Webmail
Menu Busca

Aula inaugural de Jornalismo debate radiorreportagem com Marcos Meller

Profissão

*Texto Alana de Bairros

 

Analítica e interpretativa. Assim é caracterizada a reportagem em rádio, que vai além da notícia factual e do breve relato dos fatos e proporciona ao ouvinte uma abordagem mais profunda dos acontecimentos. Esta temática será abordada na Aula Inaugural do curso de Jornalismo da Unochapecó, que será realizada na sexta-feira, dia 06 de março, com início às 19h, no auditório 1 do bloco G. 

O evento, que trata sobre 'Radiorreportagem no interior: um caminho possível", receberá o jornalista Marcos Andrei Meller para dividir experiências dos seus 24 anos de profissão. Marcos é pós-graduado em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo e atua como repórter, redator e apresentador na Rede Peperi de Comunicação desde 2002. 

O jornalista coleciona 29 prêmios em sua carreira. Entre eles, seis prêmios de abrangência nacional: Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2015, Prêmio CNI de Jornalismo, da Confederação Nacional da Indústria (2016) e Prêmio MPT de Jornalismo, do Ministério Público do Trabalho (2017). Em 2019, entre suas conquistas estão o Prêmio Longevidade de Jornalismo, Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo e o Prêmio Conif de Jornalismo, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Durante o evento, será discutido o processo de construção da radiorreportagem e suas peculiaridades, que a diferenciam das notícias breves e objetivas que caracterizam o meio radiofônico. "É difícil e trabalhoso, mas é necessário. Vamos debater maneiras de seguir esse caminho", ressalta Marcos. 

A Aula Inaugural é aberta ao público em geral e a entrada é gratuita. Conforme o coordenador do curso de Jornalismo, professor Alexsandro Stumpf, o objetivo é aproximar os estudantes, egressos e a comunidade e incentivá-los a debater um assunto atual e relevante. É o primeiro evento do ano promovido pelo curso de Jornalismo, o único da região com conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é um importante indicador de qualidade do ensino superior.

 

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

COMPARTILHE
TAGS
Radiorreportagem
Jornalismo
Aula inaugural

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus