice inflacionário para 2021 e por isso trata-se de uma correção e não um aumento como vem sendo tratado. Tal ação ocorre todos os anos na Universidade, a exemplo de outros setores da economia nacional (aluguel, plano de saúde, alimentos, etc.). Além disso, essa correção é fundamental também para que seja possível garantir outras ações, como por exemplo, o repasse e reajuste aos nossos professores e técnicos administrativos, bem como, para adquirir os insumos de laboratórios (que também estarão corrigidos em 2021) e para a infraestrutura em geral, com o foco principal de oferecer as melhores condições para as atividades acadêmicas, beneficiando desta forma todos os estudantes da Universidade.

02) Durante a pandemia, por entender as dificuldades enfrentadas, envolvendo em grande proporção a parte financeira dos estudantes, a Universidade atuou buscando uma série de medidas para auxiliá-los a darem continuidade ao sonho do ensino superior. A Unochapecó isentou multas e juros aos acadêmicos que tiveram atraso no pagamento das mensalidades de abril a julho e criou uma comissão de atendimento personalizado, permitindo negociação individual aos alunos que comprovaram ter sua renda afetada por conta da pandemia. Foram centenas de atendimentos e encaminhamentos realizados, viabilizando as melhores alternativas para os estudantes. 

03) Outra ação que está sendo desenvolvida é a negociação das pendências financeiras dos estudantes para viabilizar a matrícula para o ano de 2021. Para isso, é oferecido desconto de até 12% no valor total da dívida dos estudantes, também com possibilidade de parcelamento em até cinco vezes. 

04) As bolsas também são importantes para os acadêmicos e colaboraram para a continuidade dos estudos. Em 2020, para se ter uma ideia, a Instituição foi uma das universidades em que os recursos foram distribuídos amplamente, por conta da oferta de bolsas. No primeiro semestre, mais de 70% dos estudantes foram contemplados com algum tipo de benefício. No segundo semestre esse número foi ainda maior, chegando aos 80,25% de contemplados com benefícios. Estes números mostram que aqueles que necessitam de auxílio, têm nas bolsas de estudo o aporte para realizar seus estudos. 

05) As mensalidades praticadas pela Unochapecó estão de acordo com a qualidade ofertada pela Instituição, que é referência em ensino, corpo docente e estrutura. Além disso, desde 2016, com as revisões nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, 58% apresentaram redução nos valores das suas mensalidades. De forma mais precisa, dos 40 cursos ofertados, 23 deles tiveram redução de preços, 13 mantiveram o mesmo valor, e apenas quatro apresentaram aumento. Como exemplo, comparativamente com o valor antes de 2016, podemos citar o curso de Farmácia, que teve uma redução de 48,66%, ajustando o valor com uma reorganização do Projeto Pedagógico. Importante isso ser levado em conta, pois foi a realidade de grande parte dos cursos de nossa Instituição. 

06) A Unochapecó sempre se preocupa em apresentar preços justos, tanto que, a partir do ano que vem, a Universidade passa a ter mensalidades fixas dos cursos para os ingressantes, valores que até então variavam de acordo com o número de créditos cursados pelo estudante. Os ingressantes a partir de 2021, portanto, saberão ao início do curso, exatamente o valor a ser pago até o final da sua graduação (tendo anualmente apenas a correção, como é a situação comentada no item 1).

07) A Unochapecó busca ser transparente e aberta ao diálogo, prova disso são as diversas conversas realizadas com representantes estudantis ao longo de todo este ano, nos diferentes momentos, tanto com o DCE quanto com os Centros Acadêmicos dos cursos. Destacamos, ainda, que a Universidade entende a importância destes órgãos para a representatividade dos estudantes, e que acredita que a participação deve ocorrer sempre, para que possamos juntos encontrar as alternativas que possam auxiliar e colaborar nas tomadas de decisões que viabilizem tanto a permanência e qualidade do ensino para os estudantes, bem como a atuação e o desenvolvimento sustentável da Universidade. 

08) Na manhã desta sexta-feira (20/11), em mais um momento de diálogo, foram ratificadas essas ações ao presidente do DCE pela Reitoria da Unochapecó, dialogando sobre questões importantes referentes à correção de 4% já explicada durante a sessão do Consun, em que os estudantes estavam presentes, e também para compreender os pontos críticos e receber sugestões. Nossa Instituição é um bem público, que vem construindo sua credibilidade ao longo de mais de 50 anos de história, proporcionando aos seus estudantes um diploma respeitado na região e no país. Por isso, colocações infundadas nas mídias sociais podem causar a depreciação não apenas para sua marca, mas também para os estudantes e toda a comunidade regional que fazem parte dessa trajetória. 

A Unochapecó acredita no conhecimento como agente de transformação e por isso atua diariamente para oportunizar acesso ao ensino superior de qualidade que traz benefícios para toda a nossa região, seja por meio de bolsas, de negociações, pesquisas científicas, oportunidades de trabalho e atendimento às demandas individuais e coletivas, principalmente em momentos como o que vivemos atualmente frente à pandemia. 

Por fim, a complexidade atual nos exige ainda mais, por isso precisamos unir nossas forças para superar os desafios que 2020 nos colocou, e temos certeza que com a colaboração, participação e compreensão de todos vamos conseguir construir uma Unochapecó cada vez melhor. Afinal, aqui é o lugar para tornar possível.

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Universidade
Orcamento
Mensalidade
Consun

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image